Educação para a Cidadania (acreditado)

BREVEMENTE DISPONÍVEL
  • duração

    7 semanas

  • horas necessárias

    25 horas

  • n.º módulos

    7 módulos

  • acreditação

    Acreditado

  • valor
    99,00€ i

Educar para a Cidadania

Associada à definição do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, a recente proposta de Autonomia e Flexibilidade Curricular coloca novos desafios à educação e traz uma nova centralidade aos docentes e estudantes.

Neste quadro de referência, a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), enquanto uma das principais medidas consignadas no DL n.º 55/2018, mais do que propor a introdução de uma nova componente curricular, Cidadania e Desenvolvimento, vem reforçar o papel da escola na promoção de uma educação mais cidadã e participativa.

Este curso surge como resposta à necessidade das escolas discutirem e construírem estratégias de Educação para a Cidadania e repensarem ajustes na sua organização escolar e formação pedagógica.

Próximas datas

Todas as ações deste curso encontram-se esgotadas. Caso se verifique abertura de novas ações, poderemos contactá-lo, bastando, para tal, que nos indique o seu endereço de e-mail.

  • 20-09-2024
    ECAC - Ação 2
    ESGOTADA

O número de vagas existente em cada ação está dependente do pagamento das inscrições realizadas. As que não forem pagas num período de 24 horas deixarão de ser válidas e darão origem a novas vagas. Mantenha-se atualizado, consultando esta página com regularidade.

Objetivos

  • Refletir sobre o que se entende por Cidadania e por educar para a Cidadania no contexto do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular.
  • Explorar a forma como a ENEC se articula com as Aprendizagens Essenciais e com as competências a alcançar no Perfil de Saída dos Alunos à Escolaridade Obrigatória.
  • Discutir as recomendações da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e sua transposição para a Estratégia de Escola/Agrupamento de Escolas.
  • Preparar uma Estratégia de Escola, de forma participada, promovendo o trabalho colaborativo entre todos os elementos da comunidade educativa.
  • Abordar formas de operacionalização e processos de avaliação.
  • Projetar trabalhos interdisciplinares em torno de domínios propostos na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.

Programa

Módulo 1Apresentação
  • Apresentação do curso
Módulo 2Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania
  • Pertinência
  • Objetivos
  • Pressupostos
  • Aprendizagens esperadas
  • Operacionalização
  • A Whole School Approach e as parcerias com stakeholders
  • Avaliação das aprendizagens
Módulo 3Domínios Essenciais: Direitos Humanos; Igualdade de Género; Interculturalidade
  • Direitos Humanos
  • Igualdade de Género
  • Interculturalidade
  • O Trabalho de Projeto em Cidadania e Desenvolvimento
Módulo 4Domínios Essenciais: Desenvolvimento Sustentável; Educação Ambiental; Saúde
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Educação Ambiental
  • Saúde
  • O Trabalho de Projeto em Cidadania e Desenvolvimento
Módulo 5Domínios Essenciais: Sexualidade; Media; Instituições e Participação Democrática
  • Sexualidade
  • Media
  • Instituições e Participação Democrática
  • O Trabalho de Projeto em Cidadania e Desenvolvimento
Módulo 6Domínios Essenciais: Literacia Financeira e Educação para o Consumo; Segurança Rodoviária; Risco
  • Literacia Financeira e Educação para o Consumo
  • Segurança Rodoviária
  • Risco
  • O Trabalho de Projeto em Cidadania e Desenvolvimento
Módulo 7Módulo final
  • Avaliação final

Destinatários

Professores dos ensinos Básico e Secundário de qualquer grupo de recrutamento.

Requisitos de Avaliação

A avaliação centrar-se-á na participação, no trabalho e na evolução dos formandos. Serão consideradas a participação no fórum, nas sessões assíncronas e síncronas, e a execução das tarefas propostas, incluindo questionários de avaliação e relatório crítico. Será também avaliada a qualidade e a pertinência da participação dos formandos em fóruns sobre os diversos temas.

Os formandos deverão ainda apresentar um relatório final elaborado com base as instruções do formador. A avaliação decorrerá em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, bem como pela Carta Circular CCPFC-3-2007.

Modalidade

A formação realizar-se-á em regime de e-learning, com sessões de trabalho síncronas (por videoconferência) e assíncronas.

