Autores e Formadores | Academia Virtual
Sofia Almeida Santos
Sofia Almeida Santos
Investigadora contratada e membro integrado do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCE da Universidade do Porto. Doutorada (2015) e mestre (2009) em Ciências da Educação nas áreas de cidadania, educação sexual, estudos de género e sociologia de educação, tem realizado várias mobilidades internacionais de investigação (Warwick University; Cambridge University; Leeds University; Mikolas Romeris University). Enquanto investigadora do CIIE, desde 2006, tem participado ativamente em diversos projetos de investigação e intervenção com escolas, a nível nacional e europeu, e lecionado no âmbito das suas áreas de interesse. Mais ainda, tem publicado artigos, capítulos e um livro, e colaborado em vários congressos nacionais e internacionais nestes campos. Integrou o grupo de trabalho responsável pela elaboração da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e respetivo MOOC da DGE. No âmbito dessa participação tem realizado diversas consultadorias no campo da Cidadania, nomeadamente, é expert pelo Conselho da Europa no âmbito do Education for Democracy 2018-2019 Programme ao nível do subprograma Educação para a cidadania digital, membro vogal do Conselho Cientifico-Pedagógico de Formação Contínua, coordenadora científica/consultora da ENEC na Região Autónoma dos Açores, entre outras.
Cursos
Rui Lima
Rui Lima

Professor e Diretor Pedagógico no Colégio Monte Flor há 18 anos, tem estado envolvido em diversos projetos nacionais e internacionais relacionados com Inovação Pedagógica, Cenários de Aprendizagem, Utilização de Tecnologias na Educação e Trabalho Colaborativo. Colaborou com a Direção-Geral de Educação nos projetos ASPECT, eQNet, Etwinning, Creative Classrooms Lab e Co-Lab, o que lhe valeu a distinção de Microsoft Innovative Educator Expert por vários anos consecutivos.
Em 2011, foi considerado um dos 18 professores mais inovadores do mundo. Entre 2013 e 2015 foi Lead Teacher no projeto CCL, relacionado com a implementação de tablets na aprendizagem. Tem estado também envolvido no Projeto de Iniciação à Programação no 1.º Ciclo. Nos últimos anos, tem participado ativamente em iniciativas relacionadas com Ambientes Educativos Inovadores, Programação no 1.º Ciclo e Gestão de Projetos em contexto de aprendizagem, nomeadamente conferências, workshops e outros eventos focados em parte na Mudança na Educação.
Publicou recentemente a obra A Escola que temos e a Escola que queremos e foi coautor do livro Scratch e Kodu – Iniciação à Programação no Ensino Básico.
Em 2020, participou nos ciclos de webinars Escola Virtual/Academia Virtual com as seguintes intervenções:
Gaming, Gamificação e Aprendizagem
Saber Fazer – Colégio Monte Flor – Ensino-aprendizagem: presencial, síncrono e assíncrono

Cursos
Luís Pereira
Luís Pereira

Com mais de 20 anos de experiência na educação e ensino, Luís Pereira tem desempenhado diferentes papéis, tanto como docente, investigador ou formador de professores.
Doutorou-se em Educação para os Media pela Universidade do Minho, em 2012. Desde então vive e trabalha no Reino Unido, tendo colaborado com várias universidades inglesas.
Atualmente, desempenha as funções de ‘Senior Academic Developer’ no Imperial College London, coordenando uma equipa responsável pela implementação de projetos de inovação pedagógica.
É autor do livro Literacia Digital e Políticas Tecnológicas para a Educação e colaborou em diversas publicações sobre atividades de implementação da educação para os media nas práticas letivas.
É pai de duas crianças (12 e 3 anos).
Em 2020, participou na iniciativa Encurtar @ Distância, promovida pela Escola Virtual, com o webinar Tirar partido da educação para os media digitais na quarentena.

Cursos
Juan Fernando Bou Pérez
Juan Fernando Bou Pérez

Psicólogo e Coach, fundador de BOU CONSULTORES.
Consultor com mais de 15 anos de experiência. Relator e conferencista, tanto a nível nacional como internacional.
Publicou vários artigos relacionados com a psicologia, a resolução de conflitos, a inteligência emocional e o coaching na educação. Autor de quatro livros, entre os quais “Coaching para docentes – motivar para o sucesso” e “Ferramentas do Coaching Educativo”, publicados pela Porto Editora.
Em 2020, participou no ciclo de webinars Escola Virtual Ligar @ Educação com a intervenção Coaching educativo num contexto de mudança.

