- A urgência da História!
A urgência da História! (acreditado)
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duração
25 horas
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n.º módulos
10 módulos
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acreditação
Acreditado
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valor
99,00€
Aprender História, para que serve?
Quem nunca fez essa pergunta, coloque o dedo no ar! Mesmo nós que somos professores de História, quantas vezes, numa situação de sala de aula ou num dia menos bom, nos questionamos acerca da relevância da nossa disciplina?
É frequente associar-se a História a um passado distante e empoeirado. Na realidade, é o presente que dá sentido à História: desperta questões, leva-nos à procura de explicações para nos compreendermos e nos orientarmos neste mundo de mudanças cada vez mais rápidas.
É nesse pressuposto que este curso de formação pretende recentrar a importância da História na formação integral dos nossos alunos. Analisa-se e reflete-se sobre situações práticas da sala de aula, debate-se e propõe-se a implementação de novas abordagens metodológicas, suportadas pela partilha de um conjunto diversificado de materiais de trabalho, desafiando os nossos alunos a assumir o papel de decisores quanto ao rumo e ao desfecho de acontecimentos.
Assim sendo, podemos dizer que o papel da História passa por conhecer o passado, entender o país e o mundo de hoje, desenvolver competências sociais e de organização e, ao mesmo tempo, desenvolver pessoas críticas e informadas.
Estudar e aprender História permite-nos aprender a pensar.
Próximas datas
Todas as ações deste curso encontram-se esgotadas. Caso se verifique abertura de novas ações, poderemos contactá-lo, bastando, para tal, que nos indique o seu endereço de e-mail.
- 18-10-2024
HISTAC - Ação 9
O número de vagas existente em cada ação está dependente do pagamento das inscrições realizadas. As que não forem pagas num período de 24 horas deixarão de ser válidas e darão origem a novas vagas. Mantenha-se atualizado, consultando esta página com regularidade.
Objetivos
- Desenvolver a capacidade de reflexão sobre práticas/metodologias do ensino da História.
- Promover a interpretação e a análise crítica de fontes históricas/historiográficas diversas.
- Conhecer novas perspetivas metodológicas sobre “velhas” questões.
- Orientar estratégias autónomas de aprendizagem mais aprofundada, conducentes à preparação de materiais pedagógicos e à implementação de novas dinâmicas de ensino.
- Fomentar a dinamização de projetos interdisciplinares, partindo da matriz da disciplina de História.
- Estimular uma maior valorização da arte e do património para aprender História.
- História: O que dizem os alunos? O que sentem os professores?
- Medir a pulsação à História
- História Com Vida
- Direitos Humanos
- Escravatura vs. Direitos Humanos
- Atividades de Desenvolvimento do Projeto na disciplina de História
- Valores-notícia
- As notícias de hoje são a História de amanhã
- Viagem no tempo e no espaço da Lusofonia
- A crise de 1383-1385
- Fake news: problema social de longa data
- Que verdade há nos mitos e nas lendas?
- Mitos vs. lendas
- As lendas da História e Geografia de Portugal
- O imaginário medieval sobre o mar
- Stora, e se…? Pensar historicamente
- A crise de 1383/1385. E se…?
- O mapa cor-de-rosa e o Ultimato inglês de 1890. E se…?
- Trabalho de projeto - 2.º ciclo
- Recolha de património imaterial: ofícios tradicionais
- O património em debate
- Trabalho de projeto - 3.º ciclo
- Património cultural - Classificação
- Abrir os olhos para a pintura
- Olhar a pintura com outros olhos
- Links úteis e bibliografia
Requisitos de avaliação
A avaliação decorrerá em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, bem como pela Carta Circular CCPFC-3-2007. Tem como requisito essencial a participação num mínimo de dois terços do tempo previsto para as sessões síncronas.
A avaliação centrar-se-á na participação, no trabalho e na evolução dos/as formandos/as. Serão consideradas a participação no fórum, nas sessões assíncronas e síncronas, e a execução das tarefas propostas, incluindo questionários de avaliação e relatório crítico. Será também avaliada a qualidade e a pertinência da participação dos formandos em fóruns sobre os diversos temas.
Os formandos deverão ainda apresentar um relatório final elaborado com base nas instruções do formador.
Modalidade
A formação realizar-se-á em regime de e-learning, com sessões de trabalho síncronas (por videoconferência) e assíncronas.
Em cada módulo, serão disponibilizados vídeos, documentação, links e bibliografia que permitirão aos formandos aprofundar o seu conhecimento sobre os temas.
As propostas de atividade de cada sessão promoverão o desenvolvimento de trabalho individual e/ou em grupo, nomeadamente através de exercícios interativos e sugestões de reflexão, a desenvolver no fórum, sobre as temáticas em causa. Será privilegiada a aplicação e a reflexão sobre a prática, numa ligação estreita com os contextos e as vivências profissionais dos formandos. As sessões incluirão, ainda, momentos e espaços de partilha de experiências e de discussão, através de fóruns online. O formador terá um papel facilitador, promovendo a reflexão sobre os temas e colocando questões de ordem teórica e prática a trabalhar em cada sessão. O acompanhamento, esclarecimento de dúvidas e apoio às atividades de aprendizagem far-se-á através de fóruns de discussão e correio eletrónico.
Cronograma
As ações calendarizadas realizar-se-ão mediante um número mínimo de formandos inscritos.
Consulte o vídeo tutorial e as instruções de acesso às sessões síncronas.
A participação num mínimo de dois terços do tempo previsto para as sessões síncronas é requisito essencial para a avaliação.
Acreditação
Esta ação de formação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, em parceria com o Centro de Formação da Casa do Professor, com 25 horas para efeitos de progressão na carreira docente.
Releva para efeitos da aplicação do n.º 1 do artigo 8.º e do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores para docentes dos grupos de recrutamento 200 e 400.
Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde também veio a concluir, mais tarde, o Mestrado em História Moderna.
É investigadora e professora de História desde 2002. A partir deste ano iniciou também a colaboração com a Porto Editora na criação de materiais pedagógicos na área da História. É coautora de manuais escolares de diferentes ciclos de ensino.
É também professora convidada na Escola Superior de Educação do Porto, no âmbito da Licenciatura em Educação Básica e do Mestrado em Ensino da História e Geografia de Portugal do 2.º ciclo do Ensino Básico.
É formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua (CCFCP) .
Opinião dos formandos