A urgência da História! (acreditado)

BREVEMENTE DISPONÍVEL
  • duração

    25 horas

  • n.º módulos

    10 módulos

  • acreditação

    Acreditado

  • valor
    99,00€ i

Aprender História, para que serve?

Quem nunca fez essa pergunta, coloque o dedo no ar! Mesmo nós que somos professores de História, quantas vezes, numa situação de sala de aula ou num dia menos bom, nos questionamos acerca da relevância da nossa disciplina?
É frequente associar-se a História a um passado distante e empoeirado. Na realidade, é o presente que dá sentido à História: desperta questões, leva-nos à procura de explicações para nos compreendermos e nos orientarmos neste mundo de mudanças cada vez mais rápidas.
É nesse pressuposto que este curso de formação pretende recentrar a importância da História na formação integral dos nossos alunos. Analisa-se e reflete-se sobre situações práticas da sala de aula, debate-se e propõe-se a implementação de novas abordagens metodológicas, suportadas pela partilha de um conjunto diversificado de materiais de trabalho, desafiando os nossos alunos a assumir o papel de decisores quanto ao rumo e ao desfecho de acontecimentos.
Assim sendo, podemos dizer que o papel da História passa por conhecer o passado, entender o país e o mundo de hoje, desenvolver competências sociais e de organização e, ao mesmo tempo, desenvolver pessoas críticas e informadas.
Estudar e aprender História permite-nos aprender a pensar.

Próximas datas

Todas as ações deste curso encontram-se esgotadas. Caso se verifique abertura de novas ações, poderemos contactá-lo, bastando, para tal, que nos indique o seu endereço de e-mail.

  • 07-06-2024
    HISTAC - Ação 7
    ESGOTADA

O número de vagas existente em cada ação está dependente do pagamento das inscrições realizadas. As que não forem pagas num período de 24 horas deixarão de ser válidas e darão origem a novas vagas. Mantenha-se atualizado, consultando esta página com regularidade.

Objetivos

  • Desenvolver a capacidade de reflexão sobre práticas/metodologias do ensino da História.
  • Promover a interpretação e a análise crítica de fontes históricas/historiográficas diversas.
  • Conhecer novas perspetivas metodológicas sobre “velhas” questões.
  • Orientar estratégias autónomas de aprendizagem mais aprofundada, conducentes à preparação de materiais pedagógicos e à implementação de novas dinâmicas de ensino.
  • Fomentar a dinamização de projetos interdisciplinares, partindo da matriz da disciplina de História.
  • Estimular uma maior valorização da arte e do património para aprender História.

Programa

Módulo 1Apresentação
  • A urgência da História!
Módulo 2Medir a pulsação à História
  • História: O que dizem os alunos? O que sentem os professores?
  • Medir a pulsação à História
  • História Com Vida
Módulo 3História em P2F: passado, presente e futuro
  • Direitos Humanos
  • Escravatura vs. Direitos Humanos
  • Atividades de Desenvolvimento do Projeto na disciplina de História
Módulo 4As notícias de hoje são a História de amanhã
  • Valores-notícia
  • As notícias de hoje são a História de amanhã
  • Viagem no tempo e no espaço da Lusofonia
Módulo 5No passado já havia fake news
  • A crise de 1383-1385
  • Fake news: problema social de longa data
Módulo 6Quando não se sabe, inventa-se!
  • Que verdade há nos mitos e nas lendas?
  • Mitos vs. lendas
  • As lendas da História e Geografia de Portugal
  • O imaginário medieval sobre o mar
Módulo 7E se... D. Afonso Henriques não tivesse nascido?
  • Stora, e se…? Pensar historicamente
  • A crise de 1383/1385. E se…?
  • O mapa cor-de-rosa e o Ultimato inglês de 1890. E se…?
Módulo 8Para, olha e observa: à descoberta dos monumentos
  • Trabalho de projeto - 2.º ciclo
  • Recolha de património imaterial: ofícios tradicionais
  • O património em debate
  • Trabalho de projeto - 3.º ciclo
  • Património cultural - Classificação
Módulo 9Para, olha e observa: à descoberta da pintura
  • Abrir os olhos para a pintura
  • Olhar a pintura com outros olhos
Módulo 10Módulo final
  • Links úteis e bibliografia

Destinatários

Professores de Português e Estudos Sociais/História do 2.º Ciclo do Ensino Básico (grupo 200). Professores de História do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Secundário (grupo 400).