Cursos
Celestino Magalhães
Celestino Magalhães

Licenciado em Engenharia Zootécnica pela Universidade dos Açores.
Mestre em Sistemas de Informação e em TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação: Especialização Multimédia.
Investigação no domínio do uso criativo de vídeo em Educação e na edição de vídeo com smartphones e tablets enquanto estratégia pedagógica para a compreensão de conceitos complexos em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM).
Professor do 2.º Ciclo.
Professor na Pós-Graduação em TIC: Tecnologias Educacionais Novas Formas de Aprender em ISP Jean Piaget de Benguela.
Investigador em Tecnologia Educativa no Centro de Investigação em Educação (CIEd) da
Universidade do Minho.
Docente convidado no Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia. Investigador no projeto EPRIS – e-learning em contexto prisional.
Investigador da RECI - Research in Education and Community Intervention.
Colaborador de Programação e Robótica no Colégio de Santa Eulália, Google For Education 1st Reference School Portugal.
Formador acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua na área de Tecnologias Educativas no Ministério da Educação e Ciência.
Co-leader do Google Educator Group GEG SUPERTABi Portugal.
Mote Certified Educator.
Coordenador do Projeto ERASMUS + BeREADY – "Supporting the continuation of teaching STEM subjects during the COVID-19 Pandemic through project-based online practices".

Cursos
Pedro Duarte
Pedro Duarte

Doutorado em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela. Concluiu, também, o mestrado em Estudos Profissionais Especializados em Educação – Especialização em Administração das Organizações Educativas e o mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico.
Tem colaborado como docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, nomeadamente em unidades curriculares associadas aos campos de estudo do currículo e das políticas educativas e gestão escolar. 
Autor de diferentes artigos e ensaios, a sua produção tem visado sobretudo temáticas associadas ao desenvolvimento curricular, organização educativa e, ainda, formação e identidade profissional docente.
É investigador integrado no inED (Centro de Investigação e Inovação em Educação) e investigador colaborador no CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória»).  

Cursos
Maria de Lurdes Gomes Neves
Maria de Lurdes Gomes Neves

Docente do ensino superior. Consultora especializada de Escolas Públicas e Privadas na Implementação de Projetos de Liderança Educativa e Coaching para Docentes. Marca registada do Coaching para Docentes®. Coordenadora de Gabinete de Apoio ao Docente. Realizou o Doutoramento em Psicologia, com especialização em Psicologia da Educação. Áreas de Especialização em Psicologia da Educação, Psicologia das Organizações, Orientação Vocacional e Coaching Organizacional e Psicológico. Especialista em formação nas áreas de Liderança, Avaliação de Desempenho, Gestão de Trabalho em Equipa, Gestão de Conflitos, Formação Pedagógica Inicial e Contínua de Formadores, Diagnóstico, Conceção, Avaliação e Gestão da Formação, Motivação, Liderança de Equipas e Coaching  com públicos diversificados do setor público como a CMP, IPO ou o Centro Hospitalar de Santo António. Consultora especializada em Recursos Humanos, seleção e recrutamento para o desenvolvimento da liderança estratégica, implementação da Autonomia e Flexibilidade Curricular e diferenciação pedagógica em sala de aula. Foi Investigadora no Centro de Psicologia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Autora de escalas de perceção de liderança e motivação no trabalho adaptadas a Portugal; Diversas comunicações e publicações nacionais e internacionais na área da liderança, coaching, mudança organizacional, educação e formação profissional.

Cursos
Ariana Cosme
Ariana Cosme

Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, é professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na mesma universidade onde coordena mestrados, cursos de pós-graduação e formação contínua de professores e integra a coordenação do Observatório de Vida nas Escolas e do Programa de Mentoria.
É perita externa em escolas TEIP, PPIPs, avaliadora da IGEC na Avaliação Externa de Agrupamentos de Escolas. Foi consultora do Ministério da Educação para o Projecto de Autonomia e Flexibilidade Curricular de que é a avaliadora externa. É associada do Movimento da Escola Moderna Portuguesa desde 1980.
Autora de diversos livros e artigos, entre os quais Autonomia e Flexibilidade Curricular – Propostas e Estratégias de Ação e Cidadania e Desenvolvimento- Propostas e Estratégias de Ação (em coautoria com Rui Trindade), publicados pela Porto Editora.

Cursos
Daniela Laranjeira
Daniela Laranjeira
Educadora Social e Life Coach.
Estudou Educação Social na Escola Superior de Educação do Porto e fez uma Pós-Graduação em Terapia Familiar e Intervenção Sistémica no Instituto Português de Psicologia.
Frequentou o Essence Process Foundation Course, com Menis Yousry, e cursos de Programação Neurolinguística e Coaching. É facilitadora de Family Communications, Positive Parenting e Meditação Infantil. Assistente Montessori (3-6 anos), pela AMI.
Cursos
Inês Teixeira
Inês Teixeira

