Educação para os media (acreditado) | Academia Virtual | Cursos Online

Educação para os media (acreditado)

  • duração

    10 semanas

  • horas necessárias

    25 horas

  • n.º módulos

    7 módulos

  • acreditação

    Acreditado

  • valor

    89€

Os media digitais e as crianças

A presença dos media digitais na vida das crianças tem aumentado e, com isso, a forma como se aprende e se comunica tem mudado rapidamente. A urgência de compreender esta realidade e também de tirar partido das novas oportunidades está na base da ideia da Educação para os Media, que procura promover uma relação crítica com os meios, que se tornaram digitais. A presença dos dispositivos digitais, quer para aprender, quer para fins de divertimento ou para se manter informado, molda a forma como percecionamos o mundo. O mundo digital depende também dos contributos e da influência de cada um de nós.

Este curso destina-se fundamentalmente a professores, educadores e bibliotecários que lidam com crianças e jovens que são consumidores e também participantes neste mundo cada vez mais interativo.

Datas disponíveis

  • 21-07-2020
    Teste 1 - Ação 100

O número de vagas existente em cada curso está dependente do pagamento das inscrições realizadas. As que não forem pagas num período de 48 horas deixarão de ser válidas e darão origem a novas vagas. Mantenha-se atualizado, consultando esta página com regularidade.

Objetivos

  • Fomentar o sentido crítico no modo como vemos e consumimos os media digitais.
  • Ganhar consciência da presença constante dos ecrãs na vida dos mais novos em vários contextos das suas vidas.
  • Reconhecer as atividades preferidas das crianças quando estão online para evitar riscos desnecessários e estimular outras práticas (educativas).
  • Compreender fenómenos como o das fake news de forma a conseguir identificar e lidar com a informação manipulada.
  • Identificar as várias oportunidades e papéis que as redes sociais e outras plataformas digitais introduziram nas nossas vidas.
  • Ter consciência da importância de criar um perfil digital positivo e de ter uma participação responsável e ética na esfera digital.
  • Criar a capacidade de abordar os media em ambiente educativos, formais e não-formais.

Programa

Módulo 1Apresentação
  • Apresentação do curso
Módulo 2Um Mundo Habitado pelos Media
  • Um mundo habitado pelos media
  • Educação para os media digitais: porquê?
  • Os media no dia a dia
  • Internet ao minuto
Módulo 3Os Media e as Crianças
  • Os media e as crianças
  • Nativos, imigrantes, visitantes e residentes digitais
  • Crianças e ecrãs: que relação?
  • O que fazem as crianças online?
Módulo 4Os Media Digitais e a Escola
  • Os media digitais e a escola
  • Aprendizagem formal, não-formal e informal
  • Que competências para uma nova literacia digital
Módulo 5Cidadania Digital
  • Cidadania digital
  • Fake news e poluição digital
  • As redes sociais - usos e desusos
Módulo 6Ideias para promover a EdMedia nos Ambientes Digitais
  • Ideias para promover a educação para os media nos ambientes digitais
  • Aprender com e sobre os media digitais
  • Identidade e pegadas digitais
Módulo 7Módulo final
  • Avaliação final

Destinatários

Professores do ensino básico e secundário de qualquer grupo de recrutamento.

Requisitos de Avaliação

A avaliação centrar-se-á na participação, no trabalho e na evolução dos formandos. Serão consideradas a participação no fórum, nas sessões assíncronas e síncronas, e a execução das tarefas propostas, incluindo questionários de avaliação e relatório crítico. Será também avaliada a qualidade e a pertinência da participação dos formandos em fóruns sobre os diversos temas.

Os formandos deverão ainda apresentar um relatório final elaborado com base as instruções do formador. A avaliação decorrerá em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, bem como pela Carta Circular CCPFC-3-2007.

Modalidade

A formação realizar-se-á em regime de e-learning, com sessões de trabalho síncronas (por videoconferência) e assíncronas.

Em cada módulo, serão disponibilizados vídeos, documentação, links e bibliografia que permitirão aos formandos aprofundar o seu conhecimento sobre os temas.

As propostas de atividade de cada sessão promoverão o desenvolvimento de trabalho individual e/ou em grupo, nomeadamente através de exercícios interativos e sugestões de reflexão, a desenvolver no fórum, sobre as temáticas em causa. Será privilegiada a aplicação e a reflexão sobre a prática, numa ligação estreita com os contextos e as vivências profissionais dos formandos. As sessões incluirão, ainda, momentos e espaços de partilha de experiências e de discussão, através de fóruns online. O formador terá um papel facilitador, promovendo a reflexão sobre os temas e colocando questões de ordem teórica e prática a trabalhar em cada sessão. O acompanhamento, esclarecimento de dúvidas e apoio às atividades de aprendizagem far-se-á através de fóruns de discussão e correio eletrónico.

Cronograma

Todas as sessões síncronas serão realizadas em horário pós-laboral.

Ação 1:  
Formador:
Sessões síncronas
 



As ações calendarizadas realizar-se-ão mediante um número mínimo de formandos inscritos.

Acreditação

Esta ação de formação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, em parceria com a Centro de Formação AlmadaForma, com 25 horas para efeitos de progressão na carreira docente.

Releva para efeitos da aplicação do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, para Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.

Autores e Formadores

Luís Pereira
Autor
Luís Pereira

Doutorado em Educação para os Media pela Universidade do Minho.
Durante 12 anos, dividiu o seu tempo entre a investigação na área das tecnologias e literacia digital e também como professor no ensino básico, secundário e superior, e ainda como formador de professores.
Desde 2012, vive e trabalha no Reino Unido, tendo ensinado e feito investigação em várias universidades inglesas. Atualmente, desempenha as funções de ‘Academic Developer’ na Universidade de Coventry, onde faz formação para os docentes desta universidade na área do uso dos media digitais na aprendizagem e demais aspetos do ensino universitário.
Participou em mais de uma dúzia de projetos ligados à literacia digital, financiados pelo Conselho da Europa, Comissão Europeia, Fundação para a Ciência e Tecnologia, Evens Foundation ou pela Paul Hamlyn Foundation, entre outras instituições.
É autor do livro Literacia Digital e Políticas Tecnológicas para a Educação e colaborou em diversas publicações sobre atividades de implementação da educação para os media nas práticas letivas.
É pai de duas crianças (10 e 2 anos).
Em 2020, participou no Ciclo de Webinares Escola Virtual  ENCURTAR @ DISTÂNCIA, com um webinar sobre como Tirar partido da educação para os media digitais na quarentena.

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