Primeiros Socorros Pediátricos (e-Tutoria)

BREVEMENTE DISPONÍVEL
  • duração

    00

  • acreditação

    Não

  • valor
    0,00€ i

Como socorrer uma criança em caso de emergência?

Como reagir perante uma convulsão febril? Como intervir em caso de sobredosagem ou envenenamento? Como socorrer a criança com queimaduras? Como atuar perante uma suspeita de fratura ou de traumatismo craniano?

O primeiro socorro é fundamental para salvar a vida de uma criança acidentada e este curso proporciona enquadramento teórico e orientações práticas para atuar numa situação de emergência pediátrica.

Com recurso a vídeos exemplificativos e documentação de suporte, José Coentrão, enfermeiro especialista em enfermagem em situação crítica, guia-nos pelos incidentes com crianças mais comuns para demonstrar como intervir e assegurar o suporte básico de vida até à chegada de uma equipa de emergência.

Reações alérgicas graves, queimaduras, envenenamentos, traumatismos, desmaios, mordeduras e picadas são alguns dos temas a abordar nesta formação. Saiba como intervir. Uma formação obrigatória para pais, educadores e todos aqueles que cuidam de crianças no dia a dia.

Objetivos

Ao concluir esta formação, deverá ser capaz de:

  • Reconhecer situações de emergência e o momento em que deve chamar o serviço 112.
  • Colocar a criança em segurança.
  • Aliviar a dor da criança.
  • Controlar uma febre, hipoglicemia ou reação alérgica grave.
  • Agir perante uma convulsão.
  • Proceder corretamente perante situações de sobredosagem e envenenamento.
  • Atuar perante feridas, queimaduras, hemorragias ou traumatismos.

Destinatários

Pais, professores, educadores e público em geral.

Modalidade

LOREM IPSUM LOREM IPSUM LOREM IPSUM

Requisitos de avaliação

Este curso não é acreditado pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC).

Para obter um certificado de participação do curso terá de realizar 75% das atividades nele propostas. Para tal, assegure-se que, após visualização, marca cada recurso como concluído através do botão disponível para o efeito e responde ao questionário final.

O certificado de participação manter-se-á disponível para consulta e download durante o período de 2 anos, após inscrição no curso.

Autores e Formadores

José Coentrão
Autor
José Coentrão
José António Silva Coentrão é enfermeiro especialista em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, com atividade diária no Serviço de Urgência Pediátrica do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde. Exerce também funções na ambulância de suporte imediato de vida do Instituto Nacional de Emergência Médica. É fundador e formador da Escola Pediatria (www.escolapediatria.pt), um projeto inovador dedicado exclusivamente à formação certificada na área de pediatria, com atividade em todo o território nacional. Formou centenas de pais, professores, educadores de infância e auxiliares de ação educativa, um processo altamente enriquecedor que permitiu recolher as principais dúvidas, erros e mitos associados à prestação de primeiros socorros em pediatria.

Cursos

Avaliação e comentários