- Apresentação do documento das AE
- Uma abordagem ao documento curricular das AE
Aprendizagens Essenciais de Matemática – 3.º Ciclo (acreditado)
-
duração
25h (20h assíncronas, 5h síncronas)
-
n.º módulos
6 módulos
-
acreditação
Acreditado
-
valor
99,00€
Apresentação
As orientações das Aprendizagens Essenciais de Matemática (AE) para o 3.º ciclo colocam novos desafios aos docentes desta área disciplinar.
Neste curso, serão abordadas formas de operacionalização das orientações presentes no documento curricular. Através de exemplos concretos, serão analisadas as articulações entre os temas matemáticos, as capacidades matemáticas e as habilidades e atitudes gerais transversais.
Além disso, serão trabalhadas tarefas com o intuito de refletir sobre a concretização dos objetivos definidos e as potencialidades dos recursos mobilizados.
O número de vagas existente em cada ação está dependente do pagamento das inscrições realizadas. As que não forem pagas num período de 24 horas deixarão de ser válidas e darão origem a novas vagas. Mantenha-se atualizado, consultando esta página com regularidade.
Objetivos
- Contactar com o documento das Aprendizagens Essenciais (AE) de Matemática do 3.º ciclo.
- Abordar formas de operacionalização das orientações presentes no documento curricular das AE.
- Explorar exemplos de articulação entre os diferentes temas matemáticos, as capacidades matemáticas e as capacidades e atitudes gerais transversais.
- Trabalhar tarefas, procurando refletir sobre a concretização dos objetivos definidos e as potencialidades dos recursos mobilizados.
- Articulação entre temas matemáticos, capacidades matemáticas e capacidades e atitudes gerais transversais
- Uma proposta de articulação de conteúdos das AE
- Resolução de problemas com a folha de cálculo
- Raciocínio matemático com o WolframAlpha
- Tarefas do GeoGebra
- Conexões com tarefas do GeoGebra
- Comunicação matemática num estudo estatístico
- Representações matemáticas nas probabilidades
- Ambiente de programação visual - Scratch
- Pensamento computacional com Scratch
Requisitos de avaliação
A avaliação decorrerá em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, bem como pela Carta Circular CCPFC-3-2007. Tem como requisito essencial a participação num mínimo de dois terços do tempo previsto para as sessões síncronas.
A avaliação centrar-se-á na participação, no trabalho e na evolução dos/as formandos/as. Serão consideradas a participação no fórum, nas sessões assíncronas e síncronas, e a execução das tarefas propostas e relatório crítico. Será também avaliada a qualidade e a pertinência da participação dos formandos em fóruns sobre os diversos temas.
Os formandos deverão ainda apresentar um relatório final elaborado com base nas instruções do formador.
Modalidade
A formação realizar-se-á em regime de e-learning, com sessões de trabalho síncronas (por videoconferência) e assíncronas.
Em cada módulo, serão disponibilizados vídeos, documentação, links e bibliografia que permitirão aos formandos aprofundar o seu conhecimento sobre os temas.
Será privilegiada a aplicação e a reflexão sobre a prática, numa ligação estreita com os contextos e as vivências profissionais dos formandos. As sessões incluirão, ainda, momentos e espaços de partilha de experiências e de discussão, através de fóruns de discussão. O formador terá um papel facilitador, promovendo a reflexão sobre os temas e colocando questões de ordem teórica e prática a trabalhar em cada sessão. O acompanhamento, esclarecimento de dúvidas e apoio às atividades de aprendizagem far-se-á através de fóruns de discussão e correio eletrónico.
Acreditação
Esta ação de formação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, em parceria com o Centro Formação Leonardo Coimbra - Associação Nacional de Professores, com 25 horas para efeitos de progressão na carreira docente.
Releva para efeitos da aplicação do n.º 1 do artigo 8.º e do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores para docentes do grupo de recrutamento 500.
Cronograma
As ações calendarizadas realizar-se-ão mediante um número mínimo de formandos inscritos.
Consulte aqui o vídeo tutorial e as instruções de acesso às sessões síncronas.
IMPORTANTE: a emissão dos certificados da ação 1 decorrerá em setembro de 2025.
15-07-2025 a 25-08-2025
Formadores: António Cardoso, Sandra Raposo
Sessões síncronas
Sessão 1 17-07-2025 | 18:00-20:00Sessão 2 24-07-2025 | 18:00-19:30
Sessão 3 31-07-2025 | 18:00-19:30
A participação num mínimo de dois terços do tempo previsto para as sessões síncronas é requisito essencial para a avaliação.
Avaliação e comentários