Liderança educativa e gestão das relações em sala de aula (acreditado) | Academia Virtual | Cursos Online

Liderança educativa e gestão das relações em sala de aula (acreditado)

Coaching Educativo

  • duração

    25 horas

  • n.º módulos

    6 módulos

  • acreditação

    Acreditado

  • valor

    99,00€

Novas formas de aprender

Hoje em dia, a missão dos professores e os resultados do seu trabalho apresentam elevado valor estratégico para a sociedade e para os próprios. Por isso, a aprendizagem de técnicas de desenvolvimento pessoal por parte de qualquer profissional da docência é essencial para o seu bom desempenho em sala de aula.

Em contexto educativo, é cada vez mais importante o domínio de uma série de competências pessoais e sociais que são parte da nossa inteligência emocional e ajudam a estabelecer e construir uma melhor relação com os alunos. O professor assumirá assim uma nova missão que passará por apoiar os alunos a compreenderem o momento em que estão (presente), para onde querem ir (meta/objetivo) e como fazer para lá chegarem (estratégias e planos de ação).
 

Próximas datas

  • 09-09-2022
    LEDUAC - Ação 11
    ESGOTADA
  • 06-10-2022
    LEDUAC - Ação 12

O número de vagas existente em cada ação está dependente do pagamento das inscrições realizadas. As que não forem pagas num período de 24 horas deixarão de ser válidas e darão origem a novas vagas. Mantenha-se atualizado, consultando esta página com regularidade.

Objetivos

  • Dar a conhecer os conceitos básicos da liderança e capacitação do professor em sala de aula para a construção de uma relação positiva com os alunos e de práticas colaborativas.
  • Dar a conhecer novos recursos didáticos para aplicar em sala de aula.
  • Fomentar a criação de contextos de aprendizagem associativos e colaborativos com a utilização de metodologias ativas.
  • Desenvolver a capacidade de gerir situações de conflito, dentro e fora da aula.
  • Apresentar as ferramentas de liderança em sala de aula.

Programa

Módulo 1Apresentação
  • Apresentação do curso
  • Apresentação pessoal
Módulo 2O perfil do professor do século XXI
  • Identificação e análise das necessidades dos docentes e avaliação das suas competências
  • Autoavaliação e autodiagnóstico
  • Diagnóstico dos estilos de comunicação e gestão de conflitos
  • Aplicação do coaching para docentes® pelo professor como facilitador da aprendizagem e de práticas colaborativas
Módulo 3A mudança positiva da relação professor-aluno e o conflito de papéis professor/facilitador de conteúdos
  • Definição de objetivos e expectativas relativas aos processos e aos resultados
  • A importância da flexibilidade e das metodologias ativas para o respeito pelo ritmo de desenvolvimento e de mudança de cada aluno em particular e a tomada de consciência da morosidade destes processos
Módulo 4Instrumentos para a mudança em sala de aula
  • O processo de tomada de consciência para a mudança
  • Definição de ferramentas adaptadas às necessidades de cada turma
Módulo 5A liderança educativa e educação positiva
  • Liderança na educação
  • Educação positiva
  • Gestão emocional positiva das relações em sala de aula
Módulo 6Módulo final
  • Avaliação final

Destinatários

Educadores de infância, professores do ensino básico e secundário de qualquer grupo de recrutamento.

Requisitos de Avaliação

A avaliação decorrerá em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, bem como pela Carta Circular CCPFC-3-2007. Tem como requisito essencial a participação num mínimo de dois terços do tempo previsto para as sessões síncronas.

A avaliação centrar-se-á na participação, no trabalho e na evolução dos/as formandos/as. Serão consideradas a participação no fórum, nas sessões assíncronas e síncronas, e a execução das tarefas propostas, incluindo questionários de avaliação e relatório crítico. Será também avaliada a qualidade e a pertinência da participação dos formandos em fóruns sobre os diversos temas.

Os formandos deverão ainda apresentar um relatório final elaborado com base nas instruções do formador.

Modalidade

A formação realizar-se-á em regime de e-learning, com sessões de trabalho síncronas (por videoconferência) e assíncronas.

Em cada módulo, serão disponibilizados vídeos, documentação, links e bibliografia que permitirão aos formandos aprofundar o seu conhecimento sobre os temas.

As propostas de atividade de cada sessão promoverão o desenvolvimento de trabalho individual e/ou em grupo, nomeadamente através de exercícios interativos e sugestões de reflexão, a desenvolver no fórum, sobre as temáticas em causa. Será privilegiada a aplicação e a reflexão sobre a prática, numa ligação estreita com os contextos e as vivências profissionais dos formandos. As sessões incluirão, ainda, momentos e espaços de partilha de experiências e de discussão, através de fóruns online. O formador terá um papel facilitador, promovendo a reflexão sobre os temas e colocando questões de ordem teórica e prática a trabalhar em cada sessão. O acompanhamento, esclarecimento de dúvidas e apoio às atividades de aprendizagem far-se-á através de fóruns de discussão e correio eletrónico.

