Coaching educativo (acreditado)

  • duração

    10 semanas

  • n.º módulos

    6 módulos

  • horas necessárias

    25 horas

  • acreditação

    Acreditado

  • data de início

    01 de fevereiro

  • valor

    89€

Novas formas de aprender

Hoje em dia, a missão dos professores e os resultados do seu trabalho apresentam elevado valor estratégico para a sociedade e para os próprios. Por isso, a aprendizagem de técnicas de desenvolvimento pessoal por parte de qualquer profissional da docência é essencial para o seu bom desempenho em sala de aula.

Em contexto educativo, é cada vez mais importante o domínio de uma série de competências pessoais e sociais que são parte da nossa inteligência emocional e ajudam a estabelecer e construir uma melhor relação com os alunos. O professor assumirá assim uma nova missão que passará por apoiar os alunos a compreenderem o momento em que estão (presente), para onde querem ir (meta/objetivo) e como fazer para lá chegarem (estratégias e planos de ação).
 

Datas disponíveis

  • 01.02.2020

Objetivos

• Desenvolver, nos profissionais da docência, competências, atitudes e capacidades que lhes permitam obter um rendimento máximo do seu trabalho e revelar uma maior capacidade de liderança entre os alunos e outros profissionais.
• Dar a conhecer os conceitos básicos do Coaching Educativo.
• Dar a conhecer novos recursos didáticos para aplicar em sala de aula.
• Fomentar a criação de contextos de aprendizagem associativos e colaborativos com a utilização de metodologias ativas.
• Desenvolver a capacidade de gerir situações de conflito, dentro e fora da aula.
• Apresentar as ferramentas de Coaching Educativo.

Programa

Módulo 1Apresentação
  • Apresentação do curso
Módulo 2O Coaching Educativo
  • O que é o Coaching Educativo?
  • Os 10 Mandamentos do Coaching Educativo
  • Competências-Chave
  • A evolução do Coaching Educativo
  • Fontes do Coaching Educativo
Módulo 3O Coaching e a Aprendizagem
  • O Coaching e a Aprendizagem
  • A Missão do Docente na Sala de Aula
  • O Processo do Coaching Educativo
  • A aprendizagem segundo o Coaching Educativo
  • Aprender a aprender
Módulo 4Liderança Educativa e Educação Positiva
  • Liderança na Educação
  • Educação Positiva
Módulo 5Ferramentas de Coaching Educativo
  • MAFO
  • Escrita
  • Roda Educativa
  • Linha do Tempo
  • Mandala
Módulo 6Módulo Final
  • Avaliação Final

Destinatários

Educadores de infância; Professores do ensino básico e secundário de qualquer grupo de recrutamento.

Requisitos de Avaliação

A avaliação centrar-se-á na participação, no trabalho e na evolução dos/as formandos/as. Serão consideradas a participação no fórum, nas sessões assíncronas e síncronas, e a execução das tarefas propostas, incluindo questionários de avaliação e relatório crítico. Será também avaliada a qualidade e a pertinência da participação dos formandos em fóruns sobre os diversos temas.

Os formandos deverão ainda apresentar um relatório final elaborado com base as instruções do formador. A avaliação decorrerá em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, bem como pela Carta Circular CCPFC-3-2007.

Modalidade

A formação realizar-se-á em regime de e-learning, com sessões de trabalho síncronas (por videoconferência) e assíncronas.

Em cada módulo, serão disponibilizados vídeos, documentação, links e bibliografia que permitirão aos formandos aprofundar o seu conhecimento sobre os temas.

As propostas de atividade de cada sessão promoverão o desenvolvimento de trabalho individual e/ou em grupo, nomeadamente através de exercícios interativos e sugestões de reflexão, a desenvolver no fórum, sobre as temáticas em causa. Será privilegiada a aplicação e a reflexão sobre a prática, numa ligação estreita com os contextos e as vivências profissionais dos formandos. As sessões incluirão, ainda, momentos e espaços de partilha de experiências e de discussão, através de fóruns online. O/A formador/a terá um papel facilitador, promovendo a reflexão sobre os temas questões de ordem teórica e prática a trabalhar em cada sessão. O acompanhamento, esclarecimento de dúvidas e apoio às atividades de aprendizagem far-se-á através de fóruns de discussão, chat e/ou correio eletrónico.

Acreditação

Desenvolvemos ações de formação acreditadas para efeitos de progressão na carreira docente, em colaboração com as nossas entidades parceiras.

Autores e Formadores

Daniela Laranjeira
Autor
Daniela Laranjeira
Educadora Social e Life Coach.
Estudou Educação Social na Escola Superior de Educação do Porto e fez uma Pós-Graduação em Terapia Familiar e Intervenção Sistémica no Instituto Português de Psicologia.
Frequentou o Essence Process Foundation Course, com Menis Yousry, e cursos de Programação Neurolinguística e Coaching. É facilitadora de Family Communications, Positive Parenting e Meditação Infantil. Assistente Montessori (3-6 anos), pela AMI.
Cursos
Juan Fernando Bou Pérez
Autor
Juan Fernando Bou Pérez

Psicólogo e Coach, fundador de BOU CONSULTORES.
Consultor com mais de 15 anos de experiência. Relator e conferencista, tanto a nível nacional como internacional.
Publicou vários artigos relacionados com a psicologia, a resolução de conflitos, a inteligência emocional e o coaching na educação. Autor de quatro livros, entre os quais “Coaching para docentes – motivar para o sucesso” e “Ferramentas do Coaching Educativo”, publicados pela Porto Editora.

Cursos