Aprender na Era das Tecnologias Móveis | Academia Virtual | Cursos Online

Aprender na Era das Tecnologias Móveis

  • duração

    10 semanas

  • n.º módulos

    7 módulos

  • acreditação

    Não

  • valor

    59€

Aprender na Era das Tecnologias Móveis

As estruturas educativas centram o seu pensamento estratégico na criação e melhoria das condições de aprendizagem dos seus alunos, bem como em políticas de obtenção de melhores resultados. Por este motivo, a definição de estratégias partindo de modelos de aprendizagem ativos e recorrendo a tecnologia e diferentes espaços físicos assume-se como determinante.

Neste curso encontrará uma introdução à pedagogia de Mobile Learning, apelando à renovação das práticas letivas e à reflexão conjunta sobre a criação de estratégias que incluem a utilização dos dispositivos digitais móveis na planificação e construção da aprendizagem.

Disponibilidade imediata

O acesso a este curso é válido desde o momento da sua inscrição e durante 10 semanas.
Após inscrição e pagamento, aceda ao curso através do botão "Entrar" e recorrendo aos dados definidos aquando do registo.

Objetivos

  • Introduzir a utilização de mobile learning em contexto educativo.
  • Promover um conhecimento de metodologias ativas com utilização de tecnologia móvel.
  • Integrar as componentes científica, técnica e pedagógica na elaboração de planos de aula.
  • Construir, aplicar e refletir sobre recursos digitais para uso ubíquo.
  • Utilizar de forma colaborativa plataformas digitais.
  • Conhecer cenários de inovação pedagógica ativos.

Programa

Módulo 1Apresentação
  • Apresentação do curso
Módulo 2A era das tecnologias móveis
  • Aprender na era das tecnologias móveis
  • Sociedade mobile
  • As potencialidades das tecnologias móveis para aprender
  • O potencial pedagógico da fotografia e do vídeo
  • Benefícios da educação mobile
Módulo 3A Escola e a aprendizagem
  • O que é a Escola e para que serve?
  • Onde se aprende?
  • Como se aprende?
  • A evolução política da educação em Portugal
  • Perfil do professor do século XXI
Módulo 4As tecnologias móveis e outros cenários de inovação pedagógica
  • Flipped learning
  • Game based learning versus Gamificação
  • Digital storytelling
Módulo 5Recursos e ferramentas tendo por base as tecnologias móveis
  • Diários de aprendizagem, murais interativos e mapas mentais
  • Quizzes, videoaulas interativas e realidade aumentada
  • Fidedignidade e fidelidade de informação
Módulo 6Aferição das aprendizagens com as tecnologias móveis
  • Avaliar ou aferir em e-learning?
  • Plataformas de monitorização de aprendizagens
  • Os seis elementos-chave da avaliação
Módulo 7Módulo final
  • Bibliografia geral e links úteis

Destinatários

Professores e todos aqueles que pretendam adquirir conhecimentos na área.

Requisitos de Avaliação

Este curso não é acreditado pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC).

Para obter um certificado de participação do curso terá de realizar 75% das atividades nele propostas, no período de tempo estabelecido. Para tal, assegure-se que, após visualização, marca cada recurso como concluído através do botão disponível para o efeito.

Também deverá responder aos questionários disponíveis no final de cada módulo.

Modalidade

Os cursos de autoaprendizagem são totalmente assíncronos, sem tutoria, e permitem uma exploração autónoma e flexível, sem horários fixos e em qualquer lugar.

Cada curso é composto por uma sequência de recursos (vídeos e texto) e questionários organizados por módulos, onde é possível navegar sequencialmente ou através do menu inicial.

Autores e Formadores

Marco Bento
Autor
Marco Bento

Professor na Escola Superior de Educação de Coimbra e investigador em tecnologia educativa no Núcleo de Investigação, Educação, Formação e Intervenção (ESEC) e no Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho.
Licenciado em Ensino Básico – 1.º Ciclo, pós-graduado em TIC e mestre em Comunicação Multimédia.
Integra a Direção Pedagógica do Colégio Santa Eulália, que foi considerado a primeira instituição de ensino de referência Google For Education, em Portugal.
Lidera o Grupo de Educadores da Google SUPERTABi Portugal e coordena o Projeto SUPERTABi que aposta em práticas pedagógicas mediadas por tecnologias móveis em novos espaços de aprendizagem, no concelho da Maia.
Em 2015, foi distinguido com uma bolsa de mérito académico pelo seu percurso no Ensino Superior, e em 2016, recebeu um prémio europeu para a investigação na área das práticas pedagógicas de utilização do digital com crianças. Em 2018, nova distinção no âmbito de uma investigação em ambientes educativos inovadores mediados por tecnologia.
Enquanto investigador tem vindo a participar em projetos europeus no domínio da robótica com as STEAM, práticas pedagógicas em modelos online, aprendizagem com jogos educativos e hábitos de estudo na era tecnológica.
Participa ainda ativamente na Rede COST- Digital Literacy Skills and Practices in the Early Years (DigiLitEY) como  coinvestigador em "Competências de literacia digital e multimodalidade: práticas com crianças entre os 4 e 9 anos de idade" e na Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa.
Entre 2018 e 2021, participou também no projeto “Migrações digitais e inovação curricular: ressignificar a experiência e (re)encantar a profissão docente depois dos 50” (REKINDLE+50), da Fundação de Ciência e Tecnologia.
Em 2020, participou nos ciclos de webinars Escola Virtual/Academia Virtual com as seguintes intervenções:
• Ser professor a 360º - Ensine a distância já: Primeiras Dicas!
• Ser professor a 360º - Ensine a distância já: Aprendizagem Invertida!
• Ser encarregado de educação a 360º - Segurança Online!


 

Cursos