Aprender na Era das Tecnologias Móveis (acreditado)

  • duração

    25 horas

  • n.º módulos

    7 módulos

  • acreditação

    Acreditado

  • valor
    99,00€ i

Aprender na Era das Tecnologias Móveis

As estruturas educativas centram o seu pensamento estratégico na criação e melhoria das condições de aprendizagem dos seus alunos, bem como em políticas de obtenção de melhores resultados. Por este motivo, a definição de estratégias partindo de modelos de aprendizagem ativos e recorrendo a tecnologia e diferentes espaços físicos assume-se como determinante.

Neste curso encontrará uma introdução à pedagogia de Mobile Learning, apelando à renovação das práticas letivas e à reflexão conjunta sobre a criação de estratégias que incluem a utilização dos dispositivos digitais móveis na planificação e construção da aprendizagem.

Próximas datas

  • 11-10-2024
    AETMAC - Ação 35

O número de vagas existente em cada ação está dependente do pagamento das inscrições realizadas. As que não forem pagas num período de 24 horas deixarão de ser válidas e darão origem a novas vagas. Mantenha-se atualizado, consultando esta página com regularidade.

Objetivos

  • Introduzir a utilização de mobile learning em contexto educativo.
  • Promover um conhecimento de metodologias ativas com utilização de tecnologia móvel.
  • Integrar as componentes científica, técnica e pedagógica na elaboração de planos de aula.
  • Construir, aplicar e refletir sobre recursos digitais para uso ubíquo.
  • Utilizar de forma colaborativa plataformas digitais.
  • Conhecer cenários de inovação pedagógica ativos.

Programa

Módulo 1Apresentação
  • Apresentação do curso
Módulo 2A era das tecnologias móveis
  • Aprender na era das tecnologias móveis
  • Sociedade mobile
  • As potencialidades das tecnologias móveis para aprender
  • O potencial pedagógico da fotografia e do vídeo
  • Benefícios da educação mobile
Módulo 3A Escola e a aprendizagem
  • O que é a Escola e para que serve?
  • Onde se aprende?
  • Como se aprende?
  • A evolução política da educação em Portugal
  • Perfil do professor do século XXI
Módulo 4As tecnologias móveis e outros cenários de inovação pedagógica
  • Flipped learning
  • Game based learning versus Gamificação
  • Digital storytelling
Módulo 5Recursos e ferramentas tendo por base as tecnologias móveis
  • Diários de aprendizagem, murais interativos e mapas mentais
  • Quizzes, videoaulas interativas e realidade aumentada
  • Fidedignidade e fidelidade de informação
Módulo 6Aferição das aprendizagens com as tecnologias móveis
  • Avaliar ou aferir em e-learning?
  • Plataformas de monitorização de aprendizagens
  • Os seis elementos-chave da avaliação
Módulo 7Módulo final
  • Bibliografia geral e links úteis

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário de qualquer grupo de recrutamento.

Modalidade

A formação realizar-se-á em regime de e-learning, com sessões de trabalho síncronas (por videoconferência) e assíncronas.

Em cada módulo, serão disponibilizados vídeos, documentação, links e bibliografia que permitirão aos formandos aprofundar o seu conhecimento sobre os temas.

As propostas de atividade de cada sessão promoverão o desenvolvimento de trabalho individual e/ou em grupo, nomeadamente através de exercícios interativos e sugestões de reflexão, a desenvolver no fórum, sobre as temáticas em causa. Será privilegiada a aplicação e a reflexão sobre a prática, numa ligação estreita com os contextos e as vivências profissionais dos formandos. As sessões incluirão, ainda, momentos e espaços de partilha de experiências e de discussão, através de fóruns online. O formador terá um papel facilitador, promovendo a reflexão sobre os temas e colocando questões de ordem teórica e prática a trabalhar em cada sessão. O acompanhamento, esclarecimento de dúvidas e apoio às atividades de aprendizagem far-se-á através de fóruns de discussão e correio eletrónico.

Acreditação

Esta ação de formação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, em parceria com o Centro Formação Leonardo Coimbra - Associação Nacional de Professores, com 25 horas para efeitos de progressão na carreira docente.

Releva para efeitos da aplicação do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, para Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário.

Para efeitos de aplicação do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para a progressão em carreira. Excecionalmente, conforme Despacho n.º 4840/2023 de 21 de abril, poderá ser solicitado ao órgão de gestão da escola que esta ação seja considerada para relevar na dimensão científico-pedagógica (Artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores) de todos os grupos de recrutamento.