Requisitos de avaliação

A avaliação decorrerá em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, bem como pela Carta Circular CCPFC-3-2007. Tem como requisito essencial a participação num mínimo de dois terços do tempo previsto para as sessões síncronas.

A avaliação centrar-se-á na participação, no trabalho e na evolução dos/as formandos/as. Serão consideradas a participação no fórum, nas sessões assíncronas e síncronas, e a execução das tarefas propostas, incluindo questionários de avaliação e relatório crítico. Será também avaliada a qualidade e a pertinência da participação dos formandos em fóruns sobre os diversos temas.

Os formandos deverão ainda apresentar um relatório final elaborado com base nas instruções do formador.

Modalidade

A formação realizar-se-á em regime de e-learning, com sessões de trabalho síncronas (por videoconferência) e assíncronas.

Em cada módulo, serão disponibilizados vídeos, documentação, links e bibliografia que permitirão aos formandos aprofundar o seu conhecimento sobre os temas.

As propostas de atividade de cada sessão promoverão o desenvolvimento de trabalho individual e/ou em grupo, nomeadamente através de exercícios interativos e sugestões de reflexão, a desenvolver no fórum, sobre as temáticas em causa. Será privilegiada a aplicação e a reflexão sobre a prática, numa ligação estreita com os contextos e as vivências profissionais dos formandos. As sessões incluirão, ainda, momentos e espaços de partilha de experiências e de discussão, através de fóruns online. O formador terá um papel facilitador, promovendo a reflexão sobre os temas e colocando questões de ordem teórica e prática a trabalhar em cada sessão. O acompanhamento, esclarecimento de dúvidas e apoio às atividades de aprendizagem far-se-á através de fóruns de discussão e correio eletrónico.

Cronograma

As ações calendarizadas realizar-se-ão mediante um número mínimo de formandos inscritos.

Consulte o vídeo tutorial e as instruções de acesso às sessões síncronas.

IMPORTANTE: a emissão dos certificados da Ação 7 decorrerá em setembro de 2024.

Ação 6
07/05/2024 a 25/06/2024
Formadora: Elisabete Jesus

 

Sessões síncronas

Sessão 1 14/05/2024 | 18h00-19h30
O mundo à minha volta - propostas de experiências de aprendizagem

Sessão 2 28/05/2024 | 18h00-19h30
Os passados dolorosos no ensino-aprendizagem da História

Sessão 3 11/06/2024 | 18h00-20h00
A urgência da História na "era da pós-verdade" e da realidade líquida
Ação 7
07/06/2024 a 22/07/2024
Formadora: Elisabete Jesus

 

Sessões síncronas

Sessão 1 12/06/2024 | 18h00-19h30
O mundo à minha volta - propostas de experiências de aprendizagem

Sessão 2 26/06/2024 | 18h00-19h30
Os passados dolorosos no ensino-aprendizagem da História

Sessão 3 10/07/2024 | 18h00-20h00
A urgência da História na "era da pós-verdade" e da realidade líquida

A participação num mínimo de dois terços do tempo previsto para as sessões síncronas é requisito essencial para a avaliação.

Acreditação

Esta ação de formação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, em parceria com o Centro de Formação da Casa do Professor, com 25 horas para efeitos de progressão na carreira docente.

Releva para efeitos da aplicação do n.º 1 do artigo 8.º e do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores para docentes dos grupos de recrutamento 200 e 400.

Autores e Formadores

Elisabete Jesus
Autor
Elisabete Jesus

Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde também veio a concluir, mais tarde, o Mestrado em História Moderna.
É investigadora e professora de História desde 2002. A partir deste ano iniciou também a colaboração com a Porto Editora na criação de materiais pedagógicos na área da História. É coautora de manuais escolares de diferentes ciclos de ensino. 
É também professora convidada na Escola Superior de Educação do Porto, no âmbito da Licenciatura em Educação Básica e do Mestrado em Ensino da História e Geografia de Portugal do 2.º ciclo do Ensino Básico.
É formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua (CCFCP) .