Doutorada em Ciências do Desporto (área de especialização em Desporto, Educação e Cultura) pela Universidade do Porto, é professora adjunta convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, onde leciona unidades curriculares relacionadas com o currículo, a organização escolar, a inclusão e a avaliação e orienta projetos e dissertações de mestrado no mestrado em Educação – especialização em Administração das Organizações Educativas.
Foi coordenadora do Projeto de Articulação Curricular entre o Ensino Básico e o Ensino Secundário, entre 2007 e 2012, envolvendo cinco escolas e referenciado como uma “boa prática”, no relatório da avaliação externa (IGE, 2008), tendo sido também divulgado pelo Conselho Nacional de Educação no livro Estado da Educação 2010. Percursos Escolares.
Tem dinamizado, no âmbito dos Encontros Regionais da Autonomia e Flexibilidade Curricular, sessões sobre práticas de trabalho em DAC no Ensino Secundário, nomeadamente nos agrupamentos de escolas de Amarante, de Lousada e D. Maria II, em Braga.
É investigadora integrada no Centro de Investigação e Inovação em Educação (InED).
É autora e coautora de artigos científicos e capítulos de livros, entre os quais A identidade do professor: desafios colocados pela globalização.

Cursos
Inês Moura
Inês Moura

Coach vocal, há 10 anos que treina líderes, políticos e outros profissionais que necessitam da voz enquanto ferramenta de sucesso profissional. Lançou o livro O Poder Secreto da Voz, em 2018, com a Porto Editora. É cofundadora da High Performance Vocal Coaching e da primeira certificação internacional em Coaching de Comunicação e Voz.
É licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, master internacional em Vocal Coaching pela Universitat Autónoma de Barcelona, coach certificada pela International Coaching Community (ICC), certificada em Everything DiSC pela Inscape Partners International, practitioner em Microexpressões com Linguagem Corporal e practitioner em Programação Neurolinguística pela International Trainers Academy (ITA) e Life Training.
É docente convidada em diversas universidades, participa em projetos de investigação científica e faz mentoria em projetos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Interessa-se por investigação e estudo da voz e acredita que todas as pessoas têm uma voz que merece ser ouvida.
Em 2020, participou no ciclo de webinars Escola Virtual Ligar @ Educação com a intervenção A voz do professor: como sobreviver à pandemia?.

Cursos
Marco Bento
Marco Bento

Professor na Escola Superior de Educação de Coimbra e investigador em tecnologia educativa no Núcleo de Investigação, Educação, Formação e Intervenção (ESEC) e no Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho.
Licenciado em Ensino Básico – 1.º Ciclo, pós-graduado em TIC e mestre em Comunicação Multimédia.
Integra a Direção Pedagógica do Colégio Santa Eulália, que foi considerado a primeira instituição de ensino de referência Google For Education, em Portugal.
Lidera o Grupo de Educadores da Google SUPERTABi Portugal e coordena o Projeto SUPERTABi que aposta em práticas pedagógicas mediadas por tecnologias móveis em novos espaços de aprendizagem, no concelho da Maia.
Em 2015, foi distinguido com uma bolsa de mérito académico pelo seu percurso no Ensino Superior, e em 2016, recebeu um prémio europeu para a investigação na área das práticas pedagógicas de utilização do digital com crianças. Em 2018, nova distinção no âmbito de uma investigação em ambientes educativos inovadores mediados por tecnologia.
Enquanto investigador tem vindo a participar em projetos europeus no domínio da robótica com as STEAM, práticas pedagógicas em modelos online, aprendizagem com jogos educativos e hábitos de estudo na era tecnológica.
Participa ainda ativamente na Rede COST- Digital Literacy Skills and Practices in the Early Years (DigiLitEY) como  coinvestigador em "Competências de literacia digital e multimodalidade: práticas com crianças entre os 4 e 9 anos de idade" e na Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa.
Entre 2018 e 2021, participou também no projeto “Migrações digitais e inovação curricular: ressignificar a experiência e (re)encantar a profissão docente depois dos 50” (REKINDLE+50), da Fundação de Ciência e Tecnologia.
Em 2020, participou nos ciclos de webinars Escola Virtual/Academia Virtual com as seguintes intervenções:
• Ser professor a 360º - Ensine a distância já: Primeiras Dicas!
• Ser professor a 360º - Ensine a distância já: Aprendizagem Invertida!
• Ser encarregado de educação a 360º - Segurança Online!


 

Cursos
José Coentrão
José Coentrão
José António Silva Coentrão é enfermeiro especialista em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, com atividade diária no Serviço de Urgência Pediátrica do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde. Exerce também funções na ambulância de suporte imediato de vida do Instituto Nacional de Emergência Médica. É fundador e formador da Escola Pediatria (www.escolapediatria.pt), um projeto inovador dedicado exclusivamente à formação certificada na área de pediatria, com atividade em todo o território nacional. Formou centenas de pais, professores, educadores de infância e auxiliares de ação educativa, um processo altamente enriquecedor que permitiu recolher as principais dúvidas, erros e mitos associados à prestação de primeiros socorros em pediatria, transpondo-os para este livro.
Cursos