Educação inclusiva - Medidas Universais | Academia Virtual | Cursos Online

Educação inclusiva - Medidas Universais

  • duração

    15 horas

  • n.º módulos

    6 módulos

  • acreditação

    Não

  • valor
    59,00€ i

Medidas Universais - uma abordagem prática

A inclusão começa com um olá e concretiza-se abrindo a porta da escola com um sorriso, transmitindo uma sensação de pertença, de segurança, de boas-vindas! Todos são importantes e nem se concebe a educação do século XXI de outra forma.

Este curso de formação pretende clarificar as mudanças legais que garantem a educação inclusiva, especialmente no que concerne às medidas universais de suporte à aprendizagem e à inclusão.

Com base na legislação, esclarecem-se conceitos e apresentam-se modelos; descreve-se o Desenho Universal para a Aprendizagem e partilham-se práticas. Em certa medida, dá-se vida à teoria para que a prática faça sentido a favor de todos os alunos.

Disponibilidade imediata

O acesso a este curso é válido desde o momento da sua inscrição e durante 1 ano.
Após inscrição e pagamento, aceda ao curso através do botão "Entrar" e recorrendo aos dados definidos aquando do registo.

Objetivos

  • Aprofundar conhecimentos na área da educação inclusiva.
  • Sensibilizar os docentes para a implementação do novo enquadramento legal da educação inclusiva.
  • Transmitir modelos teóricos de forma a desenvolver competências de intervenção educativa a adotar para responder às diferenças individuais.
  • Refletir sobre a importância da avaliação e da flexibilidade das práticas como fator fundamental de inclusão.
  • Discutir e propor modos integrados de implementação da escola inclusiva, através do trabalho colaborativo entre docentes.
  • Promover a reflexão individual sobre as práticas e a autoformação.

Programa

Módulo 1Apresentação
  • Apresentação do curso
Módulo 2A Educação Inclusiva
  • DL 54/2018, Lei 116/2019, Declaração de Retificação 47/2019
  • Mobilização de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão
  • Abordagem multinível em educação
Módulo 3Desenho Universal para a Aprendizagem como abordagem curricular
  • Desenho Universal para a Aprendizagem
  • Será que todos nós aprendemos da mesma forma?
  • Como planificar?
  • Como avaliar?
Módulo 4As medidas universais de suporte à aprendizagem e à inclusão
  • Identificação das medidas universais de suporte à aprendizagem e à inclusão
  • A diferenciação pedagógica
  • As acomodações curriculares
  • O enriquecimento curricular
  • A promoção do comportamento pró-social
  • A intervenção com foco académico ou comportamental em pequenos grupos
Módulo 5Partilha de boas práticas
  • Projeto Educativo e Projeto Curricular de Turma/Grupo
  • EMAEI e Equipa Especializada
  • Documentos orientadores
Módulo 6Módulo final
  • Bibliografia geral e links úteis

Destinatários

Professores e todos aqueles que pretendam adquirir conhecimentos na área.

Requisitos de avaliação

Este curso não é acreditado pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC).

Para obter um certificado de participação do curso terá de realizar 75% das atividades nele propostas, no período de tempo estabelecido. Para tal, assegure-se que, após visualização, marca cada recurso como concluído através do botão disponível para o efeito e responde aos questionários no final de cada módulo.

O certificado de participação manter-se-á disponível para consulta e download durante o período de 2 anos, após inscrição no curso.

Modalidade

Os cursos de autoaprendizagem são totalmente assíncronos, sem tutoria, e permitem uma exploração autónoma e flexível, sem horários fixos e em qualquer lugar.

Cada curso é composto por uma sequência de recursos (vídeos e texto) e questionários organizados por módulos, onde é possível navegar sequencialmente ou através do menu inicial.

Autores e Formadores

Rómulo Neves
Autor
Rómulo Neves

Licenciado em Línguas, mestre em Supervisão Pedagógica e pós-graduado em Educação Especial.
Docente do grupo 330 da EB 2, 3 Dr. Horácio Bento de Gouveia.
Coordenador Regional da APPI – Associação Portuguesa de Professores de Inglês.
Membro dirigente do Grupo de Investigação IP&SEN SIG (Inclusive Practices & Special Educational Needs) - Reino Unido.
Professor convidado da Universidade Fernando Pessoa, no âmbito do curso de Mestrado em Educação Especial e Mestrado em Docência e Gestão da Educação.
Autor de manuais escolares (Together 7 - Lisboa Editora; Stand Out 5 - Porto Editora) e de gramática escolar (Gramática de Inglês 3.º CEB - Porto Editora).

Cursos

Opinião dos formandos

Relevantes e muito interessantes
Maria Martins ● 20-03-2022
Todos os cursos que fiz na Academia Virtual foram de caráter relevante e muito interessantes! O facto de poder aceder aos conteúdos no meu tempo facilita a sua frequência.