- Apresentação do curso
Educação inclusiva - Medidas Universais
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duração
15 horas
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n.º módulos
6 módulos
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acreditação
Não
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valor
29,50€59,00€50%desconto imediato
Medidas Universais - uma abordagem prática
A inclusão começa com um olá e concretiza-se abrindo a porta da escola com um sorriso, transmitindo uma sensação de pertença, de segurança, de boas-vindas! Todos são importantes e nem se concebe a educação do século XXI de outra forma.
Este curso de formação pretende clarificar as mudanças legais que garantem a educação inclusiva, especialmente no que concerne às medidas universais de suporte à aprendizagem e à inclusão.
Com base na legislação, esclarecem-se conceitos e apresentam-se modelos; descreve-se o Desenho Universal para a Aprendizagem e partilham-se práticas. Em certa medida, dá-se vida à teoria para que a prática faça sentido a favor de todos os alunos.
Disponibilidade imediata
O acesso a este curso é válido desde o momento da sua inscrição e durante 1 ano.
Após inscrição e pagamento, aceda ao curso através do botão "Entrar" e recorrendo aos dados definidos aquando do registo.
Objetivos
- Aprofundar conhecimentos na área da educação inclusiva.
- Sensibilizar os docentes para a implementação do novo enquadramento legal da educação inclusiva.
- Transmitir modelos teóricos de forma a desenvolver competências de intervenção educativa a adotar para responder às diferenças individuais.
- Refletir sobre a importância da avaliação e da flexibilidade das práticas como fator fundamental de inclusão.
- Discutir e propor modos integrados de implementação da escola inclusiva, através do trabalho colaborativo entre docentes.
- Promover a reflexão individual sobre as práticas e a autoformação.
- DL 54/2018, Lei 116/2019, Declaração de Retificação 47/2019
- Mobilização de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão
- Abordagem multinível em educação
- Desenho Universal para a Aprendizagem
- Será que todos nós aprendemos da mesma forma?
- Como planificar?
- Como avaliar?
- Identificação das medidas universais de suporte à aprendizagem e à inclusão
- A diferenciação pedagógica
- As acomodações curriculares
- O enriquecimento curricular
- A promoção do comportamento pró-social
- A intervenção com foco académico ou comportamental em pequenos grupos
- Projeto Educativo e Projeto Curricular de Turma/Grupo
- EMAEI e Equipa Especializada
- Documentos orientadores
- Bibliografia geral e links úteis
Requisitos de avaliação
Este curso não é acreditado pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC).
Para obter um certificado de participação do curso terá de realizar 75% das atividades nele propostas, no período de tempo estabelecido. Para tal, assegure-se que, após visualização, marca cada recurso como concluído através do botão disponível para o efeito e responde aos questionários no final de cada módulo.
O certificado de participação manter-se-á disponível para consulta e download durante o período de 2 anos, após inscrição no curso.
Modalidade
Os cursos de autoaprendizagem são totalmente assíncronos, sem tutoria, e permitem uma exploração autónoma e flexível, sem horários fixos e em qualquer lugar.
Cada curso é composto por uma sequência de recursos (vídeos e texto) e questionários organizados por módulos, onde é possível navegar sequencialmente ou através do menu inicial.
Licenciado em Línguas, mestre em Supervisão Pedagógica e pós-graduado em Educação Especial.
Docente do grupo 330 da EB 2, 3 Dr. Horácio Bento de Gouveia.
Coordenador Regional da APPI – Associação Portuguesa de Professores de Inglês.
Membro dirigente do Grupo de Investigação IP&SEN SIG (Inclusive Practices & Special Educational Needs) - Reino Unido.
Professor convidado da Universidade Fernando Pessoa, no âmbito do curso de Mestrado em Educação Especial e Mestrado em Docência e Gestão da Educação.
Autor de manuais escolares (Together 7 - Lisboa Editora; Stand Out 5 - Porto Editora) e de gramática escolar (Gramática de Inglês 3.º CEB - Porto Editora).
Opinião dos formandos