Requisitos de avaliação

A avaliação decorrerá em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, bem como pela Carta Circular CCPFC-3-2007. Tem como requisito essencial a participação num mínimo de dois terços do tempo previsto para as sessões síncronas.

A avaliação centrar-se-á na participação, no trabalho e na evolução dos/as formandos/as. Serão consideradas a participação no fórum, nas sessões assíncronas e síncronas, e a execução das tarefas propostas, incluindo questionários de avaliação e relatório crítico. Será também avaliada a qualidade e a pertinência da participação dos formandos em fóruns sobre os diversos temas.

Os formandos deverão ainda apresentar um relatório final elaborado com base nas instruções do formador.

Cronograma

As ações calendarizadas realizar-se-ão mediante um número mínimo de formandos inscritos.

Consulte aqui o vídeo tutorial e as instruções de acesso às sessões síncronas.

Ação 35
11/10/2024 a 25/11/2024
Formadores: Marco Bento, Celestino Magalhães

 

Sessões síncronas

Sessão 1 18/10/2024 | 18:00-19:30
Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar

Sessão 2 25/10/2024 | 18:00-19:30
Inovação pedagógica com tecnologia

Sessão 3 08/11/2024 | 18:00-20:00
A Escola que temos ou a Escola que queremos

 

A participação num mínimo de dois terços do tempo previsto para as sessões síncronas é requisito essencial para a avaliação.

Autores e Formadores

Marco Bento
Autor
Marco Bento

Professor na Escola Superior de Educação de Coimbra e investigador em tecnologia educativa no Núcleo de Investigação, Educação, Formação e Intervenção (ESEC) e no Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho.
Licenciado em Ensino Básico – 1.º Ciclo, pós-graduado em TIC e mestre em Comunicação Multimédia.
Integra a Direção Pedagógica do Colégio Santa Eulália, que foi considerado a primeira instituição de ensino de referência Google For Education, em Portugal.
Lidera o Grupo de Educadores da Google SUPERTABi Portugal e coordena o Projeto SUPERTABi que aposta em práticas pedagógicas mediadas por tecnologias móveis em novos espaços de aprendizagem, no concelho da Maia.
Em 2015, foi distinguido com uma bolsa de mérito académico pelo seu percurso no Ensino Superior, e em 2016, recebeu um prémio europeu para a investigação na área das práticas pedagógicas de utilização do digital com crianças. Em 2018, nova distinção no âmbito de uma investigação em ambientes educativos inovadores mediados por tecnologia.
Enquanto investigador tem vindo a participar em projetos europeus no domínio da robótica com as STEAM, práticas pedagógicas em modelos online, aprendizagem com jogos educativos e hábitos de estudo na era tecnológica.
Participa ainda ativamente na Rede COST- Digital Literacy Skills and Practices in the Early Years (DigiLitEY) como  coinvestigador em "Competências de literacia digital e multimodalidade: práticas com crianças entre os 4 e 9 anos de idade" e na Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa.
Entre 2018 e 2021, participou também no projeto “Migrações digitais e inovação curricular: ressignificar a experiência e (re)encantar a profissão docente depois dos 50” (REKINDLE+50), da Fundação de Ciência e Tecnologia.
Em 2020, participou nos ciclos de webinars Escola Virtual/Academia Virtual com as seguintes intervenções:
• Ser professor a 360º - Ensine a distância já: Primeiras Dicas!
• Ser professor a 360º - Ensine a distância já: Aprendizagem Invertida!
• Ser encarregado de educação a 360º - Segurança Online!


 

Cursos
Celestino Magalhães
Formador
Celestino Magalhães

Licenciado em Engenharia Zootécnica pela Universidade dos Açores.
Mestre em Sistemas de Informação e em TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação: Especialização Multimédia.
Investigação no domínio do uso criativo de vídeo em Educação e na edição de vídeo com smartphones e tablets enquanto estratégia pedagógica para a compreensão de conceitos complexos em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM).
Professor do 2.º Ciclo.
Professor na Pós-Graduação em TIC: Tecnologias Educacionais Novas Formas de Aprender em ISP Jean Piaget de Benguela.
Investigador em Tecnologia Educativa no Centro de Investigação em Educação (CIEd) da
Universidade do Minho.
Docente convidado no Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia. Investigador no projeto EPRIS – e-learning em contexto prisional.
Investigador da RECI - Research in Education and Community Intervention.
Colaborador de Programação e Robótica no Colégio de Santa Eulália, Google For Education 1st Reference School Portugal.
Formador acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua na área de Tecnologias Educativas no Ministério da Educação e Ciência.
Co-leader do Google Educator Group GEG SUPERTABi Portugal.
Mote Certified Educator.
Coordenador do Projeto ERASMUS + BeREADY – "Supporting the continuation of teaching STEM subjects during the COVID-19 Pandemic through project-based online practices".

