• duração

    10 horas

  • n.º módulos

    6 módulos

  • acreditação

    Não

  • valor
    59,00€ i

Apresentação

A leitura é a competência mais importante que as crianças aprendem nos primeiros anos de escolaridade. Tem um enorme impacto em muitas formas de atividade social e mental, de criatividade e de comportamento. No entanto, a aprendizagem da leitura não é um processo fácil para todos: algumas crianças podem encontrar mais dificuldades do que outras.
Neste curso, professores e educadores terão acesso a informação atualizada produzida por investigadores reconhecidamente experientes neste domínio, encontrarão estratégias para identificar dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita, para além de propostas de atividades práticas a aplicar na sala de aula, capazes de potenciar o desenvolvimento desta competência.

 

IMPORTANTE: Informamos que os professores que estiveram integrados projeto ABC123 LeR - Ler e Recuperar, uma iniciativa da Direção Geral de Educação, desenvolvida pela Porto Editora, já tiveram acesso aos conteúdos deste curso.

 

Disponibilidade imediata

O acesso a este curso é válido desde o momento da sua inscrição e durante 1 ano.
Após inscrição e pagamento, aceda ao curso através do botão "Entrar" e recorrendo aos dados definidos aquando do registo.

Objetivos

  • Compreender o funcionamento básico do cérebro na aprendizagem da leitura;
  • Reconhecer as competências fonológicas básicas necessárias à aprendizagem da leitura;
  • Identificar perturbações de aprendizagem específicas, com enfoque nas dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita;
  • Reconhecer a importância da avaliação diagnóstica em idades precoces;
  • Conhecer e mobilizar recursos que respondam a uma educação inclusiva;
  • Refletir em estratégias diversificadas que potenciem a aprendizagem dos alunos.

Programa

Módulo 1Como é que o cérebro aprende a ler?
  • Processos cognitivos implicados na aprendizagem da leitura
  • Evolução da perspetiva do processo da aprendizagem da leitura
Módulo 2Desenvolver as competências pré-leitoras
  • A importância do treino da consciência fonológica
  • Glossário
Módulo 3Para que nenhuma criança fique para trás
  • Sinais de alerta e a importância da identificação precoce
  • Competências esperadas
Módulo 4Se não aprende a ler, será dislexia?
  • Perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura
  • Dislexia: características e fatores
Módulo 5Se não aprende, como intervir?
  • Métodos de intervenção
  • Aprendizagem da leitura
Módulo 6Implementação de medidas de suporte à inclusão
  • O que podemos fazer para ajudar na escola?
  • Atividades práticas na sala de aula

Requisitos de avaliação

Este curso não é acreditado pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC).

Para obter um certificado de participação do curso terá de realizar 75% das atividades nele propostas. Para tal, assegure-se que, após visualização, marca cada recurso como concluído através do botão disponível para o efeito e responde aos questionários no final de cada módulo.

O certificado de participação ficará disponível para consulta e download na sua área pessoal.

Modalidade

Os cursos de autoaprendizagem são totalmente assíncronos, sem tutoria, e permitem uma exploração autónoma e flexível, sem horários fixos e em qualquer lugar.

Cada curso é composto por uma sequência de recursos (vídeos e texto) e questionários organizados por módulos, onde é possível navegar sequencialmente ou através do menu inicial.

Destinatários

Educadores de infância e professores do 1.º ciclo do Ensino Básico.

 

Autores e Formadores

Inês Jubilot
Autor
Inês Jubilot

Licenciada em Psicologia Clínica pelo ISPA. Psicóloga Especialista em Psicologia da Educação e Necessidades Educativas Especiais.
Psicóloga na Clínica de Dislexia Dra. Paula Teles desde a sua formação (2005).
Diretora Clínica da Clínica de Dislexia Dra. Paula Teles desde 2022.
Oradora em diversas formações sobre Perturbações da Aprendizagem Específica (Dislexia).
Colaboradora na elaboração dos livros do MÉTODO FONOMÍMICO Paula Teles®.
Co-autora das provas de aferição e monitorização de competências de leitura e escrita, para uma plataforma de diagnóstico e aprendizagem direcionada para os alunos dos 1.º, 2.º e 3.º anos de escolaridade do Ensino Básico, integrada no âmbito do projeto ABC123 LeR - Ler e Recuperar, uma iniciativa da Direção Geral de Educação, desenvolvida pela Porto Editora.

Cursos
Patrícia Dias
Autor
Patrícia Dias

Licenciada em Psicologia Educacional pelo ISPA. Psicóloga Especialista em Psicologia da Educação e Necessidades Educativas Especiais.
Psicóloga na Clínica de Dislexia Dra. Paula Teles desde a sua formação (2005).
Diretora Clínica da Clínica de Dislexia Dra. Paula Teles desde 2022.
Oradora em diversas formações sobre Perturbações da Aprendizagem Específica (Dislexia).
Colaboradora na elaboração dos livros do MÉTODO FONOMÍMICO Paula Teles®.
Co-autora das provas de aferição e monitorização de competências de leitura e escrita, para uma plataforma de diagnóstico e aprendizagem direcionada para os alunos dos 1.º, 2.º e 3.º anos de escolaridade do ensino básico, integrada no âmbito do projeto ABC123 LeR - Ler e Recuperar, uma iniciativa da Direção Geral de Educação, desenvolvida pela Porto Editora.

Cursos

Avaliação e comentários

Extremamente útil
Judite Almeida ● 23-11-2024
Um suporte extremamente útil na atividade docente.
Carmo Pereira ● 15-11-2024