- A urgência da História!
A urgência da História!
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duração
12 horas
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n.º módulos
10 módulos
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acreditação
Não
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valor
59,00€
Aprender História, para que serve?
Quem nunca fez essa pergunta, coloque o dedo no ar! Mesmo nós que somos professores de História, quantas vezes, numa situação de sala de aula ou num dia menos bom, nos questionamos acerca da relevância da nossa disciplina?
É frequente associar-se a História a um passado distante e empoeirado. Na realidade, é o presente que dá sentido à História: desperta questões, leva-nos à procura de explicações para nos compreendermos e nos orientarmos neste mundo de mudanças cada vez mais rápidas.
É nesse pressuposto que este curso de formação pretende recentrar a importância da História na formação integral dos nossos alunos. Analisa-se e reflete-se sobre situações práticas da sala de aula, debate-se e propõe-se a implementação de novas abordagens metodológicas, suportadas pela partilha de um conjunto diversificado de materiais de trabalho, desafiando os nossos alunos a assumir o papel de decisores quanto ao rumo e ao desfecho de acontecimentos.
Assim sendo, podemos dizer que o papel da História passa por conhecer o passado, entender o país e o mundo de hoje, desenvolver competências sociais e de organização e, ao mesmo tempo, desenvolver pessoas críticas e informadas.
Estudar e aprender História permite-nos aprender a pensar.
Disponibilidade imediata
O acesso a este curso é válido desde o momento da sua inscrição e durante 1 ano.
Após inscrição e pagamento, aceda ao curso através do botão "Entrar" e recorrendo aos dados definidos aquando do registo.
Objetivos
- Desenvolver a capacidade de reflexão sobre práticas/metodologias do ensino da História.
- Promover a interpretação e a análise crítica de fontes históricas/historiográficas diversas.
- Conhecer novas perspetivas metodológicas sobre “velhas” questões.
- Orientar estratégias autónomas de aprendizagem mais aprofundada, conducentes à preparação de materiais pedagógicos e à implementação de novas dinâmicas de ensino.
- Fomentar a dinamização de projetos interdisciplinares, partindo da matriz da disciplina de História.
- Estimular uma maior valorização da arte e do património para aprender História.
- História: O que dizem os alunos? O que sentem os professores?
- Medir a pulsação à História
- História Com Vida
- Direitos Humanos
- Escravatura vs. Direitos Humanos
- Atividades de desenvolvimento do projeto na disciplina de História
- Valores-notícia
- As notícias de hoje são a História de amanhã
- Viagem no tempo e no espaço da Lusofonia
- A crise de 1383-1385
- Fake news: problema social de longa data
- Que verdade há nos mitos e nas lendas?
- Mitos vs. lendas
- As lendas da História e Geografia de Portugal
- O imaginário medieval sobre o mar
- Stora, e se…? Pensar historicamente
- A crise de 1383/1385. E se…?
- O mapa cor-de-rosa e o Ultimato inglês de 1890. E se…?
- Trabalho de projeto - 2.º ciclo
- Recolha de património imaterial: ofícios tradicionais
- O património em debate
- Trabalho de projeto - 3.º ciclo
- Património cultural - Classificação
- Abrir os olhos para a pintura
- Olhar a pintura com outros olhos
- Links úteis e bibliografia
Requisitos de avaliação
Este curso não é acreditado pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC).
Para obter um certificado de participação do curso terá de realizar 75% das atividades nele propostas. Para tal, assegure-se que, após visualização, marca cada recurso como concluído através do botão disponível para o efeito e responde aos questionários no final de cada módulo.
O certificado de participação ficará disponível para consulta e download na sua área pessoal.
Modalidade
Os cursos de autoaprendizagem são totalmente assíncronos, sem tutoria, e permitem uma exploração autónoma e flexível, sem horários fixos e em qualquer lugar.
Cada curso é composto por uma sequência de recursos (vídeos e texto) e questionários organizados por módulos, onde é possível navegar sequencialmente ou através do menu inicial.
Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde também veio a concluir, mais tarde, o Mestrado em História Moderna.
É investigadora e professora de História desde 2002. A partir deste ano iniciou também a colaboração com a Porto Editora na criação de materiais pedagógicos na área da História. É coautora de manuais escolares de diferentes ciclos de ensino.
É também professora convidada na Escola Superior de Educação do Porto, no âmbito da Licenciatura em Educação Básica e do Mestrado em Ensino da História e Geografia de Portugal do 2.º ciclo do Ensino Básico.
É formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua (CCFCP) .
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