Liderança educativa e gestão das relações em sala de aula (acreditado) | Academia Virtual | Cursos Online

Liderança educativa e gestão das relações em sala de aula (acreditado)

Coaching Educativo

Quero ser notificado
  • duração

    10 semanas

  • horas necessárias

    25 horas

  • n.º módulos

    6 módulos

  • acreditação

    Acreditado

  • valor

    89€

Novas formas de aprender

Hoje em dia, a missão dos professores e os resultados do seu trabalho apresentam elevado valor estratégico para a sociedade e para os próprios. Por isso, a aprendizagem de técnicas de desenvolvimento pessoal por parte de qualquer profissional da docência é essencial para o seu bom desempenho em sala de aula.

Em contexto educativo, é cada vez mais importante o domínio de uma série de competências pessoais e sociais que são parte da nossa inteligência emocional e ajudam a estabelecer e construir uma melhor relação com os alunos. O professor assumirá assim uma nova missão que passará por apoiar os alunos a compreenderem o momento em que estão (presente), para onde querem ir (meta/objetivo) e como fazer para lá chegarem (estratégias e planos de ação).
 

Datas disponíveis

Todas as ações deste curso encontram-se esgotadas. Caso se verifique abertura de novas ações, poderemos contactá-lo, bastando, para tal, que nos indique o seu endereço de e-mail.

  • 07-12-2020
    LEDUAC - Ação 1
    ESGOTADA

O número de vagas existente em cada ação está dependente do pagamento das inscrições realizadas. As que não forem pagas num período de 24 horas deixarão de ser válidas e darão origem a novas vagas. Mantenha-se atualizado, consultando esta página com regularidade.

Objetivos

  • Dar a conhecer os conceitos básicos da liderança e capacitação do professor em sala de aula para a construção de uma relação positiva com os alunos e de práticas colaborativas.
  • Dar a conhecer novos recursos didáticos para aplicar em sala de aula.
  • Fomentar a criação de contextos de aprendizagem associativos e colaborativos com a utilização de metodologias ativas.
  • Desenvolver a capacidade de gerir situações de conflito, dentro e fora da aula.
  • Apresentar as ferramentas de liderança em sala de aula.

Programa

Módulo 1Apresentação
  • Apresentação do curso
  • Apresentação pessoal
Módulo 2O perfil do professor do século XXI
  • Identificação e análise das necessidades dos docentes e avaliação das suas competências
  • Autoavaliação e autodiagnóstico
  • Diagnóstico dos estilos de comunicação e gestão de conflitos
  • Aplicação do coaching para docentes® pelo professor como facilitador da aprendizagem e de práticas colaborativas
Módulo 3A mudança positiva da relação professor-aluno e o conflito de papéis professor/facilitador de conteúdos
  • Definição de objetivos e expectativas relativas aos processos e aos resultados
  • A importância da flexibilidade e das metodologias ativas para o respeito pelo ritmo de desenvolvimento e de mudança de cada aluno em particular e a tomada de consciência da morosidade destes processos
Módulo 4Instrumentos para a mudança em sala de aula
  • O processo de tomada de consciência para a mudança
  • Definição de ferramentas adaptadas às necessidades de cada turma
Módulo 5A liderança educativa e educação positiva
  • Liderança na educação
  • Educação positiva
  • Gestão emocional positiva das relações em sala de aula
Módulo 6Módulo final
  • Avaliação final

Destinatários

Educadores de infância, professores do ensino básico e secundário de qualquer grupo de recrutamento.

Requisitos de Avaliação

A avaliação centrar-se-á na participação, no trabalho e na evolução dos/as formandos/as. Serão consideradas a participação no fórum, nas sessões assíncronas e síncronas, e a execução das tarefas propostas, incluindo questionários de avaliação e relatório crítico. Será também avaliada a qualidade e a pertinência da participação dos formandos em fóruns sobre os diversos temas.

Os formandos deverão ainda apresentar um relatório final elaborado com base as instruções do formador. A avaliação decorrerá em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, bem como pela Carta Circular CCPFC-3-2007.

Modalidade

A formação realizar-se-á em regime de e-learning, com sessões de trabalho síncronas (por videoconferência) e assíncronas.

Em cada módulo, serão disponibilizados vídeos, documentação, links e bibliografia que permitirão aos formandos aprofundar o seu conhecimento sobre os temas.