Acreditação

Esta ação de formação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, em parceria com a Escola Superior de Educação (IPP), com 25 horas para efeitos de progressão na carreira docente.

Releva para efeitos da aplicação do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, para Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.

Cronograma

As ações calendarizadas realizar-se-ão mediante um número mínimo de formandos inscritos.

Consulte o vídeo tutorial e as instruções de acesso às sessões síncronas.

Ação 11
09-09-2022 a 24-10-2022
Formadora: Lurdes Neves

 

Sessões síncronas

Sessão 1 15-09-2022 | 19h00-21h00
Questões introdutórias e enquadramento da liderança educativa e gestão das relações em sala de aula

Sessão 2 22-09-2022 | 19h00-20h30
Que mudanças se podem desenvolver para uma relação positiva com os alunos?

Sessão 3 29-09-2022 | 19h00-21h00
Como se desenvolvem as ferramentas para aplicação em sala de aula?
Ação 12
06-10-2022 a 21-11-2022
Formadora: Lurdes Neves

 

Sessões síncronas

Sessão 1 13-10-2022 | 19h00-21h00
Questões introdutórias e enquadramento da liderança educativa e gestão das relações em sala de aula

Sessão 2 20-10-2022 | 19h00-20h30
Que mudanças se podem desenvolver para uma relação positiva com os alunos?

Sessão 3 27-10-2022 | 19h00-21h00
Como se desenvolvem as ferramentas para aplicação em sala de aula?

A participação num mínimo de dois terços do tempo previsto para as sessões síncronas é requisito essencial para a avaliação.

Autores e Formadores

Daniela Laranjeira
Autor
Daniela Laranjeira

Educadora social e life coach.
Estudou Educação Social na Escola Superior de Educação do Porto e fez uma pós-graduação em Terapia Familiar e Intervenção Sistémica no Instituto Português de Psicologia.
Frequentou o Essence Process Foundation Course, com Menis Yousry, e cursos de Programação Neurolinguística e Coaching. É facilitadora de Family Communications, Positive Parenting e Meditação Infantil. Assistente Montessori (3-6 anos), pela AMI.

Cursos
Juan Fernando Bou Pérez
Autor
Juan Fernando Bou Pérez

Psicólogo e coach, fundador de BOU CONSULTORES.
Consultor com mais de 15 anos de experiência. Relator e conferencista, tanto a nível nacional como internacional.
Publicou vários artigos relacionados com a psicologia, a resolução de conflitos, a inteligência emocional e o coaching na educação. Autor de quatro livros, entre os quais “Coaching para docentes – motivar para o sucesso” e “Ferramentas do Coaching Educativo”, publicados pela Porto Editora.
Em 2020, participou no ciclo de webinars Escola Virtual Ligar @ Educação com a intervenção Coaching educativo num contexto de mudança.

Cursos
Maria de Lurdes Gomes Neves
Formador
Maria de Lurdes Gomes Neves

Docente do ensino superior. Consultora especializada de escolas públicas e privadas na implementação de projetos de Liderança Educativa e Coaching para Docentes. Marca registada do Coaching para Docentes®.
Coordenadora de Gabinete de Apoio ao Docente. Realizou o doutoramento em Psicologia, com especialização em Psicologia da Educação.
Áreas de especialização em Psicologia da Educação, Psicologia das Organizações, Orientação Vocacional e Coaching Organizacional e Psicológico.
Especialista em formação nas áreas de Liderança, Avaliação de Desempenho, Gestão de Trabalho em Equipa, Gestão de Conflitos, Formação Pedagógica Inicial e Contínua de Formadores, Diagnóstico, Conceção, Avaliação e Gestão da Formação, Motivação, Liderança de Equipas e Coaching com públicos diversificados do setor público como a CMP, IPO ou o Centro Hospitalar de Santo António.
Consultora especializada em Recursos Humanos, seleção e recrutamento para o desenvolvimento da liderança estratégica, implementação da Autonomia e Flexibilidade Curricular e diferenciação pedagógica em sala de aula.
Foi investigadora no Centro de Psicologia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Autora de escalas de perceção de liderança e motivação no trabalho adaptadas a Portugal; Diversas comunicações e publicações nacionais e internacionais na área da liderança, coaching, mudança organizacional, educação e formação profissional.

