Aprendizagens Essenciais de Matemática – 3.º Ciclo (acreditado)

BREVEMENTE DISPONÍVEL
  • duração

    25h (20h assíncronas, 5h síncronas)

  • n.º módulos

    6 módulos

  • acreditação

    Acreditado

  • valor
    99,00€ i

Apresentação

As orientações das Aprendizagens Essenciais de Matemática (AE) para o 3.º ciclo colocam novos desafios aos docentes desta área disciplinar.

Neste curso, serão abordadas formas de operacionalização das orientações presentes no documento curricular. Através de exemplos concretos, serão analisadas as articulações entre os temas matemáticos, as capacidades matemáticas e as habilidades e atitudes gerais transversais.

Além disso, serão trabalhadas tarefas com o intuito de refletir sobre a concretização dos objetivos definidos e as potencialidades dos recursos mobilizados.

O número de vagas existente em cada ação está dependente do pagamento das inscrições realizadas. As que não forem pagas num período de 24 horas deixarão de ser válidas e darão origem a novas vagas. Mantenha-se atualizado, consultando esta página com regularidade.

Objetivos

  • Contactar com o documento das Aprendizagens Essenciais (AE) de Matemática do 3.º ciclo.
  • Abordar formas de operacionalização das orientações presentes no documento curricular das AE.
  • Explorar exemplos de articulação entre os diferentes temas matemáticos, as capacidades matemáticas e as capacidades e atitudes gerais transversais.
  • Trabalhar tarefas, procurando refletir sobre a concretização dos objetivos definidos e as potencialidades dos recursos mobilizados.

Programa

Módulo 1Primeira leitura das AE de Matemática
  • Apresentação do documento das AE
  • Uma abordagem ao documento curricular das AE
Módulo 2Articulação de conteúdos nas AE
  • Articulação entre temas matemáticos, capacidades matemáticas e capacidades e atitudes gerais transversais
  • Uma proposta de articulação de conteúdos das AE
Módulo 3Números
  • Resolução de problemas com a folha de cálculo
  • Raciocínio matemático com o WolframAlpha
Módulo 4Geometria
  • Tarefas do GeoGebra
  • Conexões com tarefas do GeoGebra
Módulo 5Dados e Probabilidades
  • Comunicação matemática num estudo estatístico
  • Representações matemáticas nas probabilidades
Módulo 6Álgebra
  • Ambiente de programação visual - Scratch
  • Pensamento computacional com Scratch

Destinatários

Professores de Matemática do 3.º Ciclo do Ensino Básico (grupo 500).

Requisitos de avaliação

A avaliação decorrerá em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, bem como pela Carta Circular CCPFC-3-2007. Tem como requisito essencial a participação num mínimo de dois terços do tempo previsto para as sessões síncronas.

A avaliação centrar-se-á na participação, no trabalho e na evolução dos/as formandos/as. Serão consideradas a participação no fórum, nas sessões assíncronas e síncronas, e a execução das tarefas propostas e relatório crítico. Será também avaliada a qualidade e a pertinência da participação dos formandos em fóruns sobre os diversos temas.

Os formandos deverão ainda apresentar um relatório final elaborado com base nas instruções do formador.

Modalidade

A formação realizar-se-á em regime de e-learning, com sessões de trabalho síncronas (por videoconferência) e assíncronas.

Em cada módulo, serão disponibilizados vídeos, documentação, links e bibliografia que permitirão aos formandos aprofundar o seu conhecimento sobre os temas.

Será privilegiada a aplicação e a reflexão sobre a prática, numa ligação estreita com os contextos e as vivências profissionais dos formandos. As sessões incluirão, ainda, momentos e espaços de partilha de experiências e de discussão, através de fóruns de discussão. O formador terá um papel facilitador, promovendo a reflexão sobre os temas e colocando questões de ordem teórica e prática a trabalhar em cada sessão. O acompanhamento, esclarecimento de dúvidas e apoio às atividades de aprendizagem far-se-á através de fóruns de discussão e correio eletrónico.

Acreditação

Esta ação de formação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, em parceria com o Centro Formação Leonardo Coimbra - Associação Nacional de Professores, com 25 horas para efeitos de progressão na carreira docente.

Releva para efeitos da aplicação do n.º 1 do artigo 8.º e do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores para docentes do grupo de recrutamento 500.

Cronograma

As ações calendarizadas realizar-se-ão mediante um número mínimo de formandos inscritos.

Consulte aqui o vídeo tutorial e as instruções de acesso às sessões síncronas.

IMPORTANTE: a emissão dos certificados da ação 1 decorrerá em setembro de 2025.

Ação 1
15-07-2025 a 25-08-2025
Formadores: António Cardoso, Sandra Raposo

 

Sessões síncronas

Sessão 1 17-07-2025 | 18:00-20:00


Sessão 2 24-07-2025 | 18:00-19:30


Sessão 3 31-07-2025 | 18:00-19:30


 

A participação num mínimo de dois terços do tempo previsto para as sessões síncronas é requisito essencial para a avaliação.

Autores e Formadores

António Barral Cardoso
Autor
António Barral Cardoso
Professor de Matemática do Ensino Básico e Secundário. É licenciado em Ensino de Matemática e tem o curso de especialização do Mestrado em Educação Matemática, pela Universidade de Évora. Foi professor de uma turma de antecipação da generalização das novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o 3.º ciclo. Desenvolve também atividade como formador de professores.
Cursos
Sandra Lino Raposo
Autor
Sandra Lino Raposo
Professora de Matemática do Ensino Básico e Secundário, licenciada em Matemática - Ramo de Formação Educacional pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa. Foi professora acompanhante da implementação do Programa de Matemática de 2007. Foi professora de uma turma de antecipação da generalização das novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o 3.º ciclo. Desenvolveu ainda atividades ao nível da formação de professores (Didática Específica - Matemática).
Cursos

Avaliação e comentários

José Pedro Queirós ● 02-06-2025