Aprendizagens Essenciais de Matemática A

  • duração

    8 horas

  • n.º módulos

    6 módulos

  • acreditação

    Não

  • valor
    59,00€ i

Apresentação

O quadro de renovação curricular na disciplina de Matemática A do Ensino Secundário, com a homologação das Aprendizagens Essenciais (AE) em janeiro de 2023, coloca desafios aos professores com a introdução de temas matemáticos nunca estudados nesta disciplina e com orientações metodológicas que apontam para um ensino exploratório, valorizando o papel do aluno. Neste curso, encontrará um contributo para uma apropriação dos documentos curriculares que estarão em vigor a partir de setembro de 2024, através de uma análise dos aspetos mais relevantes dos vários temas e orientações metodológicas recomendadas. Para isso, são apresentados diversos exemplos de tarefas que podem ser propostas aos alunos e que visam refletir as mudanças pretendidas.

 

Disponibilidade imediata

O acesso a este curso é válido desde o momento da sua inscrição e durante 1 ano.
Após inscrição e pagamento, aceda ao curso através do botão "Entrar" e recorrendo aos dados definidos aquando do registo.

Objetivos

  • Contactar com o documento das Aprendizagens Essenciais (AE) de Matemática A do Ensino Secundário.
  • Abordar formas de operacionalização das orientações presentes no documento curricular das AE.
  • Explorar exemplos de articulação entre os diferentes temas matemáticos e as orientações metodológicas recomendadas.
  • Trabalhar tarefas que reflitam as mudanças curriculares.

Programa

Módulo 1Primeira leitura das Aprendizagens Essenciais de Matemática A
  • Primeira leitura das Aprendizagens Essenciais de Matemática A
  • Uma proposta de leitura da articulação vertical das funções nas AE de Matemática A
Módulo 2Modelos matemáticos para a cidadania
  • Modelos matemáticos - eleições e partilha
  • Método de Hondt e Método de St.Laguë
Módulo 3Estatística
  • Estatística e tecnologia
  • Análise de dados bivariados
Módulo 4Geometria Sintética e AGD
  • Geometria Sintética
  • Pontos notáveis do triângulo
  • O papel da demonstração e a articulação com o AGD
  • Propriedades do baricentro
Módulo 5Pensamento computacional
  • Pensamento computacional e Python
  • Generalizar a resolução de equações do 1.º grau
  • Soma de n termos de uma sucessão
Módulo 6Geometria Analítica e AGD
  • A Geometria Analítica e a exploração de construções geométricas em AGD 3D
  • Plano mediador e interseção com os eixos

Requisitos de avaliação

Para obter um certificado de participação do curso, assegure-se que, após visualização dos vídeos e exploração dos documentos, os marca como concluídos através do botão disponível para o efeito. 

O certificado de participação ficará disponível para consulta e download na sua área pessoal.

Destinatários

Professores de Matemática do Ensino Secundário.

Modalidade

A formação realizar-se-á em regime de e-learning, com sessões de trabalho assíncronas. Em cada módulo, serão disponibilizados vídeos e documentação que permitirão aos professores aprofundar o seu conhecimento sobre os temas.

 

Autores e Formadores

João Almiro
Autor
João Almiro
Licenciado em Matemática – Ramo Educacional e mestre em Educação – especialidade de Didática de Matemática na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Foi professor de Matemática na Escola Secundária de Tondela e tem estado ligado à formação de professores, como formador, tendo sido diretor e consultor de formação do Centro de Formação Tomás Ribeiro – Tondela. Esteve envolvido em variados projetos de inovação e desenvolvimento curricular, associados a programas de formação tanto na sua escola, como em colaboração com a Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento curricular (DGIDC), a Direção Geral de Educação (DGE) e a Associação de Professores de Matemática (APM), na qual se destacam o Grupo de Trabalho de Investigação, o Grupo de Trabalho do Ensino Secundário e o Grupo de Trabalho T3 (Teachers Teaching with Technology). Integrou os grupos de trabalho que redigiram as "Recomendações para a melhoria das aprendizagens dos alunos em Matemática" e as Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário.
Cursos
Paulo Correia
Autor
Paulo Correia
Licenciado em Ensino de Matemática na Universidade de Évora, onde também concluiu o Curso de Especialização em Educação Matemática. É professor de Matemática do Ensino Básico e Secundário e desenvolve atividade como formador de professores nas áreas de Matemática e das Tecnologias. Esteve envolvido em variados projetos de inovação e desenvolvimento curricular, associados a programas de formação tanto na sua escola, como em colaboração com a Direção Geral de Educação (DGE) e a Associação de Professores de Matemática (APM), na qual se destacam o Grupo de Trabalho do Ensino Secundário. Integrou os grupos de trabalho que redigiram as "Recomendações para a melhoria das aprendizagens dos alunos em Matemática", as Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico e o Ensino Secundário. Atualmente é professor de duas turmas piloto para a antecipação da aplicação das Novas Aprendizagens Essenciais (AE) de Matemática A. Mantém a página mat.absolutamente.net.
Cursos

Avaliação e comentários