Academia Virtual - Perguntas Frequentes

O formando deverá ter conhecimentos básicos de informática ao nível de utilizador. Necessita de um computador ou dispositivo móvel com ligação à Internet e recomenda-se o uso de um de dois browsers: Mozilla Firefox ou Google Chrome. Para as sessões síncronas, aconselha-se o uso de webcam e de auscultadores com microfone, de modo a obter uma experiência melhorada em termos da qualidade de som e imagem.

Sim. A plataforma de ensino à distância da Academia Virtual permite o acesso através deste tipo de dispositivos.

A duração de cada curso pode ser consultada na sua ficha de produto. Após o período indicado, não é garantido o acesso ao mesmo.

Os cursos livres são dirigidos ao público em geral e permitem uma exploração autónoma e flexível, sem acompanhamento de um formador. Não são acreditados pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua e não relevam para progressão na carreira docente.
Os cursos de formação contínua para professores têm o acompanhamento de um formador e compreendem sessões síncronas e assíncronas. São acreditados pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua e relevam para progressão na carreira docente.

As sessões síncronas implicam que o formador se encontre online em simultâneo com os formandos e realizam-se através de um sistema de videoconferência. Pretendem proporcionar momentos geradores de interações múltiplas, criando oportunidades de partilha de conhecimento e de experiências.
As sessões assíncronas não implicam o encontro online em simultâneo do formador com os formandos e consistem na exploração livre dos conteúdos do curso do ponto de vista teórico, participação em fóruns e realização de questionários.

Todas as sessões síncronas são gravadas e ficam disponíveis para visualização por um período de 15 dias após a sua realização.

Todos os conteúdos ficam disponíveis para exploração à data de início do curso. No entanto, os tópicos de discussão no fórum são disponibilizados de forma faseada, de acordo com uma calendarização definida.

A avaliação faz-se com base na participação, no trabalho e na evolução dos formandos. No final do curso, será traduzida numa classificação quantitativa, expressa numa escala de 1 a 10 valores. O formador irá considerar a participação nos fóruns, nas sessões assíncronas e síncronas, e a execução das tarefas propostas, incluindo questionários de avaliação e relatório crítico final.

A emissão do certificado é da responsabilidade da entidade acreditada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua. O mesmo será emitido e disponibilizado na plataforma em formato digital. Dependendo da vontade manifestada no momento do preenchimento dos dados necessários à sua emissão, poderá também ser enviado por correio.

Os cursos livres incluem questionários de validação automática, no final de cada módulo.

Sim, pode obter um certificado de participação no curso se o concluir com uma classificação final igual ou superior a 75%. Quando se verificar esta condição, deverá pedir a emissão do certificado na plataforma e este será disponibilizado para download ou impressão.

Será contactado e poderá optar por ser ressarcido do valor ou ser integrado noutra edição do mesmo curso.

Os cursos iniciam-se nas datas indicadas e ficam disponíveis para exploração livre durante o tempo indicado nas respetivas fichas de produto (a contar da data definida para o início).

Os cursos realizam-se na plataforma academia.pt, não sendo necessário instalar qualquer programa informático.

Após inscrição e pagamento, o acesso aos cursos faz-se através do botão “Entrar” e recorrendo aos dados definidos aquando do registo.

Cada curso é composto por uma sequência de recursos (vídeos e texto), propostas de atividade e questionários organizados por módulos, onde é possível navegar sequencialmente ou através do menu inicial.

É também disponibilizada uma página informativa do progresso de cada formando no curso, onde se encontra a classificação obtida nos questionários e uma avaliação quantitativa global correspondente à totalidade do trabalho realizado. Atingida uma classificação total de 75%, ficará disponível para download ou impressão um certificado de participação no curso.

Os cursos de formação contínua para professores resultam de parcerias com centros de formação e têm o acompanhamento de um formador.

São disponibilizadas diversas ações, com datas de início e fim indicadas no cronograma apresentado na ficha de produto de cada curso. No momento da inscrição, cada formando deverá selecionar a ação pretendida, de acordo com a sua disponibilidade.

As ações realizam-se na plataforma academia.pt, não sendo necessário instalar qualquer programa informático. O acesso faz-se através do botão “Entrar” e recorrendo aos dados de definidos aquando do registo.

Os conteúdos de cada curso estão organizados em módulos, nos quais são apresentados vídeos e documentação de exploração livre e autónoma, assim como questionários de validação automática sobre os temas tratados.

Os cursos disponibilizam também fóruns, em que se sugere a partilha de experiências e discussão de temas relevantes, e sessões síncronas, por videoconferência, que decorrerão em data e horário indicados.

É também disponibilizada uma página informativa do progresso de cada formando no curso, onde encontra a classificação obtida nos questionários e uma avaliação quantitativa global correspondente à totalidade do trabalho realizado.

No final, cada formando terá de elaborar um relatório de reflexão crítica, de acordo com as instruções apresentadas.