Gestão Flexível do Currículo | Academia Virtual | Cursos Online

Gestão Flexível do Currículo

  • duração

    10 semanas

  • n.º módulos

    6 módulos

  • acreditação

    Não

  • valor

    59€

O desenvolvimento de competências

O sucesso escolar traduz-se em aprendizagens efetivas e significativas, com conhecimentos consolidados que são mobilizados em situações concretas que potenciam o desenvolvimento de competências de nível elevado.

A diferenciação pedagógica e a intervenção precoce, o trabalho colaborativo ou em grupo com vista à promoção da articulação entre áreas disciplinares, valorizando o intercâmbio de saberes e experiências, são medidas que promovem o sucesso escolar e devem constar dos planos de ação estratégica das escolas.

Disponibilidade imediata

O acesso a este curso é válido desde o momento da sua inscrição e durante 10 semanas.
Após inscrição e pagamento, aceda ao curso através do botão "Entrar" e recorrendo aos dados definidos aquando do registo.

Objetivos

  • Refletir sobre a flexibilização curricular como alicerce para o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais, em articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
  • Promover o trabalho docente sustentado em práticas colaborativas, designadamente através da constituição de equipas pedagógicas.
  • Promover a implementação de práticas pedagógicas, com os alunos, promotoras da qualidade do sucesso escolar, recorrendo a metodologias ativas de aprendizagem.
  • Diversificar e adequar práticas de avaliação das aprendizagens.
  • Partilhar práticas relevantes no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular.

Programa

Módulo 1Apresentação
  • Apresentação do Curso
Módulo 2Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular
  • Autonomia e Flexibilidade Curricular. O quê? Para quê?
  • O que são os DAC?
  • O que está a mudar nas escolas?
  • O que devem valorizar as práticas pedagógicas?
  • Como se processa a avaliação das aprendizagens?
  • O essencial da Educação para a Cidadania
Módulo 3Organização das situações de trabalho
  • Metodologia de projeto
  • Espaços de aprendizagem
  • Trabalho de grupo
  • Articulação curricular e interdisciplinaridade
  • Sala de aula invertida
  • Ambientes educativos inovadores
Módulo 4Avaliação das aprendizagens
  • Função reguladora e formadora da avaliação
  • Modalidades de avaliação
  • Finalidades da avaliação
  • Instrumentos de avaliação
  • Diversificar a avaliação: instrumentos e estratégias
  • Portefólio
Módulo 5Testemunhos e boas práticas
  • Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes
  • Agrupamento de Escolas de Aveiro
  • Agrupamento de Escolas de Colmeias, Leiria
  • Projeto Piloto de Inovação Pedagógica (PIPP)
  • Horizonte 2020 – Projeto educativo dos Jesuítas da Catalunha
  • O exemplo da Escola da Ponte
Módulo 6Módulo Final
  • Avaliação Final

Destinatários

Educadores de infância, professores e todos aqueles que pretendam adquirir conhecimentos na área.

Requisitos de Avaliação

Este curso não é acreditado pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC).

Para obter um certificado de participação do curso terá de realizar 75% das atividades nele propostas, no período de tempo estabelecido. 

Para tal, assegure-se que, após visualização, marca cada recurso como concluído através do botão disponível para o efeito. 

Também deverá responder aos questionários disponíveis no final de cada módulo.

Modalidade

Os cursos de autoaprendizagem são totalmente assíncronos, sem tutoria, e permitem uma exploração autónoma e flexível, sem horários fixos e em qualquer lugar.

Cada curso é composto por uma sequência de recursos (vídeos e texto) e questionários organizados por módulos, onde é possível navegar sequencialmente ou através do menu inicial.

Autores e Formadores

Ariana Cosme
Autor
Ariana Cosme

Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, é professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na mesma universidade onde coordena mestrados, cursos de pós-graduação e formação contínua de professores e integra a coordenação do Observatório de Vida nas Escolas e do Programa de Mentoria.
É perita externa em escolas TEIP, PPIPs, avaliadora da IGEC na Avaliação Externa de Agrupamentos de Escolas. Foi consultora do Ministério da Educação para o Projecto de Autonomia e Flexibilidade Curricular de que é a avaliadora externa. É associada do Movimento da Escola Moderna Portuguesa desde 1980.
Autora de diversos livros e artigos, entre os quais Autonomia e Flexibilidade Curricular – Propostas e Estratégias de Ação e Cidadania e Desenvolvimento- Propostas e Estratégias de Ação (em coautoria com Rui Trindade), publicados pela Porto Editora.

Cursos

Opinião dos formandos

Muito interessante e útil
Elisabete Machado ● 02-12-2021
Gosto sempre dos formadores e atividades propostas. Muito interessante e útil.
Obrigada Academia Virtual
Maria Assunção Guedes Sousa ● 04-04-2021
Todos os cursos deveriam ser livres... Aprende-se muito e saímos motivadas para pôr em prática o que aprendemos. Obrigada Academia Virtual / Porto Editora por esta oportunidade de Aprendizagem.
Boa seleção de conteúdos
Maria Alberta Pereira ● 22-07-2020
Fiquei muito satisfeita com a escolha dos conteúdos e com estruturação do curso. Considero este tipo de formação muito importante, já que permite articular a aquisição de conhecimentos com o nosso tempo e disponibilidade.
Gostei muito
Maria Simão ● 11-04-2020
Foi a primeira vez que participei neste tipo de curso, gostei muito.