As propostas de atividade de cada sessão promoverão o desenvolvimento de trabalho individual e/ou em grupo, nomeadamente através de exercícios interativos e sugestões de reflexão, a desenvolver no fórum, sobre as temáticas em causa. Será privilegiada a aplicação e a reflexão sobre a prática, numa ligação estreita com os contextos e as vivências profissionais dos formandos. As sessões incluirão, ainda, momentos e espaços de partilha de experiências e de discussão, através de fóruns online. O formador terá um papel facilitador, promovendo a reflexão sobre os temas e colocando questões de ordem teórica e prática a trabalhar em cada sessão. O acompanhamento, esclarecimento de dúvidas e apoio às atividades de aprendizagem far-se-á através de fóruns de discussão e correio eletrónico.

Acreditação

Esta ação de formação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, em parceria com a Escola Superior de Educação (IPP), com 25 horas para efeitos de progressão na carreira docente.

Releva para efeitos da aplicação do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, para Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.

Cronograma

As sessões síncronas realizar-se-ão às 19h00 nas datas a seguir indicadas.

Ação 1: 07-12-2020 a 15-02-2021
Formador: Lurdes Neves
Sessões síncronas
16-12-2020 – Qual o perfil do professor do século XXI?
05-01-2021 – Que mudanças se podem desenvolver para uma relação positiva com os alunos?
12-01-2021 – Como se desenvolvem as ferramentas para aplicação em sala de aula?


As ações calendarizadas realizar-se-ão mediante um número mínimo de formandos inscritos.

Autores e Formadores

Daniela Laranjeira
Autor
Daniela Laranjeira
Educadora Social e Life Coach.
Estudou Educação Social na Escola Superior de Educação do Porto e fez uma Pós-Graduação em Terapia Familiar e Intervenção Sistémica no Instituto Português de Psicologia.
Frequentou o Essence Process Foundation Course, com Menis Yousry, e cursos de Programação Neurolinguística e Coaching. É facilitadora de Family Communications, Positive Parenting e Meditação Infantil. Assistente Montessori (3-6 anos), pela AMI.
Cursos
Juan Fernando Bou Pérez
Autor
Juan Fernando Bou Pérez

Psicólogo e Coach, fundador de BOU CONSULTORES.
Consultor com mais de 15 anos de experiência. Relator e conferencista, tanto a nível nacional como internacional.
Publicou vários artigos relacionados com a psicologia, a resolução de conflitos, a inteligência emocional e o coaching na educação. Autor de quatro livros, entre os quais “Coaching para docentes – motivar para o sucesso” e “Ferramentas do Coaching Educativo”, publicados pela Porto Editora.
Em 2020, participou no ciclo de webinars Escola Virtual Ligar @ Educação com a intervenção Coaching educativo num contexto de mudança.

Cursos
Maria de Lurdes Gomes Neves
Formador
Maria de Lurdes Gomes Neves

Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, realizou o doutoramento em Psicologia, com especialização em Psicologia da Educação e em Psicologia das Organizações pela mesma faculdade.
É docente do ensino superior com colaboração em diversas instituições e autora da marca registada de Coaching para Docentes®.
Especialista em formação nas áreas de Liderança, Avaliação de Desempenho, Gestão de Trabalho em Equipa, Gestão de Conflitos, Formação Pedagógica Inicial e Contínua de Formadores, Diagnóstico, Conceção, Avaliação e Gestão da Formação, Motivação, Liderança de Equipas e Coaching com públicos diversificados do setor público como a CMP, IPO ou o Centro Hospitalar de Santo António.
Consultora na área de Gestão de Recursos Humanos e de Liderança e desenvolvimento de competências pessoais e interpessoais em contextos públicos e privados.
É consultora especializada em recursos humanos, seleção e recrutamento em agrupamentos de escola para o desenvolvimento de liderança estratégica, implementação de autonomia e flexibilidade curricular e diferenciação pedagógica em sala de aula.
Foi investigadora no Centro de Psicologia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e autora de escalas de perceção de liderança e motivação no trabalho adaptadas a Portugal.
É autora de diversas comunicações e publicações nacionais e internacionais na área da liderança, coaching, mudança organizacional, educação e formação profissional.

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