Cursos

Opinião dos formandos

Sinto que progredi
Luis Filipe Reis ● 31-10-2023
Gostei muito desta ação de formação (até agora a única) que experimentei. Toda a equipa está sempre pronta a ajudar e a esclarecer dúvidas. O curso foi muito esclarecedor e, inclusivamente, disponibilizam materiais para usarmos com os nossos alunos. Sinto assim que progredi, tanto no plano científico quanto no pedagógico-didático.
Experiência muito boa
Ana Paula Pinto ● 30-10-2023
A experiência foi muito boa. As ações de formação têm muita qualidade e o ritmo de trabalho é gerido em função do tempo e ritmo do formando. Aproveitarei todas as oportunidades que houver.
Excelente experiência!
Ana Cristina Magalhães ● 13-10-2023
Experiência positiva e enriquecedora
Maria Manuela Coimbra ● 12-10-2023
Esta foi a minha primeira experiência na Academia Virtual e classifico-a de extremamente positiva e enriquecedora. Já recomendei a vários colegas de profissão e estou ciente de que serão vossos convidados em próximas edições.Bem hajam.
Gostei bastante
José Alexandre Sousa ● 11-07-2023
Foi a minha primeira experiência e gostei bastante.
Experiência enriquecedora
Ana Paula Linhares ● 09-07-2023
Experiência muito enriquecedora porque nos permite partilhar conhecimentos, metodologias e práticas pedagógicas interessantes e variadas com docentes de todo o país.
Experiência muito positiva
Maria Jesus Videira Lourenço ● 08-07-2023
Experiência muito positiva, curso muito bem estruturado, formadora excelente. Espero que diversifiquem a oferta formativa neste modelo de e-Learning.
Adorei o curso, muito útil
Maria Isabel Nogueira ● 28-06-2023
Adorei o curso, muito útil na formação de docentes. Sem dúvida, uma excelente ferramenta de informação e de trabalho que nos permite aperfeiçoar o uso das novas tecnologias. A Academia Virtual dá-nos a possibilidade de trabalharmos ao nosso ritmo, sendo considerada uma mais-valia. A experiência foi muito positiva e enriquecedora.
Fácil acesso
Sónia Cristina Pinto ● 23-06-2023
Plataforma de fácil acesso, clara e intuitiva.
Experiência muito positiva
Hugo Fernandez ● 22-06-2023
Foi uma experiência muito positiva, interessante e produtiva.
Propostas aliciantes e diversificadas
Maria João Olivença ● 28-04-2023
Desconhecia a existência da Academia Virtual e, por mero acaso, numa pesquisa feita na net, há poucos meses, encontrei-a. Inscrevi-me logo no curso que mais me despertou interesse (e do qual gostei imenso de frequentar), mas existem outros que muito me agradam (...). Vou passar a estar atenta às vossas propostas, pois são muito aliciantes e diversificadas.
Gostei muito do formato do curso
Maria Silva ● 27-04-2023
Foi uma experiência que me permitiu atualizar conhecimentos. Gostei muito do formato do curso, dividido em sessões síncronas e trabalho autónomo.
Excelente
Ester Ines ● 18-04-2023
Gostei bastante
Sílvia Peralta ● 12-04-2023
Gostei bastante. O processo de formação é bastante acessível.
Muito bom
Ana Alexandra Carvalho ● 12-04-2023
Experiência muito boa
Virginia Delgado ● 11-04-2023
Foi uma experiência bastante positiva
Alcino Pedrosa ● 04-03-2023
Foi uma experiência bastante positiva. As sessões síncronas foram dinâmicas, suportadas em materiais ricos e diversificados. Os temas, para além de interessantes, correspondiam as expectativas que tinha.
Bons cursos
Isabel Marques ● 02-03-2023
A Academia Virtual é bastante prática, de fácil acesso e com bons cursos.
Excelente forma de fazer formação
Emilia Pereira ● 22-02-2023
Pertinência das temáticas
Vanda Carvalho ● 21-02-2023
A frequência, até ao momento, de vários cursos ministrados pela Academia tem sido bastante prazerosa devido à pertinência das temáticas abordadas, mas também às diferentes metodologias utilizadas na sua abordagem.
Excelente!
Anabela Peca ● 20-02-2023
Excelente
Rosa Galvão ● 16-02-2023
10 de 22 resultado
Ver todos os comentários