- Apresentação do curso
Aprender na Era das Tecnologias Móveis
-
duração
14 horas
-
n.º módulos
7 módulos
-
acreditação
Não
-
valor
59,00€
Aprender na Era das Tecnologias Móveis
As estruturas educativas centram o seu pensamento estratégico na criação e melhoria das condições de aprendizagem dos seus alunos, bem como em políticas de obtenção de melhores resultados. Por este motivo, a definição de estratégias partindo de modelos de aprendizagem ativos e recorrendo a tecnologia e diferentes espaços físicos assume-se como determinante.
Neste curso encontrará uma introdução à pedagogia de Mobile Learning, apelando à renovação das práticas letivas e à reflexão conjunta sobre a criação de estratégias que incluem a utilização dos dispositivos digitais móveis na planificação e construção da aprendizagem.
Disponibilidade imediata
O acesso a este curso é válido desde o momento da sua inscrição e durante 1 ano.
Após inscrição e pagamento, aceda ao curso através do botão "Entrar" e recorrendo aos dados definidos aquando do registo.
Objetivos
- Introduzir a utilização de mobile learning em contexto educativo.
- Promover um conhecimento de metodologias ativas com utilização de tecnologia móvel.
- Integrar as componentes científica, técnica e pedagógica na elaboração de planos de aula.
- Construir, aplicar e refletir sobre recursos digitais para uso ubíquo.
- Utilizar de forma colaborativa plataformas digitais.
- Conhecer cenários de inovação pedagógica ativos.
- Aprender na era das tecnologias móveis
- Sociedade mobile
- As potencialidades das tecnologias móveis para aprender
- O potencial pedagógico da fotografia e do vídeo
- Benefícios da educação mobile
- O que é a Escola e para que serve?
- Onde se aprende?
- Como se aprende?
- A evolução política da educação em Portugal
- Perfil do professor do século XXI
- Flipped learning
- Game based learning versus Gamificação
- Digital storytelling
- Diários de aprendizagem, murais interativos e mapas mentais
- Quizzes, videoaulas interativas e realidade aumentada
- Fidedignidade e fidelidade de informação
- Avaliar ou aferir em e-learning?
- Plataformas de monitorização de aprendizagens
- Os seis elementos-chave da avaliação
- Bibliografia geral e links úteis
Requisitos de Avaliação
Este curso não é acreditado pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC).
Para obter um certificado de participação do curso terá de realizar 75% das atividades nele propostas. Para tal, assegure-se que, após visualização, marca cada recurso como concluído através do botão disponível para o efeito e responde aos questionários no final de cada módulo.
O certificado de participação manter-se-á disponível para consulta e download durante o período de 2 anos, após inscrição no curso.
Modalidade
Os cursos de autoaprendizagem são totalmente assíncronos, sem tutoria, e permitem uma exploração autónoma e flexível, sem horários fixos e em qualquer lugar.
Cada curso é composto por uma sequência de recursos (vídeos e texto) e questionários organizados por módulos, onde é possível navegar sequencialmente ou através do menu inicial.
Professor na Escola Superior de Educação de Coimbra e investigador em tecnologia educativa no Núcleo de Investigação, Educação, Formação e Intervenção (ESEC) e no Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho.
Licenciado em Ensino Básico – 1.º Ciclo, pós-graduado em TIC e mestre em Comunicação Multimédia.
Integra a Direção Pedagógica do Colégio Santa Eulália, que foi considerado a primeira instituição de ensino de referência Google For Education, em Portugal.
Lidera o Grupo de Educadores da Google SUPERTABi Portugal e coordena o Projeto SUPERTABi que aposta em práticas pedagógicas mediadas por tecnologias móveis em novos espaços de aprendizagem, no concelho da Maia.
Em 2015, foi distinguido com uma bolsa de mérito académico pelo seu percurso no Ensino Superior, e em 2016, recebeu um prémio europeu para a investigação na área das práticas pedagógicas de utilização do digital com crianças. Em 2018, nova distinção no âmbito de uma investigação em ambientes educativos inovadores mediados por tecnologia.
Enquanto investigador tem vindo a participar em projetos europeus no domínio da robótica com as STEAM, práticas pedagógicas em modelos online, aprendizagem com jogos educativos e hábitos de estudo na era tecnológica.
Participa ainda ativamente na Rede COST- Digital Literacy Skills and Practices in the Early Years (DigiLitEY) como coinvestigador em "Competências de literacia digital e multimodalidade: práticas com crianças entre os 4 e 9 anos de idade" e na Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa.
Entre 2018 e 2021, participou também no projeto “Migrações digitais e inovação curricular: ressignificar a experiência e (re)encantar a profissão docente depois dos 50” (REKINDLE+50), da Fundação de Ciência e Tecnologia.
Em 2020, participou nos ciclos de webinars Escola Virtual/Academia Virtual com as seguintes intervenções:
• Ser professor a 360º - Ensine a distância já: Primeiras Dicas!
• Ser professor a 360º - Ensine a distância já: Aprendizagem Invertida!
• Ser encarregado de educação a 360º - Segurança Online!
Opinião dos formandos