Cursos

Opinião dos formandos

Agrada-me a ideia de ir gerindo o trabalho à medida do meu tempo
Maria Luisa Lopes ● 12-01-2022
É o segundo curso que frequento. Agrada-me a ideia de ir gerindo o meu trabalho à medida do meu tempo, articulando com a minha profissão. Fornecem materiais muito interessantes que arquivo e consulto com regularidade.
O segundo curso que frequento
Maria Fatima Garnacho ● 12-01-2022
Este foi o segundo curso que frequentei. Para este não precisava de horas de formação (o que costuma ser um dos fatores motivacionais para um professor), mas como a experiência anterior tinha sido tão boa e o tema desta formação me interessava muito especialmente para me ajudar a ter uma nova abordagem com uma turma muito complicada resolvi frequentá-la e não estou nada arrependida.
Excelente
Jorge Manuel Pinho ● 09-01-2022
Boa interação formador/formando.
Recomendo vivamente
Sónia Margarida Rodrigues ● 06-01-2022
Adorei a participação na ação! Foi a primeira experiência e recomendo vivamente.
Apreciação positiva
Anabela Gomes Peca ● 03-01-2022
Recomendo.
Foi muito enriquecedor.
Dora Maria Pacheco ● 28-12-2021
Enorme privilégio
Ana Margarida Amorim ● 29-11-2021
É um privilégio enorme ter a possibilidade (e a sorte!) de fazer parte desta grande família académica, sempre atenta às necessidades de formação e constante atualização pedagógica dos professores. Um bem-haja a todos!
Experiência inovadora e positiva
Mariette Garcia Amaral ● 29-11-2021
Foi uma experiência inovadora e muito positiva de formação online, com a possibilidade de gerir o tempo e a realização das tarefas de acordo com a nossa disponibilidade. A temática é muito útil e interessante para atualização da prática pedagógica.
Curso muito bem organizado
Maria João Lemos ● 29-11-2021
Como sempre, curso muito bem organizado e estrutura adequada. Apenas gostaria que as sessões síncronas fossem mais espaçadas, no sentido de melhor interiorização e reflexão de algumas propostas, para depois debater nas mesmas.
Muito proveitoso
Candida Bernardete Fernandes ● 26-11-2021
Foi muito difícil conciliar aulas, reuniões intermináveis e formação. No entanto, o facto de poder estar em casa e realizar as tarefas de acordo com a minha disponibilidade foi muito proveitoso.
Gostei muito
Jose Carlos Gomes ● 20-11-2021
Gostei muito da forma como a formadora interagiu com os formandos e deu pistas para aplicarmos algumas das estratégias na sala de aula.
O professor/formador fará sempre a diferença
José Augusto Oliveira Pereira ● 01-11-2021
A Dra. Lurdes Neves conseguiu ainda mais despertar esta temática dentro de mim. Discurso pausado, assertivo, esclarecedor, motivador, enfim só comprova que independentemente dos meios que se utilizem para partilharmos experiências, o professor/formador fará sempre a diferença. Gostei mesmo muito porque o tema foi sempre fluído e interessante.
Uma lufada de ar fresco
Pedro José Lourenço Santos Rato ● 01-11-2021
Na minha opinião, a existência da Academia Virtual é uma lufada de ar fresco no panorama da formação de professores em Portugal... os meus parabéns e que o vosso trabalho assim continue...
Excelente
Antonio Lucio Martins Gomes ● 01-11-2021
Gostei muito! Obrigada!
Isabel Maria Lima Gomes Antunes ● 30-10-2021
"Rendida" ao Coaching Educativo
Ana Paula Pereira Reis ● 16-09-2021
Fiz três / quatro dos vossos cursos e estou "rendida" ao Coaching Educativo.
Uma equipa fantástica
Anabela Lopes ● 04-04-2021
Uma forma simples e agradável de aprender e de trabalhar com uma equipa fantástica.
Parabéns pela organização
Sandra Torres ● 29-03-2021
Parabéns pela organização e desenvolvimento dos conteúdos. Um palavra de louvor também para a formadora Lurdes Neves. Gostava de ter tido mais sessões síncronas.
Uma boa experiência
Acacio Rodrigues ● 27-03-2021
Foi uma boa experiência devido à facilidade de acesso.
Muito útil para a minha prática pedagógica
Paula Couceiro ● 15-02-2021
Foi uma experiência inovadora, objetiva e muito útil para a minha prática pedagógica e, até, a nível pessoal.
Correspondeu totalmente às minhas expectativas
Ana Melo ● 11-02-2021
Esta formação foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora. Foram momentos, numa época de tão grande instabilidade, que permitiram a partilha de ansiedades, reflexões, projetos. Correspondeu totalmente às minhas expectativas. Muito obrigada.
Notável
Ilda Silva ● 06-02-2021
Uma mais-valia para a atualização da prática profissional
Maria Monteiro ● 28-01-2021
Sobretudo, acedi a perspetivas sobre ensinar/aprender muito diferentes das habituais, o que constitui uma mais-valia para a atualização da minha prática profissional.
Experiência bastante positiva
Vanda Capaz ● 25-01-2021
Esta experiência foi bastante positiva uma vez que a Academia Virtual permite, à distância, vir ao encontro das nossas necessidades podendo assim enriquecer e construir recursos educativos favoráveis à docência. São estas ainda mais necessárias nesta fase tão atípica que estamos todos a viver, com tantos e novos desafios para ultrapassar todos os dias.
Gerir o tempo de acordo com a sua disponibilidade
José Gregório ● 13-01-2021
O formato das formações permite aos formandos gerir o tempo dos módulos de acordo com a sua disponibilidade e gerir o aprofundamento das temáticas de acordo com as suas necessidades formativas.