Autonomia e flexibilidade curricular

  • duração

    10 semanas

  • n.º módulos

    6 módulos

  • horas necessárias

    25 horas

  • acreditação

    Não

  • data de início

    24 de outubro

  • valor

    0.00€

    59€

O desenvolvimento de competências

O sucesso escolar traduz-se em aprendizagens efetivas e significativas, com conhecimentos consolidados que são mobilizados em situações concretas que potenciam o desenvolvimento de competências de nível elevado.

A diferenciação pedagógica e a intervenção precoce, o trabalho colaborativo ou em grupo com vista à promoção da articulação entre áreas disciplinares, valorizando o intercâmbio de saberes e experiências, são medidas que promovem o sucesso escolar e devem constar dos planos de ação estratégica das escolas.

Datas disponíveis

  • 24.10.2019
  • 12.12.2019

Objetivos

  • Refletir sobre a flexibilização curricular como alicerce para o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais, em articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
  • Promover o trabalho docente sustentado em práticas colaborativas, designadamente através da constituição de equipas pedagógicas.
  • Promover a implementação de práticas pedagógicas, com os alunos, promotoras da qualidade do sucesso escolar, recorrendo a metodologias ativas de aprendizagem.
  • Diversificar a adequar práticas de avaliação das aprendizagens.
  • Partilhar práticas relevantes no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular.

Programa

Módulo 1Apresentação
  • Apresentação do Curso
Módulo 2Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular
  • Autonomia e Flexibilidade Curricular. O quê? Para quê?
  • O que são os DAC?
  • O que está a mudar nas escolas?
  • O que devem valorizar as práticas pedagógicas?
  • Como se processa a avaliação das aprendizagens?
  • O essencial da Educação para a Cidadania
Módulo 3Organização das situações de trabalho
  • Metodologia de projeto
  • Espaços de aprendizagem
  • Trabalho de grupo
  • Articulação curricular e interdisciplinaridade
  • Sala de aula invertida
  • Ambientes educativos inovadores
Módulo 4Avaliação das aprendizagens
  • Função reguladora e formadora da avaliação
  • Modalidades de avaliação
  • Diversificar a avaliação: instrumentos e estratégias
  • Portefólio
Módulo 5Testemunhos e boas práticas
  • Agrupamento de escolas Professor Óscar Lopes
  • Agrupamento de escolas de Aveiro
  • Agrupamento de escolas de Colmeias, Leiria
  • Projeto Piloto de Inovação Pedagógica (PIPP)
  • "Horizonte 2020" - Projeto Educativo dos Jesuítas da Catalunha
  • O exemplo da Escola da Ponte
Módulo 6Módulo Final
  • Avaliação Final

Destinatários

Educadores de infância, professores e todos aqueles que pretendam adquirir conhecimentos na área.

Requisitos de Avaliação

Para obter um certificado de participação do curso terá de realizar 75% das atividades nele propostas, no período de tempo estabelecido. 

Para tal, assegure-se que, após visualização, marca cada recurso como concluído através do botão disponível para o efeito. 

Também deverá responder aos questionários disponíveis no final de cada módulo.

Autores e Formadores

Ariana Cosme
Autor
Ariana Cosme

Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, é professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na mesma Universidade onde coordena mestrados, cursos de pós-graduação e formação contínua de professores e integra a coordenação do Observatório de Vida nas Escolas e do Programa de Mentoria.
É perita externa em escolas TEIP, avaliadora da IGEC na Avaliação Externa de Agrupamentos de Escolas e consultora do Ministério da Educação para o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular.
Autora de diversos livros e artigos, entre os quais “Autonomia e Flexibilidade Curricular – Propostas e Estratégias de Ação”, publicado pela Porto Editora, é associada do Movimento da Escola Moderna Portuguesa.

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