Aprendizagens Essenciais de Matemática - 3.º Ciclo

  • duração

    8 horas

  • n.º módulos

    6 módulos

  • acreditação

    Não

  • valor
    59,00€ i

Apresentação

As orientações das Aprendizagens Essenciais de Matemática (AE) para o 3.º ciclo colocam novos desafios aos docentes desta área disciplinar. Neste curso, serão abordadas formas de operacionalização das orientações presentes no documento curricular. Através de exemplos concretos, serão analisadas as articulações entre os temas matemáticos, as capacidades matemáticas e as habilidades e atitudes gerais transversais. Além disso, serão trabalhadas tarefas com o intuito de refletir sobre a concretização dos objetivos definidos e as potencialidades dos recursos mobilizados.

 

Disponibilidade imediata

O acesso a este curso é válido desde o momento da sua inscrição e durante 1 ano.
Após inscrição e pagamento, aceda ao curso através do botão "Entrar" e recorrendo aos dados definidos aquando do registo.

Objetivos

  • Contactar com o documento das Aprendizagens Essenciais (AE) de Matemática do 3.º ciclo.
  • Abordar formas de operacionalização das orientações presentes no documento curricular das AE.
  • Explorar exemplos de articulação entre os diferentes temas matemáticos, as capacidades matemáticas e as capacidades e atitudes gerais transversais.
  • Trabalhar tarefas, procurando refletir sobre a concretização dos objetivos definidos e as potencialidades dos recursos mobilizado.

Programa

Módulo 1Primeira leitura das AE de Matemática
  • Apresentação do documento das AE
  • Uma abordagem ao documento curricular das AE
Módulo 2Articulação de conteúdos nas AE
  • Articulação entre temas matemáticos, capacidades matemáticas e capacidades e atitudes gerais transversais
  • Uma proposta de articulação de conteúdos das AE
Módulo 3Números
  • Resolução de problemas com a folha de cálculo
  • Raciocínio matemático com o WolframAlpha
Módulo 4Geometria
  • Tarefas do GeoGebra
  • Conexões com tarefas do GeoGebra
Módulo 5Dados e Probabilidades
  • Comunicação matemática num estudo estatístico
  • Representações matemáticas nas probabilidades
Módulo 6Álgebra
  • Ambiente de programação visual - Scratch
  • Pensamento computacional com Scratch

Destinatários

Professores de Matemática do 3.º ciclo.

Requisitos de avaliação

Para obter um certificado de participação do curso, assegure-se que, após visualização dos vídeos e exploração dos documentos, os marca como concluídos através do botão disponível para o efeito. 

O certificado de participação ficará disponível para consulta e download na sua área pessoal.

Modalidade

A formação realizar-se-á em regime de e-learning, com sessões de trabalho assíncronas. Em cada módulo, serão disponibilizados vídeos e documentação que permitirão aos professores aprofundar o seu conhecimento sobre os temas.

 

Autores e Formadores

António Barral Cardoso
Autor
António Barral Cardoso
Professor de Matemática do Ensino Básico e Secundário. É licenciado em Ensino de Matemática e tem o curso de especialização do Mestrado em Educação Matemática, pela Universidade de Évora. Foi professor de uma turma de antecipação da generalização das novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o 3.º ciclo. Desenvolve também atividade como formador de professores.
Cursos
Sandra Lino Raposo
Autor
Sandra Lino Raposo
Professora de Matemática do Ensino Básico e Secundário, licenciada em Matemática - Ramo de Formação Educacional pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa. Foi professora acompanhante da implementação do Programa de Matemática de 2007. Foi professora de uma turma de antecipação da generalização das novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o 3.º ciclo. Desenvolveu ainda atividades ao nível da formação de professores (Didática Específica - Matemática).
Cursos

Avaliação e comentários