Cursos
Marco Bento
Formador
Marco Bento

Professor na Escola Superior de Educação de Coimbra e investigador em tecnologia educativa no Núcleo de Investigação, Educação, Formação e Intervenção (ESEC) e no Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho.
Licenciado em Ensino Básico – 1.º Ciclo, pós-graduado em TIC e mestre em Comunicação Multimédia.
Integra a Direção Pedagógica do Colégio Santa Eulália, que foi considerado a primeira instituição de ensino de referência Google For Education, em Portugal.
Lidera o Grupo de Educadores da Google SUPERTABi Portugal e coordena o Projeto SUPERTABi que aposta em práticas pedagógicas mediadas por tecnologias móveis em novos espaços de aprendizagem, no concelho da Maia.
Em 2015, foi distinguido com uma bolsa de mérito académico pelo seu percurso no Ensino Superior, e em 2016, recebeu um prémio europeu para a investigação na área das práticas pedagógicas de utilização do digital com crianças. Em 2018, nova distinção no âmbito de uma investigação em ambientes educativos inovadores mediados por tecnologia.
Enquanto investigador tem vindo a participar em projetos europeus no domínio da robótica com as STEAM, práticas pedagógicas em modelos online, aprendizagem com jogos educativos e hábitos de estudo na era tecnológica.
Participa ainda ativamente na Rede COST- Digital Literacy Skills and Practices in the Early Years (DigiLitEY) como  coinvestigador em "Competências de literacia digital e multimodalidade: práticas com crianças entre os 4 e 9 anos de idade" e na Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa.
Entre 2018 e 2021, participou também no projeto “Migrações digitais e inovação curricular: ressignificar a experiência e (re)encantar a profissão docente depois dos 50” (REKINDLE+50), da Fundação de Ciência e Tecnologia.
Em 2020, participou nos ciclos de webinars Escola Virtual/Academia Virtual com as seguintes intervenções:
• Ser professor a 360º - Ensine a distância já: Primeiras Dicas!
• Ser professor a 360º - Ensine a distância já: Aprendizagem Invertida!
• Ser encarregado de educação a 360º - Segurança Online!


 

