Educação para a Cidadania

  • duração

    10 semanas

  • n.º módulos

    7 módulos

  • acreditação

    Não

  • valor

    59€

Educar para a Cidadania

Associada à definição do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, a recente proposta de Autonomia e Flexibilidade Curricular coloca novos desafios à educação e traz uma nova centralidade aos docentes e estudantes.

Neste quadro de referência, a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), enquanto uma das principais medidas consignadas no DL n.º 55/2018, mais do que propor a introdução de uma nova componente curricular, Cidadania e Desenvolvimento, vem reforçar o papel da escola na promoção de uma educação mais cidadã e participativa.

Este curso surge como resposta à necessidade das escolas discutirem e construírem estratégias de Educação para a Cidadania e repensarem ajustes na sua organização escolar e formação pedagógica.

Datas disponíveis

  • 24-02-2020
  • 28-02-2020
  • 03-03-2020
  • 07-03-2020
  • 11-03-2020

Objetivos

  • Refletir sobre o que se entende por Cidadania e por educar para a Cidadania no contexto do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular.
  • Explorar a forma como a ENEC se articula com as Aprendizagens Essenciais e com as competências a alcançar no Perfil de Saída dos Alunos à Escolaridade Obrigatória.
  • Discutir as recomendações da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e sua transposição para a Estratégia de Escola/Agrupamento de Escolas.
  • Preparar uma Estratégia de Escola, de forma participada, promovendo o trabalho colaborativo entre todos os elementos da comunidade educativa.
  • Abordar formas de operacionalização e processos de avaliação.
  • Projetar trabalhos interdisciplinares em torno de domínios propostos na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.

Programa

Módulo 1Apresentação
  • Apresentação do curso
Módulo 2Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania
  • Pertinência
  • Objetivos
  • Pressupostos
  • Aprendizagens esperadas
  • Operacionalização
  • A Whole School Approach e as parcerias com stakeholders
  • Avaliação das aprendizagens
Módulo 3Domínios Essenciais: Direitos Humanos; Igualdade de Género; Interculturalidade
  • Direitos Humanos
  • Igualdade de Género
  • Interculturalidade
  • O Trabalho de Projeto em Cidadania e Desenvolvimento
Módulo 4Domínios Essenciais: Desenvolvimento Sustentável; Educação Ambiental; Saúde
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Educação Ambiental
  • Saúde
  • O Trabalho de Projeto em Cidadania e Desenvolvimento
Módulo 5Domínios Essenciais: Sexualidade; Media; Instituições e Participação Democrática
  • Sexualidade
  • Media
  • Instituições e Participação Democrática
  • O Trabalho de Projeto em Cidadania e Desenvolvimento
Módulo 6Domínios Essenciais: Literacia Financeira e Educação para o Consumo; Segurança Rodoviária; Risco
  • Literacia Financeira e Educação para o Consumo
  • Segurança Rodoviária
  • Risco
  • O Trabalho de Projeto em Cidadania e Desenvolvimento
Módulo 7Módulo final
  • Avaliação final

Destinatários

Professores e todos aqueles que pretendam adquirir conhecimentos na área.

Requisitos de Avaliação

Este curso não é acreditado pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC).

Para obter um certificado de participação do curso terá de realizar 75% das atividades nele propostas, no período de tempo estabelecido. Para tal, assegure-se que, após visualização, marca cada recurso como concluído através do botão disponível para o efeito.

Também deverá responder aos questionários disponíveis no final de cada módulo.

Autores e Formadores

Sofia Almeida Santos
Autor
Sofia Almeida Santos
Investigadora contratada e membro integrado do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCE da Universidade do Porto. Doutorada (2015) e mestre (2009) em Ciências da Educação nas áreas de cidadania, educação sexual, estudos de género e sociologia de educação, tem realizado várias mobilidades internacionais de investigação (Warwick University; Cambridge University; Leeds University; Mikolas Romeris University). Enquanto investigadora do CIIE, desde 2006, tem participado ativamente em diversos projetos de investigação e intervenção com escolas, a nível nacional e europeu, e lecionado no âmbito das suas áreas de interesse. Mais ainda, tem publicado artigos, capítulos e um livro, e colaborado em vários congressos nacionais e internacionais nestes campos. Integrou o grupo de trabalho responsável pela elaboração da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e respetivo MOOC da DGE. No âmbito dessa participação tem realizado diversas consultadorias no campo da Cidadania, nomeadamente, é expert pelo Conselho da Europa no âmbito do Education for Democracy 2018-2019 Programme ao nível do subprograma Educação para a cidadania digital, membro vogal do Conselho Cientifico-Pedagógico de Formação Contínua, coordenadora científica/consultora da ENEC na Região Autónoma dos Açores, entre outras.
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