Educação positiva e neurociência (acreditado)

  • duração

    10 semanas

  • n.º módulos

    6 módulos

  • horas necessárias

    25 horas

  • acreditação

    Acreditado

  • data de início

    01 de fevereiro

  • valor

    89€

Tendências da educação

Há uns anos, em educação, era pouco provável ouvir falar de outras competências que não as académicas. Hoje começa-se a falar em valores e emoções, em novas metodologias destinadas a melhorar a capacidade de pensamento do aluno e a sua interação social.

Esta nova forma de pensar baseia-se nos estudos sobre a Psicologia Positiva de Martin Seligman que considera que tal como aprendemos matemática, físico-química, literatura ou desenho, deveríamos aprender a tomar consciência do que sentimos, a gerir as nossas emoções e as dos outros e a relacionarmo-nos melhor com os que nos rodeiam.
 

Datas disponíveis

  • 01.02.2020

Objetivos

• Fornecer formação em Psicologia Positiva.
• Tirar partido da Neurociência, aplicando-a à Educação.
• Apresentar ferramentas de trabalho da Educação Positiva para utilização em aula.
• Estabelecer alterações metodológicas que permitam contextos de aprendizagem mais colaborativos.

Programa

Módulo 1Apresentação
  • Apresentação do Curso
Módulo 2Psicologia e Educação Positivas
  • O que é a Psicologia Positiva?
  • O que é a Educação Positiva?
  • Ferramentas da Educação Positiva
  • Estudo de caso: Ferramentas da Educação Positiva
Módulo 3Gestão de emoções e conflitos
  • Gestão de emoções
  • Inteligência emocional
  • Gestão de conflitos
  • Estudo de caso: Gestão de emoções e conflitos
Módulo 4As emoções e a aprendizagem
  • As emoções e a aprendizagem
  • Estudo de caso: As emoções e a aprendizagem
Módulo 5Neurociência
  • O funcionamento do cérebro e a introdução à neurociência
  • Estudo de caso: neurociência
Módulo 6Módulo Final
  • Avaliação Final

Requisitos de Avaliação

A avaliação centrar-se-á na participação, no trabalho e na evolução dos/as formandos/as. Serão consideradas a participação no fórum, nas sessões assíncronas e síncronas, e a execução das tarefas propostas, incluindo questionários de avaliação e relatório crítico. Será também avaliada a qualidade e a pertinência da participação dos formandos em fóruns sobre os diversos temas.

Os formandos deverão ainda apresentar um relatório final elaborado com base as instruções do formador. A avaliação decorrerá em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, bem como pela Carta Circular CCPFC-3-2007.

Autores e Formadores

Daniela Laranjeira
Autor
Daniela Laranjeira
Educadora Social e Life Coach.
Estudou Educação Social na Escola Superior de Educação do Porto e fez uma Pós-Graduação em Terapia Familiar e Intervenção Sistémica no Instituto Português de Psicologia.
Frequentou o Essence Process Foundation Course, com Menis Yousry, e cursos de Programação Neurolinguística e Coaching. É facilitadora de Family Communications, Positive Parenting e Meditação Infantil. Assistente Montessori (3-6 anos), pela AMI.
Cursos
Juan Fernando Bou Pérez
Autor
Juan Fernando Bou Pérez

Psicólogo e Coach, fundador de BOU CONSULTORES.
Consultor com mais de 15 anos de experiência. Relator e conferencista, tanto a nível nacional como internacional.
Publicou vários artigos relacionados com a psicologia, a resolução de conflitos, a inteligência emocional e o coaching na educação. Autor de quatro livros, entre os quais “Coaching para docentes – motivar para o sucesso” e “Ferramentas do Coaching Educativo”, publicados pela Porto Editora.

Cursos