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Educação inclusiva - Medidas Universais (acreditado)

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  • duração

    25 horas

  • n.º módulos

    6 módulos

  • acreditação

    Acreditado

  • valor
    99,00€ i

Medidas Universais - uma abordagem prática

A inclusão começa com um olá e concretiza-se abrindo a porta da escola com um sorriso, transmitindo uma sensação de pertença, de segurança, de boas-vindas! Todos são importantes e nem se concebe a educação do século XXI de outra forma.

Este curso de formação pretende clarificar as mudanças legais que garantem a educação inclusiva, especialmente no que concerne às medidas universais de suporte à aprendizagem e à inclusão.

Com base na legislação, esclarecem-se conceitos e apresentam-se modelos; descreve-se o Desenho Universal para a Aprendizagem e partilham-se práticas. Em certa medida, dá-se vida à teoria para que a prática faça sentido a favor de todos os alunos.

O número de vagas existente em cada ação está dependente do pagamento das inscrições realizadas. As que não forem pagas num período de 24 horas deixarão de ser válidas e darão origem a novas vagas. Mantenha-se atualizado, consultando esta página com regularidade.

Objetivos

  • Aprofundar conhecimentos na área da educação inclusiva.
  • Sensibilizar os docentes para a implementação do novo enquadramento legal da educação inclusiva.
  • Transmitir modelos teóricos de forma a desenvolver competências de intervenção educativa a adotar para responder às diferenças individuais.
  • Refletir sobre a importância da avaliação e da flexibilidade das práticas como fator fundamental de inclusão.
  • Discutir e propor modos integrados de implementação da escola inclusiva, através do trabalho colaborativo entre docentes.
  • Promover a reflexão individual sobre as práticas e a autoformação.

Programa

Módulo 1Apresentação
  • Apresentação do curso
Módulo 2A Educação Inclusiva
  • Educação inclusiva: regime jurídico
  • Mobilização de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão
  • Abordagem multinível em educação
Módulo 3Desenho Universal para a Aprendizagem como abordagem curricular
  • Desenho Universal para a Aprendizagem
  • Será que todos nós aprendemos da mesma forma?
  • Como planificar?
  • Como avaliar?
Módulo 4As medidas universais de suporte à aprendizagem e à inclusão
  • Identificação das medidas universais de suporte à aprendizagem e à inclusão
  • A diferenciação pedagógica
  • As acomodações curriculares
  • O enriquecimento curricular
  • A promoção do comportamento pró-social
  • A intervenção com foco académico ou comportamental em pequenos grupos
Módulo 5Partilha de boas práticas
  • Projeto Educativo e Projeto Curricular de Turma/Grupo
  • EMAEI e Equipa Especializada
  • Documentos orientadores
Módulo 6Módulo final
  • Bibliografia geral e links úteis

Destinatários

Educadores de infância, professores do Ensino Básico e Secundário e professores de Educação Especial.

Requisitos de avaliação

A avaliação decorrerá em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, bem como pela Carta Circular CCPFC-3-2007. Tem como requisito essencial a participação num mínimo de dois terços do tempo previsto para as sessões síncronas.

A avaliação centrar-se-á na participação, no trabalho e na evolução dos formandos. Serão consideradas a participação no fórum, nas sessões assíncronas e síncronas, e a execução das tarefas propostas, incluindo questionários de avaliação e relatório crítico. Será também avaliada a qualidade e a pertinência da participação dos formandos em fóruns sobre os diversos temas.

Os formandos deverão ainda apresentar um relatório final elaborado com base nas instruções do formador.

Modalidade

A formação realizar-se-á em regime de e-learning, com sessões de trabalho síncronas (por videoconferência) e assíncronas.

Em cada módulo, serão disponibilizados vídeos, documentação, links e bibliografia que permitirão aos formandos aprofundar o seu conhecimento sobre os temas.

As propostas de atividade de cada sessão promoverão o desenvolvimento de trabalho individual e/ou em grupo, nomeadamente através de exercícios interativos e sugestões de reflexão, a desenvolver no fórum, sobre as temáticas em causa. Será privilegiada a aplicação e a reflexão sobre a prática, numa ligação estreita com os contextos e as vivências profissionais dos formandos. As sessões incluirão, ainda, momentos e espaços de partilha de experiências e de discussão, através de fóruns online. O formador terá um papel facilitador, promovendo a reflexão sobre os temas e colocando questões de ordem teórica e prática a trabalhar em cada sessão. O acompanhamento, esclarecimento de dúvidas e apoio às atividades de aprendizagem far-se-á através de fóruns de discussão e correio eletrónico.

Acreditação

Esta ação de formação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, em parceria com a Centro Formação Leonardo Coimbra - Associação Nacional de Professores, com 25 horas para efeitos de progressão na carreira docente.

Releva para efeitos da aplicação do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, para Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário.

Cronograma

As ações calendarizadas realizar-se-ão mediante um número mínimo de formandos inscritos.

Consulte aqui o vídeo tutorial e as instruções de acesso às sessões síncronas.

Ação 5
15-02-2023 a 03-04-2023
Formador: Rómulo Neves

 

Sessões síncronas

Sessão 1 18-02-2023 | 9h00-10h30
A Escola do século XXI

Sessão 2 04-03-2023 | 9h00-10h30
As Medidas Universais

Sessão 3 18-03-2023 | 9h00-11h00
Da teoria à prática
Ação 6
15-03-2023 a 08-05-2023
Formador: Rómulo Neves

 

Sessões síncronas

Sessão 1 18-03-2023 | 11h30-13h00
A Escola do século XXI

Sessão 2 01-04-2023 | 11h30-13h00
As Medidas Universais

Sessão 3 22-04-2023 | 11h00-13h00
Da teoria à prática



A participação num mínimo de dois terços do tempo previsto para as sessões síncronas é requisito essencial para a avaliação.

Autores e Formadores

Rómulo Neves
Autor
Rómulo Neves

Licenciado em Línguas, mestre em Supervisão Pedagógica e pós-graduado em Educação Especial.
Docente do grupo 330 da EB 2, 3 Dr. Horácio Bento de Gouveia.
Coordenador Regional da APPI – Associação Portuguesa de Professores de Inglês.
Membro dirigente do Grupo de Investigação IP&SEN SIG (Inclusive Practices & Special Educational Needs) - Reino Unido.
Professor convidado da Universidade Fernando Pessoa, no âmbito do curso de Mestrado em Educação Especial e Mestrado em Docência e Gestão da Educação.
Autor de manuais escolares (Together 7 - Lisboa Editora; Stand Out 5 - Porto Editora) e de gramática escolar (Gramática de Inglês 3.º CEB - Porto Editora).

Cursos

Opinião dos formandos

Simplesmente fantástico
Ana Paula Comendinha ● 21-03-2022
Uma palavra de apreço pela dedicação, disponibilidade e competências, demonstradas pelo formador.
Organização excelente, formador excelente
Raquel D'Almeida ● 18-03-2022
Adorei, sem dúvida uma experiência para voltar a repetir. Espero que haja mais oportunidades para frequentar a Academia Virtual.
Tudo perfeito
Carla Beirão ● 06-03-2022
Desde a plataforma, aos vídeos, passando pelos documentos e acabando no formador TUDO FOI PERFEITO!
Interessante e enriquecedora
Maria Monteiro ● 05-03-2022
Toda a informação foi útil, muito interessante e enriquecedora. Parabéns!
Excelente plataforma
Ana Santos ● 25-02-2022
Fácil acesso e compreensão dos conteúdos.