Autores e Formadores | Academia Virtual
Sofia Almeida Santos
Sofia Almeida Santos
Investigadora contratada e membro integrado do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCE da Universidade do Porto. Doutorada (2015) e mestre (2009) em Ciências da Educação nas áreas de cidadania, educação sexual, estudos de género e sociologia de educação, tem realizado várias mobilidades internacionais de investigação (Warwick University; Cambridge University; Leeds University; Mikolas Romeris University). Enquanto investigadora do CIIE, desde 2006, tem participado ativamente em diversos projetos de investigação e intervenção com escolas, a nível nacional e europeu, e lecionado no âmbito das suas áreas de interesse. Mais ainda, tem publicado artigos, capítulos e um livro, e colaborado em vários congressos nacionais e internacionais nestes campos. Integrou o grupo de trabalho responsável pela elaboração da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e respetivo MOOC da DGE. No âmbito dessa participação tem realizado diversas consultadorias no campo da Cidadania, nomeadamente, é expert pelo Conselho da Europa no âmbito do Education for Democracy 2018-2019 Programme ao nível do subprograma Educação para a cidadania digital, membro vogal do Conselho Cientifico-Pedagógico de Formação Contínua, coordenadora científica/consultora da ENEC na Região Autónoma dos Açores, entre outras.
Cursos
Rui Lima
Rui Lima

Professor e Diretor Pedagógico no Colégio Monte Flor há 18 anos, tem estado envolvido em diversos projetos nacionais e internacionais relacionados com Inovação Pedagógica, Cenários de Aprendizagem, Utilização de Tecnologias na Educação e Trabalho Colaborativo. Colaborou com a Direção-Geral de Educação nos projetos ASPECT, eQNet, Etwinning, Creative Classrooms Lab e Co-Lab, o que lhe valeu a distinção de Microsoft Innovative Educator Expert por vários anos consecutivos.
Em 2011, foi considerado um dos 18 professores mais inovadores do mundo. Entre 2013 e 2015 foi Lead Teacher no projeto CCL, relacionado com a implementação de tablets na aprendizagem. Tem estado também envolvido no Projeto de Iniciação à Programação no 1.º Ciclo. Nos últimos anos, tem participado ativamente em iniciativas relacionadas com Ambientes Educativos Inovadores, Programação no 1.º Ciclo e Gestão de Projetos em contexto de aprendizagem, nomeadamente conferências, workshops e outros eventos focados em parte na Mudança na Educação.
Publicou recentemente a obra A Escola que temos e a Escola que queremos e foi coautor do livro Scratch e Kodu – Iniciação à Programação no Ensino Básico.
Em 2020, participou no Ciclo de Webinares Escola Virtual ENCURTAR @ DISTÂNCIA, com uma intervenção sobre Gaming, Gamificação e Aprendizagem.


Webinar | Gaming, Gamificação e Aprendizagem





 



Cursos
Luís Pereira
Luís Pereira

Doutorado em Educação para os Media pela Universidade do Minho.
Durante 12 anos, dividiu o seu tempo entre a investigação na área das tecnologias e literacia digital e também como professor no ensino básico, secundário e superior, e ainda como formador de professores.
Desde 2012, vive e trabalha no Reino Unido, tendo ensinado e feito investigação em várias universidades inglesas. Atualmente, desempenha as funções de ‘Academic Developer’ na Universidade de Coventry, onde faz formação para os docentes desta universidade na área do uso dos media digitais na aprendizagem e demais aspetos do ensino universitário.
Participou em mais de uma dúzia de projetos ligados à literacia digital, financiados pelo Conselho da Europa, Comissão Europeia, Fundação para a Ciência e Tecnologia, Evens Foundation ou pela Paul Hamlyn Foundation, entre outras instituições.
É autor do livro Literacia Digital e Políticas Tecnológicas para a Educação e colaborou em diversas publicações sobre atividades de implementação da educação para os media nas práticas letivas.
É pai de duas crianças (10 e 2 anos).
Em 2020, participou no Ciclo de Webinares Escola Virtual ENCURTAR @ DISTÂNCIA, com uma intervenção sobre Tirar partido da educação para os media digitais na quarentena.


Webinar | Tirar partido da educação para os media digitais na quarentena





 



Cursos
Juan Fernando Bou Pérez
Juan Fernando Bou Pérez

Psicólogo e Coach, fundador de BOU CONSULTORES.
Consultor com mais de 15 anos de experiência. Relator e conferencista, tanto a nível nacional como internacional.
Publicou vários artigos relacionados com a psicologia, a resolução de conflitos, a inteligência emocional e o coaching na educação. Autor de quatro livros, entre os quais “Coaching para docentes – motivar para o sucesso” e “Ferramentas do Coaching Educativo”, publicados pela Porto Editora.

