• duração

    12 horas

  • n.º módulos

    10 módulos

  • acreditação

    Não

  • valor
    59,00€ i

Aprender História, para que serve?

Quem nunca fez essa pergunta, coloque o dedo no ar! Mesmo nós que somos professores de História, quantas vezes, numa situação de sala de aula ou num dia menos bom, nos questionamos acerca da relevância da nossa disciplina?
É frequente associar-se a História a um passado distante e empoeirado. Na realidade, é o presente que dá sentido à História: desperta questões, leva-nos à procura de explicações para nos compreendermos e nos orientarmos neste mundo de mudanças cada vez mais rápidas.
É nesse pressuposto que este curso de formação pretende recentrar a importância da História na formação integral dos nossos alunos. Analisa-se e reflete-se sobre situações práticas da sala de aula, debate-se e propõe-se a implementação de novas abordagens metodológicas, suportadas pela partilha de um conjunto diversificado de materiais de trabalho, desafiando os nossos alunos a assumir o papel de decisores quanto ao rumo e ao desfecho de acontecimentos.
Assim sendo, podemos dizer que o papel da História passa por conhecer o passado, entender o país e o mundo de hoje, desenvolver competências sociais e de organização e, ao mesmo tempo, desenvolver pessoas críticas e informadas.
Estudar e aprender História permite-nos aprender a pensar.

 
 

Disponibilidade imediata

O acesso a este curso é válido desde o momento da sua inscrição e durante 1 ano.
Após inscrição e pagamento, aceda ao curso através do botão "Entrar" e recorrendo aos dados definidos aquando do registo.

Objetivos

  • Desenvolver a capacidade de reflexão sobre práticas/metodologias do ensino da História.
  • Promover a interpretação e a análise crítica de fontes históricas/historiográficas diversas.
  • Conhecer novas perspetivas metodológicas sobre “velhas” questões.
  • Orientar estratégias autónomas de aprendizagem mais aprofundada, conducentes à preparação de materiais pedagógicos e à implementação de novas dinâmicas de ensino.
  • Fomentar a dinamização de projetos interdisciplinares, partindo da matriz da disciplina de História.
  • Estimular uma maior valorização da arte e do património para aprender História.

Programa

Módulo 1Apresentação
  • A urgência da História!
Módulo 2Medir a pulsação à História
  • História: O que dizem os alunos? O que sentem os professores?
  • Medir a pulsação à História
  • História Com Vida
Módulo 3História em P2F: passado, presente e futuro
  • Direitos Humanos
  • Escravatura vs. Direitos Humanos
  • Atividades de desenvolvimento do projeto na disciplina de História
Módulo 4As notícias de hoje são a História de amanhã
  • Valores-notícia
  • As notícias de hoje são a História de amanhã
  • Viagem no tempo e no espaço da Lusofonia
Módulo 5No passado já havia fake news
  • A crise de 1383-1385
  • Fake news: problema social de longa data
Módulo 6Quando não se sabe, inventa-se!
  • Que verdade há nos mitos e nas lendas?
  • Mitos vs. lendas
  • As lendas da História e Geografia de Portugal
  • O imaginário medieval sobre o mar
Módulo 7E se... D. Afonso Henriques não tivesse nascido?
  • Stora, e se…? Pensar historicamente
  • A crise de 1383/1385. E se…?
  • O mapa cor-de-rosa e o Ultimato inglês de 1890. E se…?
Módulo 8Para, olha e observa: à descoberta dos monumentos
  • Trabalho de projeto - 2.º ciclo
  • Recolha de património imaterial: ofícios tradicionais
  • O património em debate
  • Trabalho de projeto - 3.º ciclo
  • Património cultural - Classificação
Módulo 9Para, olha e observa: à descoberta da pintura
  • Abrir os olhos para a pintura
  • Olhar a pintura com outros olhos
Módulo 10Módulo final
  • Links úteis e bibliografia

Destinatários

Professores e todos aqueles que pretendam adquirir conhecimentos nesta área.

Requisitos de avaliação

Este curso não é acreditado pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC).

Para obter um certificado de participação do curso terá de realizar 75% das atividades nele propostas. Para tal, assegure-se que, após visualização, marca cada recurso como concluído através do botão disponível para o efeito e responde aos questionários no final de cada módulo.

O certificado de participação ficará disponível para consulta e download na sua área pessoal.
 

 

 

Modalidade

Os cursos de autoaprendizagem são totalmente assíncronos, sem tutoria, e permitem uma exploração autónoma e flexível, sem horários fixos e em qualquer lugar.

Cada curso é composto por uma sequência de recursos (vídeos e texto) e questionários organizados por módulos, onde é possível navegar sequencialmente ou através do menu inicial.

 
 

Autores e Formadores

Elisabete Jesus
Autor
Elisabete Jesus

Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde também veio a concluir, mais tarde, o Mestrado em História Moderna.
É investigadora e professora de História desde 2002. A partir deste ano iniciou também a colaboração com a Porto Editora na criação de materiais pedagógicos na área da História. É coautora de manuais escolares de diferentes ciclos de ensino. 
É também professora convidada na Escola Superior de Educação do Porto, no âmbito da Licenciatura em Educação Básica e do Mestrado em Ensino da História e Geografia de Portugal do 2.º ciclo do Ensino Básico.
É formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua (CCFCP) .

Cursos

Avaliação e comentários

Gostei muito
Carla Gonçalves ● 05-06-2024
Gostei muito, apreciei as sugestões e a forma simples e criativa de como a professora Elisabete Jesus encara o ensino da História.
Luciana Magalhães ● 11-08-2023
Gonçalo Lopes ● 02-03-2023
Muito interessante
Diana Lopes ● 02-02-2023
Muito interessante! É um curso que aborda temáticas muito importantes e atuais. Aconselho vivamente!