- Os princípios da avaliação pedagógica.
- O papel e a utilidade das rubricas.
- A construção de rubricas.
Avaliar com Rubricas (workshop)
-
duração
6 horas
-
n.º módulos
2 módulos
-
valor
59,00€
Apresentação
Neste workshop, propomos que explore uma ferramenta que apoia a observação, a reflexão e a orientação das aprendizagens dos alunos: as rubricas de avaliação.
Irá refletir sobre os seus princípios e as suas aplicações práticas. Terá oportunidade de realizar atividades práticas orientadas para, passo a passo, estruturar e construir rubricas.
- A estrutura de uma rubrica analítica.
- A estrutura de uma rubrica holística.
- As expressões dos patamares e dos descritores.
Modalidade
O workshop realizar-se-á em regime de e-learning, com sessões de trabalho síncronas (por videoconferência) e assíncronas. Inclui um questionário de avaliação, de validação automática, e materiais complementares para estudo autónomo e aprofundamento das diferentes temáticas.
O acompanhamento e esclarecimento de dúvidas far-se-á através de um fórum de discussão.
Doutorada em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, onde também é investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE). Integra a coordenação do Observatório de Vida das Escolas (OBVIE) e da comunidade de prática de investigação "Ensino e Inovação Pedagógica", do CIIE-FPCEUP.
As suas áreas de interesse são a inclusão, a inovação, as práticas pedagógicas inovadoras e a avaliação das aprendizagens e é neste sentido que tem desenvolvido o trabalho no campo da formação de professores e consultoria a diferentes municípios e estabelecimentos de ensino, nomeadamente escolas TEIP e PPIP.
Integrou a equipa de avaliação externa do Projeto Piloto de Autonomia e Flexibilidade Curricular e atualmente integra a equipa de avaliação externa da Autonomia e Flexibilidade Curricular, bem como o projeto Support Address School Failure and Dropout in Educational Areas of Priority Intervention (TEIP) in Portugal (REF-SRSP3-19PT12) onde acompanha cinco estabelecimentos de ensino.
Em 2021, participou nos ciclos de webinars Escola Virtual/Academia Virtual com as seguintes intervenções:
• Avaliação das Aprendizagens – Propostas e Estratégias de Ação
• Que papel para o feedback, para as rubricas e para os alunos na Avaliação Pedagógica?
Professora de Matemática, mestre em Ensino da Matemática, doutora em Ciências da Educação e pós-doutoranda em Formação de Professores e Estudos Curriculares no Centro de Investigação Interdisciplinar em Educação e Desenvolvimento (CeiED) – Universidade Lusófona.
É investigadora pós-doutoral no CeiED e colabora também como investigadora no Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), onde integra a coordenação da comunidade de práticas "Ensino e Inovação Pedagógica". Exerceu a docência no Brasil no correspondente ao Ensino Básico e Secundário e atualmente leciona em Portugal no Ensino Superior.
Avaliadora externa da autonomia e flexibilidade curricular, desenvolve trabalho de consultoria e formação nas áreas da autonomia e flexibilidade curricular, metodologias ativas, organização e gestão do trabalho pedagógico, didática da matemática e avaliação – campo este que mais recente a levou a integrar o Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA) como formadora.
Embora sejam suas áreas de interesse a inclusão; a autonomia e flexibilidade curricular; as metodologias ativas; e a formação de professores, tem centrado as suas reflexões sobre os processos de inovação pedagógica a partir da integração de ensino aprendizagem avaliação.
Em 2021, participou nos ciclos de webinars Escola Virtual/Academia Virtual com as seguintes intervenções:
• Avaliação das Aprendizagens – Propostas e Estratégias de Ação
• Que papel para o feedback, para as rubricas e para os alunos na Avaliação Pedagógica?
Avaliação e comentários