Cursos
Fernando Diogo
Fernando Diogo
Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, é professor coordenador da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, lecionando, desde 1991, na formação inicial, contínua e especializada de professores e em mestrados disciplinas das especialidades do Currículo e da Organização Escolar. É presidente do Conselho Técnico-Científico da mesma escola, onde foi presidente do Conselho Pedagógico, coordenador da UTC de Ciências da Educação, coordenador do Mestrado em Administração de Organizações Educativas, coordenador da licenciatura em Educação Básica.

É perito externo em agrupamentos TEIP e consultor de formação e foi avaliador da IGEC na Avaliação Externa das Escolas (2008-2014). Foi diretor pedagógico da Escola Profissional Raúl Dória, subdiretor geral do ensino secundário, presidente do Júri Nacional de Recursos e presidente do Júri Nacional de Exames do Ensino Secundário nos anos de 1996 e 1997.

Autor e coautor de diversos livros e artigos, com destaque para os seguintes títulos: Projecto Educativo, Gestão Flexível do Currículo e Desenvolvimento Curricular, este último publicado pela Plural Editores.
Cursos
Pedro Duarte
Pedro Duarte
A terminar o doutoramento em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela, concluiu já o Mestrado em Estudos Profissionais Especializados em Educação – Especialização em Administração das Organizações Educativas – e o Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico.

Tem colaborado como docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, nomeadamente em Unidades Curriculares associadas aos campos de estudo do currículo e da gestão escolar.

Autor de diferentes artigos e ensaios, a sua produção tem visado sobretudo temáticas associadas ao desenvolvimento curricular, organização educativa e, ainda, formação e identidade profissional docente.
Cursos
Ariana Cosme
Ariana Cosme

Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, é professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na mesma universidade onde coordena mestrados, cursos de pós-graduação e formação contínua de professores e integra a coordenação do Observatório de Vida nas Escolas e do Programa de Mentoria.
É perita externa em escolas TEIP, PPIPs, avaliadora da IGEC na Avaliação Externa de Agrupamentos de Escolas. Foi consultora do Ministério da Educação para o Projecto de Autonomia e Flexibilidade Curricular de que é a avaliadora externa. É associada do Movimento da Escola Moderna Portuguesa desde 1980.
Autora de diversos livros e artigos, entre os quais Autonomia e Flexibilidade Curricular – Propostas e Estratégias de Ação e Cidadania e Desenvolvimento- Propostas e Estratégias de Ação (em coautoria com Rui Trindade), publicados pela Porto Editora.

Cursos
Daniela Laranjeira
Daniela Laranjeira
Educadora Social e Life Coach.
Estudou Educação Social na Escola Superior de Educação do Porto e fez uma Pós-Graduação em Terapia Familiar e Intervenção Sistémica no Instituto Português de Psicologia.
Frequentou o Essence Process Foundation Course, com Menis Yousry, e cursos de Programação Neurolinguística e Coaching. É facilitadora de Family Communications, Positive Parenting e Meditação Infantil. Assistente Montessori (3-6 anos), pela AMI.
Cursos
Inês Teixeira
Inês Teixeira
Doutorada em Ciências do Desporto (área de especialização em Desporto, Educação e Cultura) pela Universidade do Porto, é professora adjunta convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, onde leciona unidades curriculares relacionadas com o currículo, a organização escolar, a inclusão e a avaliação e orienta projetos e dissertações de mestrado no mestrado em Educação – especialização em Administração das Organizações Educativas.

Foi coordenadora do Projeto de Articulação Curricular entre o Ensino Básico e o Ensino Secundário, entre 2007 e 2012, envolvendo cinco escolas e referenciado como uma “boa prática”, no relatório da avaliação externa (IGE, 2008), tendo sido também divulgado pelo Conselho Nacional de Educação no livro Estado da Educação 2010. Percursos Escolares.

Tem dinamizado, no âmbito dos Encontros Regionais da Autonomia e Flexibilidade Curricular, sessões sobre práticas de trabalho em DAC no Ensino Secundário, nomeadamente nos agrupamentos de escolas de Amarante, de Lousada e D. Maria II, em Braga.

É investigadora integrada no Centro de Investigação e Inovação em Educação (InED).

É autora e coautora de artigos científicos e capítulos de livros, entre os quais A identidade do professor: desafios colocados pela globalização.
Cursos