Cursos

Opinião dos formandos

Gostei bastante
Ivone Familiar ● 16-11-2023
Gostei bastante da forma como o curso está estruturado (conteúdos, informação/documentação fornecida, tarefas propostas…). Gostei também da maneira como o formador orientou as sessões síncronas. O mesmo mostrou-se sempre bastante disponível para esclarecer as dúvidas e questões levantadas pelos formandos.
Formador muito atento
Maria Cunha ● 29-10-2023
Foi a primeira vez que frequentei uma formação da Academia e fiquei muito surpreendida. Tivemos as sessões síncronas em que o formador sempre foi muito atento e motivador. Depois tivemos sessões assíncronas que podíamos fazer ao nosso ritmo. Houve sempre um grande respeito pelos formandos.
Segundo curso que frequento
Helena Fernandes ● 29-10-2023
É o segundo curso que frequento na Academia Virtual e gosto do facto de ser online, da forma como está organizado, dos formadores e da forma como somos avaliados, que não pressupõe tarefas que não temos tempo de fazer, num tempo em que vivemos em constante sobrecarga de trabalho.
Excelente
Sandra Andrade ● 28-10-2023
A forma como a formação foi estruturada foi ótima, a plataforma utilizada é ótima, o conteúdo da formação foi claro e enriquecedor. O formador, Marco Bento, é bastante assertivo, claro na forma como transmite o seu vasto conhecimento e abriu novos horizontes que permitem melhorar a prática letiva, tão desafiante nos tempos de hoje. A repetir.
Experiência muito boa
Isaura Couto ● 26-10-2023
A minha experiência com a Academia é muito boa, dado que permite que se faça o curso ao ritmo de cada um e em qualquer lugar.
Gostei imenso
Silvia Paredes ● 25-10-2023
Gostei imenso deste curso. Grande utilidade para a minha prática pedagógica.
Parabéns!
Maria Lourenço ● 25-10-2023
Excelente organização; formadores muito competentes.
Adorei o curso
Sandra Santos ● 25-10-2023
Fez-me refletir sobre o uso das tecnologias em sala de aula e como usá-las em benefício das aprendizagens.
Curso bem orientado
Maria Luisa Mariz ● 24-10-2023
Todo o curso está bem orientado e organizado.
Experiência bastante positiva
Ana Cristina Silva ● 23-10-2023
Foi uma experiência bastante positiva, pois permitiu uma autoformação com apoio do formador, adaptada ao tempo disponível e ritmo de cada formando, sem necessitar de perder tempo em deslocações.
Tema muito interessante
Iola Carvalho ● 10-10-2023
Tema muito interessante e tão polémico na sociedade atual. Surgiu uma nova Escola, centrada no aluno e no seu autodidatismo. Gostei bastante dos formadores
Uso muito intuitivo
Anabela Lopes ● 02-06-2023
Muito bem planificada, de uso muito intuitivo, permite trabalho autónomo, ao nosso ritmo e disponibilidade.
Formação muito interessante
Sara Carvalho ● 30-05-2023
Achei a formação muito interessante, possibilita aprofundar e trabalhar com mais confiança alguns recursos que já utilizamos, seja porque ouvimos os colegas a falar deles e recorremos a eles, seja porque já fazemos atividades parecidas. Relembrou conceitos que vamos perdendo, chamando a atenção para a importância que eles têm no ensino, em especial numa época em que ensinar é um desafio constante.
Excelente experiência
Ana Margarida da Fonseca ● 08-05-2023
Tudo muito amigo do utilizador e os conteúdos da formação muito bons e bem organizados. Excelente experiência.
Bastante interessante, com sugestões que se podem aplicar nas nossas aulas
Isabel Santos ● 04-05-2023
Bastante interessante, com sugestões que se podem aplicar nas nossas aulas.
Muito útil na formação de docentes
Fernanda Cunha ● 20-03-2023
Excelente formador
Filipe Machado ● 18-03-2023
Plataforma clara, bem organizada, com bom suporte de ajuda, acompanhamento e riqueza de materiais disponibilizados. Excelente formador.
Experiência muito positiva
Maria Santos ● 17-03-2023
Experiência muito positiva. Foi a primeira experiência na Academia Virtual e foi muito positiva. Intuitiva, e bastante acessível, não senti dificuldades.
Simplesmente: experiência para repetir!
João Freire ● 14-03-2023
Recomendo esta formação
Sónia Santos ● 27-02-2023
Recomendo a frequência desta formação, sobretudo para quem ainda tem pouca experiência, como eu, na aplicação de plataformas digitais na sua prática profissional. A informação facultada e os vídeos disponibilizados transmitem informação de forma bastante acessível. Por outro lado, a formação permite-nos realizar as atividades a um ritmo bastante "cómodo".
Aprendizagens ao ritmo de cada formando
Vanda Carvalho ● 20-12-2022
Gosto bastante dos cursos ministrados através da Academia Virtual porque permitem efetuar aprendizagens e atualizações de aprendizagens ao ritmo de cada formando, com a vantagem acrescida desta formação ser realizada on-line.
Plataforma intuitiva
Marisa Almeida ● 18-12-2022
Foi a primeira formação que fiz com a Academia Virtual e fui agradavelmente surpreendida. Os formadores foram muito profissionais e incisivos, a plataforma é intuitiva e de fácil navegação. Considero que os módulos foram organizados de forma progressiva e sintética, as avaliações sistemáticas e adequadas ao tempo e ritmo de cada um.