Em cada módulo, serão disponibilizados vídeos, documentação, links e bibliografia que permitirão aos formandos aprofundar o seu conhecimento sobre os temas.

As propostas de atividade de cada sessão promoverão o desenvolvimento de trabalho individual e/ou em grupo, nomeadamente através de exercícios interativos e sugestões de reflexão, a desenvolver no fórum, sobre as temáticas em causa. Será privilegiada a aplicação e a reflexão sobre a prática, numa ligação estreita com os contextos e as vivências profissionais dos formandos. As sessões incluirão, ainda, momentos e espaços de partilha de experiências e de discussão, através de fóruns online. O formador terá um papel facilitador, promovendo a reflexão sobre os temas e colocando questões de ordem teórica e prática a trabalhar em cada sessão. O acompanhamento, esclarecimento de dúvidas e apoio às atividades de aprendizagem far-se-á através de fóruns de discussão e correio eletrónico.

Cronograma

As ações calendarizadas realizar-se-ão mediante um número mínimo de formandos inscritos.

Consulte aqui o vídeo tutorial e as instruções de acesso às sessões síncronas.

Ação 1
16/05/2024 a 01/07/2024
Formador: Sofia Almeida Santos

 

Sessões síncronas

Sessão 1 23/05/2024 | 18:00-19:30
Educação para a Cidadania: para quê e porquê?

Sessão 2 06/06/2024 | 18:00-19:30
Domínios obrigatórios em todos os ciclos e níveis de ensino: perspetivas transversais e longitudinais

Sessão 3 20/06/2024 | 18:00-20:00
Explorando os domínios do Ensino Básico: conhecimentos e competências fundamentais
Ação 2
20/09/2024 a 04/11/2024
Formador: Sofia Almeida Santos

 

Sessões síncronas

Sessão 1 24/09/2024 | 18:00-20:00
Educação para a Cidadania: para quê e porquê?

Sessão 2 08/10/2024 | 18:00-19:30
Domínios obrigatórios em todos os ciclos e níveis de ensino: perspetivas transversais e longitudinais

Sessão 3 22/10/2024 | 18:00-19:30
Explorando os domínios do Ensino Básico: conhecimentos e competências fundamentais

A participação num mínimo de dois terços do tempo previsto para as sessões síncronas é requisito essencial para a avaliação.

Acreditação

Esta ação de formação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, em parceria com o Centro de Formação da Casa do Professor, com 25 horas para efeitos de progressão na carreira docente.

Releva para efeitos da aplicação do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, para Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Excecionalmente, conforme o n.º 5 do art.º 3 do Despacho n.º 779/2019 de 18 de janeiro, alterado pelos despachos n.os 6851-A/2019 de 31 de julho, 2053/2021 de 24 de fevereiro e 4840/2023 de 21 de abril, a ação releva na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento.

Autores e Formadores

Sofia Almeida Santos
Autor
Sofia Almeida Santos

Investigadora contratada e Knowledge Broker do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCE da Universidade do Porto, integra o Conselho-Científico da mesma faculdade. Entre 2020-2022, foi assessora do Ministro da Educação na produção de políticas públicas da educação. Atualmente é a representante nacional na Rede EPAN – Experts Policy Advisers Network no Conselho da Europa nas áreas da educação para a cidadania, educação democrática e direitos humanos.
Doutorada (2015) e mestre (2009) em Ciências da Educação nas áreas de cidadania, educação sexual, estudos de género e sociologia de educação, tem realizado várias mobilidades internacionais de investigação (Warwick University; Cambridge University; Leeds University; Mikolas Romeris University).
Enquanto investigadora do CIIE, desde 2006, tem participado ativamente em diversos projetos de investigação e intervenção com escolas, a nível nacional e europeu, e lecionado no âmbito das suas áreas de interesse.
Mais ainda, tem publicado artigos, capítulos e um livro, e colaborado em vários congressos nacionais e internacionais nestes campos. Tem desenvolvido diversas consultorias, designadamente, foi membro do Grupo de Trabalho da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e respetivo MOOC da DGE; e coordenadora científica/consultora da ENEC na Região Autónoma dos Açores. Foi também vogal do Conselho Cientifico-Pedagógico de Formação Contínua.

Cursos

Opinião dos formandos