- Apresentação do curso
Educação para a Cidadania
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duração
14 horas
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n.º módulos
7 módulos
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acreditação
Não
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valor
59,00€
Educar para a Cidadania
Associada à definição do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, a recente proposta de Autonomia e Flexibilidade Curricular coloca novos desafios à educação e traz uma nova centralidade aos docentes e estudantes.
Neste quadro de referência, a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), enquanto uma das principais medidas consignadas no DL n.º 55/2018, mais do que propor a introdução de uma nova componente curricular, Cidadania e Desenvolvimento, vem reforçar o papel da escola na promoção de uma educação mais cidadã e participativa.
Este curso surge como resposta à necessidade das escolas discutirem e construírem estratégias de Educação para a Cidadania e repensarem ajustes na sua organização escolar e formação pedagógica.
Disponibilidade imediata
O acesso a este curso é válido desde o momento da sua inscrição e durante 1 ano.
Após inscrição e pagamento, aceda ao curso através do botão "Entrar" e recorrendo aos dados definidos aquando do registo.
Objetivos
- Refletir sobre o que se entende por Cidadania e por educar para a Cidadania no contexto do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular.
- Explorar a forma como a ENEC se articula com as Aprendizagens Essenciais e com as competências a alcançar no Perfil de Saída dos Alunos à Escolaridade Obrigatória.
- Discutir as recomendações da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e sua transposição para a Estratégia de Escola/Agrupamento de Escolas.
- Preparar uma Estratégia de Escola, de forma participada, promovendo o trabalho colaborativo entre todos os elementos da comunidade educativa.
- Abordar formas de operacionalização e processos de avaliação.
- Projetar trabalhos interdisciplinares em torno de domínios propostos na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.
- Pertinência
- Objetivos
- Pressupostos
- Aprendizagens esperadas
- Operacionalização
- A Whole School Approach e as parcerias com stakeholders
- Avaliação das aprendizagens
- Direitos Humanos
- Igualdade de Género
- Interculturalidade
- O Trabalho de Projeto em Cidadania e Desenvolvimento
- Desenvolvimento Sustentável
- Educação Ambiental
- Saúde
- O Trabalho de Projeto em Cidadania e Desenvolvimento
- Sexualidade
- Media
- Instituições e Participação Democrática
- O Trabalho de Projeto em Cidadania e Desenvolvimento
- Literacia Financeira e Educação para o Consumo
- Segurança Rodoviária
- Risco
- O Trabalho de Projeto em Cidadania e Desenvolvimento
- Avaliação final
Requisitos de Avaliação
Este curso não é acreditado pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC).
Para obter um certificado de participação do curso terá de realizar 75% das atividades nele propostas. Para tal, assegure-se que, após visualização, marca cada recurso como concluído através do botão disponível para o efeito e responde aos questionários no final de cada módulo.
O certificado de participação manter-se-á disponível para consulta e download durante o período de 2 anos, após inscrição no curso.
Modalidade
Os cursos de autoaprendizagem são totalmente assíncronos, sem tutoria, e permitem uma exploração autónoma e flexível, sem horários fixos e em qualquer lugar.
Cada curso é composto por uma sequência de recursos (vídeos e texto) e questionários organizados por módulos, onde é possível navegar sequencialmente ou através do menu inicial.
Investigadora contratada e Knowledge Broker do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCE da Universidade do Porto, integra o Conselho-Científico da mesma faculdade. Entre 2020-2022, foi assessora do Ministro da Educação na produção de políticas públicas da educação. Atualmente é a representante nacional na Rede EPAN – Experts Policy Advisers Network no Conselho da Europa nas áreas da educação para a cidadania, educação democrática e direitos humanos.
Doutorada (2015) e mestre (2009) em Ciências da Educação nas áreas de cidadania, educação sexual, estudos de género e sociologia de educação, tem realizado várias mobilidades internacionais de investigação (Warwick University; Cambridge University; Leeds University; Mikolas Romeris University).
Enquanto investigadora do CIIE, desde 2006, tem participado ativamente em diversos projetos de investigação e intervenção com escolas, a nível nacional e europeu, e lecionado no âmbito das suas áreas de interesse.
Mais ainda, tem publicado artigos, capítulos e um livro, e colaborado em vários congressos nacionais e internacionais nestes campos. Tem desenvolvido diversas consultorias, designadamente, foi membro do Grupo de Trabalho da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e respetivo MOOC da DGE; e coordenadora científica/consultora da ENEC na Região Autónoma dos Açores. Foi também vogal do Conselho Cientifico-Pedagógico de Formação Contínua.
Opinião dos formandos