- Introdução à temática da inteligência artificial
- Explicando a inteligência artificial generativa
- Glossário
- Os momentos mais marcantes da história da inteligência artificial
- A IA generativa no ecossistema da inteligência artificial
- Proposta de atividade - Interagir com a IA através de desenhos
Inteligência artificial na Educação: da teoria à sala de aula
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duração
10 horas
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n.º módulos
5 módulos
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acreditação
Não
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valor
59,00€
Apresentação
A inteligência artificial, ou IA, já faz parte do dia a dia e está a moldar o presente e o futuro da humanidade. Para a Educação, em especial, apresenta um enorme potencial para promover um ensino mais personalizado e atento às necessidades de cada aluno.
Mas, afinal, o que é e como funciona a IA? Que oportunidades nos oferece? Quais são os desafios que nos coloca? Como pode a IA apoiar o trabalho dos professores e enriquecer a experiência de aprendizagem dos alunos?
Neste curso, serão exploradas estas e muitas outras questões. Serão também apresentadas ferramentas e plataformas baseadas em IA generativa que potenciam o desenvolvimento tarefas, atividades e projetos educativos. E, ainda, exemplos práticos e orientações para a integração da IA na sala de aula de forma crítica, ética e responsável.
Disponibilidade imediata
O acesso a este curso é válido desde o momento da sua inscrição e durante 1 ano.
Após inscrição e pagamento, aceda ao curso através do botão "Entrar" e recorrendo aos dados definidos aquando do registo.
Objetivos
- Conhecer os conceitos básicos da inteligência artificial (IA) e da IA generativa.
- Discutir as potencialidades e limitações da inteligência artificial.
- Compreender o funcionamento dos modelos de linguagem de IA generativa e dos respetivos chatbots, como ChatGPT, Copilot, Gemini, entre outros.
- Desenvolver habilidades de formulação de perguntas e instruções, conhecidas como prompts, para a interação com chatbots.
- Explorar o uso educativo das ferramentas de IA generativa.
- Debater as implicações éticas da IA generativa na sala de aula.
- Estruturar um plano de integração educativa da IA generativa.
- A inteligência artificial na Educação
- Modelos de linguagem: como funcionam e exemplos de uso
- Os desafios da inteligência, conhecimento e criatividade
- Chatbots de IA generativa
- Proposta de atividade - Estruturar um plano de aula com o apoio da IA
- Proposta de atividade - Debates com personagens através da IA
- Interagir com modelos de linguagem: o diálogo socrático
- Interagir com modelos de linguagem: a importância da prompt
- A desconstrução da aprendizagem na era do IA generativa
- Estrutura para a criação de prompts
- Prompt engineering: a arte de bem comunicar
- Direct prompting para professores e alunos
- Pontos-chave para o uso educativo da IA generativa
- Ferramentas de IA generativa para a Educação
- As implicações éticas da IA generativa na sala de aula
- Proposta de atividade - Discutir as potencialidades da IA
- Proposta de atividade - Discutir as questões éticas da IA
- Desenho de um plano de integração educativa da IA generativa
- Estrutura para o desenho de plano de integração educativa da IA generativa
- Exemplo de um plano integração educativa da IA generativa
Requisitos de avaliação
Para obter um certificado de participação do curso terá de realizar 75% das atividades nele propostas. Para tal, assegure-se que, após visualização, marca cada recurso como concluído através do botão disponível para o efeito e responde aos questionários no final de cada módulo.
O certificado de participação ficará disponível para consulta e download na sua área pessoal.
Modalidade
Os cursos de autoaprendizagem são totalmente assíncronos, sem tutoria, e permitem uma exploração autónoma e flexível, sem horários fixos e em qualquer lugar.
Cada curso é composto por uma sequência de recursos (vídeos e texto) e questionários organizados por módulos, onde é possível navegar sequencialmente ou através do menu inicial.
Professor de informática no Agrupamento de Escolas da Batalha e membro fundador da InteractIdeas.
Obteve o seu mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Informática Educativa na Universidade Católica Portuguesa. É consultor em Educação/Tecnologia Digital e na área de Inteligência Artificial e Educação. Coordenador de projetos educativos e especialista em tecnologia digital e educação. Autor de vários artigos e reflexões sobre o impacto da Transformação Digital na Educação.
Consultor convidado no MOOC AI em Educação desenvolvido pela DGE/Ministério da Educação de Portugal.
Especialista na equipa do projeto de peritos internacionais da UE, com a coordenação do British Council, no apoio à implementação da reforma curricular na Croácia.
Coautor, com Wayne Holmes, do capítulo "Inteligência Artificial na Educação: Oportunidades e Preocupações", do livro Pensamento Computacional, Robótica e Inteligência Artificial publicado pela Universidade do Maranhão - Brasil EDUFMA.
Entre outubro e dezembro de 2020, colaborou com a Partneship EUN AISBL e a Reaktor (responsável pelo desenvolvimento do curso Elements of IA), concebendo o currículo, da Academia Digital Europeia, do curso Digital SkillUp 2, sobre tecnologias emergentes, centrado em IoT, Robótica e Automação e tecnologias XR.
Responsável pelo evento de aprendizagem online na plataforma eTwinning sobre a AI+Educação: Inteligência Artificial na Educação: Novos desafios. Novas oportunidades.
Uma vasta experiência na formação de professores desde 2002, não só em Portugal, mas também através de outras iniciativas na Europa. Desenvolve o seu percurso de formação principalmente na área da educação tecnológica.
Colaborou/colabora com instituições como a European SchoolNet, British Council, Interactive Technologies, Digital for Culture & Education (Unit G.2) – Comissão Europeia e Dublin West Education Center, entre outras, no âmbito de projetos/iniciativas na área da Educação Digital.
Educador certificado Microsoft e MIEE, desde 2017, e instrutor certificado Cisco e PaloAlto.
Membro da Europeana Network Association e da Google Earth Outreach Trainers Network.
Embaixador das iniciativas europeias Scientix e Europeana (Projecto DSI-4).
Avaliação e comentários