- Primeira leitura das Aprendizagens Essenciais de Matemática A
- Uma proposta de leitura da articulação vertical das funções nas AE de Matemática A
Aprendizagens Essenciais de Matemática A (acreditado)
-
duração
25 horas
-
n.º módulos
6 módulos
-
acreditação
Acreditado
-
valor
99,00€
Apresentação
O quadro de renovação curricular na disciplina de Matemática A do Ensino Secundário, com a homologação das Aprendizagens Essenciais (AE) em janeiro de 2023, coloca desafios aos professores com a introdução de temas matemáticos nunca estudados nesta disciplina e com orientações metodológicas que apontam para um ensino exploratório, valorizando o papel do aluno.
Neste curso, encontrará um contributo para uma apropriação destes documentos curriculares, através de uma análise dos aspetos mais relevantes dos vários temas e orientações metodológicas recomendadas. Para isso, são apresentados diversos exemplos de tarefas que podem ser propostas aos alunos e que visam refletir as mudanças pretendidas.
Próximas datas
- 13-05-2025
AEMSAC - Ação 1
O número de vagas existente em cada ação está dependente do pagamento das inscrições realizadas. As que não forem pagas num período de 24 horas deixarão de ser válidas e darão origem a novas vagas. Mantenha-se atualizado, consultando esta página com regularidade.
Objetivos
- Contactar com o documento das Aprendizagens Essenciais (AE) de Matemática A do Ensino Secundário.
- Abordar formas de operacionalização das orientações presentes no documento curricular das AE.
- Explorar exemplos de articulação entre os diferentes temas matemáticos e as orientações metodológicas recomendadas.
- Trabalhar tarefas que reflitam as mudanças curriculares.
- Modelos matemáticos - eleições e partilha
- Método de Hondt e Método de St.Laguë
- Estatística e tecnologia
- Análise de dados bivariados
- Geometria Sintética
- Pontos notáveis do triângulo
- O papel da demonstração e a articulação com o AGD
- Propriedades do baricentro
- Pensamento computacional e Python
- Generalizar a resolução de equações do 1.º grau
- Soma de n termos de uma sucessão
- A Geometria Analítica e a exploração de construções geométricas em AGD 3D
- Plano mediador e interseção com os eixos
Acreditação
Esta ação de formação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, em parceria com o Centro Formação Leonardo Coimbra - Associação Nacional de Professores, com 25 horas para efeitos de progressão na carreira docente.
Releva para efeitos da aplicação do n.º 1 do artigo 8.º e do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores para docentes do grupo de recrutamento 500.
Modalidade
A formação realizar-se-á em regime de e-learning, com sessões de trabalho síncronas (por videoconferência) e assíncronas.
Em cada módulo, serão disponibilizados vídeos, documentação, links e bibliografia que permitirão aos formandos aprofundar o seu conhecimento sobre os temas.
Será privilegiada a aplicação e a reflexão sobre a prática, numa ligação estreita com os contextos e as vivências profissionais dos formandos. As sessões incluirão, ainda, momentos e espaços de partilha de experiências e de discussão, através de fóruns de discussão. O formador terá um papel facilitador, promovendo a reflexão sobre os temas e colocando questões de ordem teórica e prática a trabalhar em cada sessão. O acompanhamento, esclarecimento de dúvidas e apoio às atividades de aprendizagem far-se-á através de fóruns de discussão e correio eletrónico.
Cronograma
As ações calendarizadas realizar-se-ão mediante um número mínimo de formandos inscritos.
Consulte aqui o vídeo tutorial e as instruções de acesso às sessões síncronas.
13-05-2025 a 24-06-2025
Formadores: João Almiro e Paulo Correia
Sessões síncronas
Sessão 1 15-05-2025 | 18:30-19:30Apresentação
Sessão 2 29-05-2025 | 18:30-20:30
GeoGebra 2D e Folha de Cálculo
Sessão 3 12-06-2025 | 18:30-20:30
GeoGebra 3D e Python
A participação num mínimo de dois terços do tempo previsto para as sessões síncronas é requisito essencial para a avaliação.
Requisitos de avaliação
A avaliação decorrerá em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, bem como pela Carta Circular CCPFC-3-2007. Tem como requisito essencial a participação num mínimo de dois terços do tempo previsto para as sessões síncronas.
A avaliação centrar-se-á na participação, no trabalho e na evolução dos/as formandos/as. Serão consideradas a participação no fórum, nas sessões assíncronas e síncronas, e a execução das tarefas propostas e relatório crítico. Será também avaliada a qualidade e a pertinência da participação dos formandos em fóruns sobre os diversos temas.
Os formandos deverão ainda apresentar um relatório final elaborado com base nas instruções do formador.
Avaliação e comentários