Aprendizagens Essenciais de Matemática A (acreditado)

  • duração

    25 horas

  • n.º módulos

    6 módulos

  • acreditação

    Acreditado

  • valor
    99,00€ i

Apresentação

O quadro de renovação curricular na disciplina de Matemática A do Ensino Secundário, com a homologação das Aprendizagens Essenciais (AE) em janeiro de 2023, coloca desafios aos professores com a introdução de temas matemáticos nunca estudados nesta disciplina e com orientações metodológicas que apontam para um ensino exploratório, valorizando o papel do aluno.

Neste curso, encontrará um contributo para uma apropriação destes documentos curriculares, através de uma análise dos aspetos mais relevantes dos vários temas e orientações metodológicas recomendadas. Para isso, são apresentados diversos exemplos de tarefas que podem ser propostas aos alunos e que visam refletir as mudanças pretendidas.

Próximas datas

  • 13-05-2025
    AEMSAC - Ação 1

O número de vagas existente em cada ação está dependente do pagamento das inscrições realizadas. As que não forem pagas num período de 24 horas deixarão de ser válidas e darão origem a novas vagas. Mantenha-se atualizado, consultando esta página com regularidade.

Objetivos

  • Contactar com o documento das Aprendizagens Essenciais (AE) de Matemática A do Ensino Secundário.
  • Abordar formas de operacionalização das orientações presentes no documento curricular das AE.
  • Explorar exemplos de articulação entre os diferentes temas matemáticos e as orientações metodológicas recomendadas.
  • Trabalhar tarefas que reflitam as mudanças curriculares.

Programa

Módulo 1Primeira leitura das Aprendizagens Essenciais de Matemática A
  • Primeira leitura das Aprendizagens Essenciais de Matemática A
  • Uma proposta de leitura da articulação vertical das funções nas AE de Matemática A
Módulo 2Modelos matemáticos para a cidadania
  • Modelos matemáticos - eleições e partilha
  • Método de Hondt e Método de St.Laguë
Módulo 3Estatística
  • Estatística e tecnologia
  • Análise de dados bivariados
Módulo 4Geometria Sintética e AGD
  • Geometria Sintética
  • Pontos notáveis do triângulo
  • O papel da demonstração e a articulação com o AGD
  • Propriedades do baricentro
Módulo 5Pensamento computacional
  • Pensamento computacional e Python
  • Generalizar a resolução de equações do 1.º grau
  • Soma de n termos de uma sucessão
Módulo 6Geometria Analítica e AGD
  • A Geometria Analítica e a exploração de construções geométricas em AGD 3D
  • Plano mediador e interseção com os eixos

Destinatários

Professores de Matemática do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário (grupo 500).

Acreditação

Esta ação de formação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, em parceria com o Centro Formação Leonardo Coimbra - Associação Nacional de Professores, com 25 horas para efeitos de progressão na carreira docente.

Releva para efeitos da aplicação do n.º 1 do artigo 8.º e do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores para docentes do grupo de recrutamento 500.

Modalidade

A formação realizar-se-á em regime de e-learning, com sessões de trabalho síncronas (por videoconferência) e assíncronas.

Em cada módulo, serão disponibilizados vídeos, documentação, links e bibliografia que permitirão aos formandos aprofundar o seu conhecimento sobre os temas.

Será privilegiada a aplicação e a reflexão sobre a prática, numa ligação estreita com os contextos e as vivências profissionais dos formandos. As sessões incluirão, ainda, momentos e espaços de partilha de experiências e de discussão, através de fóruns de discussão. O formador terá um papel facilitador, promovendo a reflexão sobre os temas e colocando questões de ordem teórica e prática a trabalhar em cada sessão. O acompanhamento, esclarecimento de dúvidas e apoio às atividades de aprendizagem far-se-á através de fóruns de discussão e correio eletrónico.

Cronograma

As ações calendarizadas realizar-se-ão mediante um número mínimo de formandos inscritos.

Consulte aqui o vídeo tutorial e as instruções de acesso às sessões síncronas.

Ação 1
13-05-2025 a 24-06-2025
Formadores: João Almiro e Paulo Correia

 

Sessões síncronas

Sessão 1 15-05-2025 | 18:30-19:30
Apresentação

Sessão 2 29-05-2025 | 18:30-20:30
GeoGebra 2D e Folha de Cálculo

Sessão 3 12-06-2025 | 18:30-20:30
GeoGebra 3D e Python 

 

A participação num mínimo de dois terços do tempo previsto para as sessões síncronas é requisito essencial para a avaliação.

Requisitos de avaliação

A avaliação decorrerá em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, bem como pela Carta Circular CCPFC-3-2007. Tem como requisito essencial a participação num mínimo de dois terços do tempo previsto para as sessões síncronas.

A avaliação centrar-se-á na participação, no trabalho e na evolução dos/as formandos/as. Serão consideradas a participação no fórum, nas sessões assíncronas e síncronas, e a execução das tarefas propostas e relatório crítico. Será também avaliada a qualidade e a pertinência da participação dos formandos em fóruns sobre os diversos temas.

Os formandos deverão ainda apresentar um relatório final elaborado com base nas instruções do formador.

Autores e Formadores

João Almiro
Autor
João Almiro
Licenciado em Matemática – Ramo Educacional e mestre em Educação – especialidade de Didática de Matemática na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Foi professor de Matemática na Escola Secundária de Tondela e tem estado ligado à formação de professores, como formador, tendo sido diretor e consultor de formação do Centro de Formação Tomás Ribeiro – Tondela. Esteve envolvido em variados projetos de inovação e desenvolvimento curricular, associados a programas de formação tanto na sua escola, como em colaboração com a Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento curricular (DGIDC), a Direção Geral de Educação (DGE) e a Associação de Professores de Matemática (APM), na qual se destacam o Grupo de Trabalho de Investigação, o Grupo de Trabalho do Ensino Secundário e o Grupo de Trabalho T3 (Teachers Teaching with Technology). Integrou os grupos de trabalho que redigiram as "Recomendações para a melhoria das aprendizagens dos alunos em Matemática" e as Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário.
Cursos
Paulo Correia
Autor
Paulo Correia
Licenciado em Ensino de Matemática na Universidade de Évora, onde também concluiu o Curso de Especialização em Educação Matemática. É professor de Matemática do Ensino Básico e Secundário e desenvolve atividade como formador de professores nas áreas de Matemática e das Tecnologias. Esteve envolvido em variados projetos de inovação e desenvolvimento curricular, associados a programas de formação tanto na sua escola, como em colaboração com a Direção Geral de Educação (DGE) e a Associação de Professores de Matemática (APM), na qual se destacam o Grupo de Trabalho do Ensino Secundário. Integrou os grupos de trabalho que redigiram as "Recomendações para a melhoria das aprendizagens dos alunos em Matemática", as Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico e o Ensino Secundário. Atualmente é professor de duas turmas piloto para a antecipação da aplicação das Novas Aprendizagens Essenciais (AE) de Matemática A. Mantém a página mat.absolutamente.net.
Cursos

Avaliação e comentários