Boa experiência
Ivone Lima ● 17-12-2022
Boa experiência. Foi a primeira vez, mas gostei. Os conteúdos foram de bastante utilidade.
Prática e eficaz
Aurora Ferreira ● 12-12-2022
Gostei desta modalidade de formação. É prática e eficaz.
Foi ótimo realizar este curso na Academia Virtual
António Ladeira ● 21-03-2022
Excelente organização, bons materiais para estudo assíncrono, sessões síncronas muito interessantes, formadores profissionais e empáticos.
Experiência muito positiva
Maria Isabel Martins ● 16-03-2022
Gostei do modelo em que decorreu a formação. As sessões síncronas foram interessantes e relevantes para o assunto em estudo. A gestão do tempo nas sessões assíncronas é um aspeto positivo, já que o pude organizar de acordo com a minha disponibilidade.
Informação clara, precisa e de fácil acesso
Vitor Oliveira ● 15-03-2022
Excelente ferramenta
Anabela Bispo ● 07-03-2022
A Academia Virtual tem sido uma excelente ferramenta de informação e de trabalho para mim, quer no campo profissional, quer no pessoal.
Parabéns!
Sílvia Viana ● 26-02-2022
A plataforma da Academia Virtual está muito bem pensada/desenhada pois é fácil, intuitiva e permite-nos monitorizar a nossa evolução no curso.
Gostei muito da minha experiência na Academia Virtual
Maria Leonilde Santos ● 20-02-2022
Os temas foram muito bem selecionados e pertinentes. Os recursos colocados à disposição dos alunos/professores foram muito esclarecedores, enriquecedores e úteis para o trabalho futuro. Foi possível uma aprendizagem ao ritmo de cada um. E por último, mas não menos importante, a supervisão, compreensão, ajuda e disponibilidade dos formadores foram excelentes.
Tenciono voltar
Paula Ramos ● 20-02-2022
É a segunda vez que frequento ações de formação na Academia Virtual. Continuo a gostar e tenciono voltar. É prática, de fácil utilização e permite-nos trabalhar ao nosso ritmo.
Formação muito boa
Maria Manuela Nunes ● 20-02-2022
A formação foi muito boa, bem planificada, estruturada, e permitiu conhecer estratégias novas para pôr em prática na minha atividade letiva.
ADOREI
Carla Augusto ● 14-02-2022
Aprendi imenso e os formadores são 5 estrelas!
Experiência muito positiva
Maria Graça Chaves ● 12-02-2022
É o segundo curso que faço na Academia Virtual. A experiência tem sido muito positiva. Permite-me fazer o curso ao meu ritmo.
Excelente curso
Maria João Costa ● 21-01-2022
Um excelente curso conduzido por um profissional de excelência que levantou inúmeras questões pertinentes para a prática docente e para refletir sobre a escola do século XXI.
Proveitosas sessões síncronas
Ana Paula Ribeiro ● 17-01-2022
Foi bom poder aprender em qualquer hora e em qualquer lugar. Proveitosas sessões síncronas, onde foi possível partilhar e refletir sobre as diferentes práticas pedagógicas. Vídeos úteis e adequados.
Plataforma de fácil de utilização
Almerindo Domingues Bogas Morais ● 16-01-2022
Gostei do modelo e da metodologia utilizada. A plataforma é fácil de utilização, conteúdos bem elaborados, boas referências.
Gostei muito
Maria Clara Afonso ● 07-01-2022
Gostei muito e espero fazer mais formações na Academia Virtual.
Expetativas superadas
Elsa Alexandra Fernandes ● 06-01-2022
Superou as minhas expectativas.
Plataforma organizada e de fácil acesso
Ana Rita Fernandes ● 03-01-2022
É uma plataforma bastante organizada e de fácil acesso. Gostei dos formadores, da pegagogia utilizada. As atividades/tarefas eram adequadas aos temas abordados.
Atualizar conhecimentos
Maria Antonina Cunha ● 31-12-2021
Estas ações de formação e-learning têm-me permitido atualizar os conhecimentos e, consequentemente, a minha práxis a partir de casa, sem descuidar o rigor científico e pedagógico. Além disso, possibilitam-nos o acesso a uma série de materiais que poderão auxiliar e melhorar a nossa atividade letiva.
Experiência enriquecedora
Nuno Oliveira ● 30-12-2021
Foi uma experiência bastante rica, permitindo aprofundar conhecimentos que vão ser muito úteis para a minha prática letiva.
Metodologia adequada
Maria Joao Naia ● 27-12-2021
A metodologia foi muito adequada. Gostei da experiência.
Gostei muito
Paula Cristina Carvalho ● 18-12-2021
Gostei muito da experiência.
Experiência muito positiva
Ana Paula Martins ● 11-12-2021
Considero que foi uma experiência muito positiva e vai ao encontro do tema "Aprender na era das tecnologias móveis", pois os docentes têm uma carga laboral muito preenchida e exaustiva. Esta forma de adquirir novos conhecimentos e novas competências é a mais apropriada hoje em dia, visto que tive oportunidade de aprender a qualquer hora e em qualquer local.
Experiência boa
Manuel José Vilares ● 08-12-2021
A experiência na Academia Virtual foi muito boa.
Experiência muito boa
Idalina Curtinhal Costa ● 08-12-2021
Aprender com os MELHORES
Ana Paula Candeias ● 15-10-2021
Vai ser EXCELENTE poder aprender com os MELHORES e na ACADEMIA! Eu não tenho dúvidas, vejam as aprendizagens, vejam o currículo e a experiência do formador, tudo aliado à pertinência da TEMÁTICA a desenvolver.
10 de 48 resultado
Ver todos os comentários