Iniciação à Educação Montessori para pais e professores (Workshop)

BREVEMENTE DISPONÍVEL
  • duração

    6 horas

  • n.º módulos

    2 módulos

  • valor
    59,00€ i

Apresentação

As crianças precisam de mais do que amor e proteção dos adultos, para levar a cabo as tarefas de adaptação e criação. Precisam da sua ajuda ativa.
Maria Montessori
 

Auxiliar a criança a alcançar o seu potencial máximo, permitindo-lhe experimentar a alegria de aprender por si própria é a base da pedagogia montessoriana.

Neste workshop, dirigido a pais e professores, serão explorados os fundamentos desta metodologia que coloca a criança no centro do processo de aprendizagem, e considera o adulto e o ambiente como elementos essenciais na promoção do seu desenvolvimento.

Sob a orientação da formadora Ana Piques, guia Montessori, aprenderá a reconhecer os períodos sensíveis do desenvolvimento da criança, a importância da preparação do adulto (pais ou professores) para dar resposta às suas necessidades e desenvolvimento natural, e o papel do ambiente que a rodeia na promoção da autonomia, da iniciativa, da autodisciplina, do respeito ou do amor ao trabalho.

Serão ainda abordadas as características ideais do espaço e do material a utilizar, com indicações sobre como preparar o ambiente em casa e na escola, os materiais apropriados, a sua acessibilidade e funcionalidade para promoção da liberdade, responsabilidade, autonomia funcional, autoestima e confiança.


Ana Piques

Objetivo

  • Dotar o formando de ferramentas teóricas e práticas da metodologia Montessori, que poderão ser utilizadas tanto na sua vida pessoal como profissional.

Programa

Módulo 1Introdução à Pedagogia Montessori
  • Vida e obra de Maria Montessori
  • Princípios da Pedagogia Montessori
  • Elementos essenciais: Criança, Adulto Preparado, Ambiente Preparado
  • Criança: Mente Absorvente, Períodos Sensíveis, Planos de Desenvolvimento
  • Adulto Preparado: características
  • Ambiente Preparado
Módulo 2Ambiente Preparado
  • Comunidade Infantil: áreas e materiais
  • Casa das Crianças: áreas e materiais
  • Casa: como adaptar

Requisitos de avaliação

Para obter um certificado de participação, terá de obter uma classificação final igual ou superior a 75% nos questionários de avaliação. 

O certificado manter-se-á disponível para consulta e download durante o período de 2 anos, após inscrição no curso.

Destinatários

Professores, pais e outros educadores com interesse nesta área.

Modalidade

O workshop realizar-se-á em regime de e-learning, com sessões de trabalho síncronas (por videoconferência). Inclui questionários de avaliação, de validação automática e materiais complementares para estudo autónomo e aprofundamento das diferentes temáticas.

O acompanhamento e esclarecimento de dúvidas far-se-á através de um fórum de discussão.

Autores e Formadores

Ana Piques
Formador
Ana Piques

Guia Montessori responsável pela sala Casa das Crianças (2,5 a 6 anos) na Escola Montessori do Porto.
Educadora de infância responsável por salas de creche e pré-escolar (1 a 6 anos), com vários anos de experiência em diversas instituições privadas na região do grande Porto.
Formadora responsável pelo módulo "O Adulto Preparado" da Formação Avançada em Pedagogia Montessori e da 1.ª a 4.ª certificação Assistente Montessori.
Participou em ações de apoio à comunidade local na Tanzânia e na Roménia, em regime de voluntariado.
É licenciada em Educação de Infância pela Escola Superior de Educação do Porto, sendo mestre em Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição pela mesma instituição.
Realizou ainda diversas formações, nomeadamente na área da pedagogia Montessori, Baby Signs, aprendizagem criativa e expressão plástica e expressão dramática.

Cursos

Opinião dos formandos

Emma Sørås ● 11-05-2022
Sara Machado ● 11-05-2022
Maria Quintela ● 10-05-2022