Avaliar com Rubricas (workshop) | Academia Virtual | Cursos Online

Avaliar com Rubricas (workshop)

  • duração

    6 horas

  • n.º módulos

    2 módulos

  • valor

    53,00€

    59,00€

Apresentação

Neste workshop, propomos que explore uma ferramenta que apoia a observação, a reflexão e a orientação das aprendizagens dos alunos: as rubricas de avaliação.

Irá refletir sobre os seus princípios e as suas aplicações práticas. Terá oportunidade de realizar atividades práticas orientadas para, passo a passo, estruturar e construir rubricas.

 

Cronograma

As ações calendarizadas realizar-se-ão mediante um número mínimo de formandos inscritos.

Consulte o vídeo tutorial e as instruções de acesso às sessões síncronas.

SESSÕES SÍNCRONAS  

Formadoras: Daniela Ferreira e Louise Lima  


Sessão 1 11-07-2022 | 18h00-20h00

Como construir rubricas passo a passo
 

Sessão 2 15-07-2022 | 18h00-20h00

Rubricas analíticas e holísticas: diferenças e coerências

Objetivos

  • Apresentar as rubricas como ferramenta de avaliação pedagógica;
  • Abordar as rubricas como ferramenta de apoio à aprendizagem e à classificação;
  • Dar a conhecer, passo a passo, as fases de construção de rubricas de avaliação.

Programa

Módulo 1Como construir rubricas passo a passo
  • Os princípios da avaliação pedagógica.
  • O papel e a utilidade das rubricas.
  • A construção de rubricas.
Módulo 2Rubricas analíticas e holísticas: diferenças e coerências
  • A estrutura de uma rubrica analítica.
  • A estrutura de uma rubrica holística.
  • As expressões dos patamares e dos descritores.

Destinatários

Professores, educadores e todos aqueles que pretendam adquirir conhecimentos na área.

Requisitos de avaliação

Para obter um certificado de participação, terá de obter uma classificação final igual ou superior a 75% nos questionários de avaliação. 

O certificado manter-se-á disponível para consulta e download durante o período de 2 anos, após inscrição no curso.

Modalidade

O workshop realizar-se-á em regime de e-learning, com sessões de trabalho síncronas (por videoconferência) e assíncronas. Inclui um questionário de avaliação, de validação automática, e materiais complementares para estudo autónomo e aprofundamento das diferentes temáticas.

O acompanhamento e esclarecimento de dúvidas far-se-á através de um fórum de discussão.

Autores e Formadores

Daniela Ferreira
Formador
Daniela Ferreira

Doutorada em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, onde também é investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE). Integra a coordenação do Observatório de Vida das Escolas (OBVIE) e da comunidade de prática de investigação "Ensino e Inovação Pedagógica", do CIIE-FPCEUP.
As suas áreas de interesse são a inclusão, a inovação, as práticas pedagógicas inovadoras e a avaliação das aprendizagens e é neste sentido que tem desenvolvido o trabalho no campo da formação de professores e consultoria a diferentes municípios e estabelecimentos de ensino, nomeadamente escolas TEIP e PPIP.
Integrou a equipa de avaliação externa do Projeto Piloto de Autonomia e Flexibilidade Curricular e atualmente integra a equipa de avaliação externa da Autonomia e Flexibilidade Curricular, bem como o projeto Support Address School Failure and Dropout in Educational Areas of Priority Intervention (TEIP) in Portugal (REF-SRSP3-19PT12) onde acompanha cinco estabelecimentos de ensino.
Em 2021, participou nos ciclos de webinars Escola Virtual/Academia Virtual com as seguintes intervenções:
• Avaliação das Aprendizagens – Propostas e Estratégias de Ação
• Que papel para o feedback, para as rubricas e para os alunos na Avaliação Pedagógica?

Cursos
Louise Lima
Formador
Louise Lima

Professora de Matemática, mestre em Ensino da Matemática, doutora em Ciências da Educação e pós-doutoranda em Formação de Professores e Estudos Curriculares no Centro de Investigação Interdisciplinar em Educação e Desenvolvimento (CeiED) – Universidade Lusófona.
É investigadora pós-doutoral no CeiED e colabora também como investigadora no Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), onde integra a coordenação da comunidade de práticas "Ensino e Inovação Pedagógica". Exerceu a docência no Brasil no correspondente ao Ensino Básico e Secundário e atualmente leciona em Portugal no Ensino Superior.
Avaliadora externa da autonomia e flexibilidade curricular, desenvolve trabalho de consultoria e formação nas áreas da autonomia e flexibilidade curricular, metodologias ativas, organização e gestão do trabalho pedagógico, didática da matemática e avaliação – campo este que mais recente a levou a integrar o Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA) como formadora.
Embora sejam suas áreas de interesse a inclusão; a autonomia e flexibilidade curricular; as metodologias ativas; e a formação de professores, tem centrado as suas reflexões sobre os processos de inovação pedagógica a partir da integração de ensino aprendizagem avaliação.
Em 2021, participou nos ciclos de webinars Escola Virtual/Academia Virtual com as seguintes intervenções:
• Avaliação das Aprendizagens – Propostas e Estratégias de Ação
• Que papel para o feedback, para as rubricas e para os alunos na Avaliação Pedagógica?

Cursos