25h (20h assíncronas, 5h síncronas)
7 módulos
Acreditado
A presença dos media digitais na vida das crianças tem aumentado e, com isso, a forma como se aprende e se comunica tem mudado rapidamente. A urgência de compreender esta realidade e também de tirar partido das novas oportunidades está na base da ideia da Educação para os Media, que procura promover uma relação crítica com os meios, que se tornaram digitais. A presença dos dispositivos digitais, quer para aprender, quer para fins de divertimento ou para se manter informado, molda a forma como percecionamos o mundo. O mundo digital depende também dos contributos e da influência de cada um de nós.
O número de vagas existente em cada ação está dependente do pagamento das inscrições realizadas. As que não forem pagas num período de 24 horas deixarão de ser válidas e darão origem a novas vagas. Mantenha-se atualizado, consultando esta página com regularidade.
A emissão dos certificados da Ação 35 decorrerá apenas em setembro de 2026, tal como indicado aquando da abertura da ação.
Atualmente não existem ações disponíveis para esta formação. Para ser notificado aquando da abertura de novas ações, subscreva a opção Notificar-me, disponível no topo da página.
Professores dos ensinos Básico e Secundário de qualquer grupo de recrutamento.
A avaliação decorrerá em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, bem como pela Carta Circular CCPFC-3-2007. Tem como requisito essencial a participação num mínimo de dois terços do tempo previsto para as sessões síncronas.
A avaliação centrar-se-á na participação, no trabalho e na evolução dos formandos. Serão consideradas a participação no fórum, nas sessões assíncronas e síncronas, e a execução das tarefas propostas, incluindo questionários de avaliação e relatório crítico. Será também avaliada a qualidade e a pertinência da participação dos formandos em fóruns sobre os diversos temas.
Os formandos deverão ainda apresentar um relatório final elaborado com base nas instruções do formador.
A formação realizar-se-á em regime de e-learning, com sessões de trabalho síncronas (por videoconferência) e assíncronas.
Em cada módulo, serão disponibilizados vídeos, documentação, links e bibliografia que permitirão aos formandos aprofundar o seu conhecimento sobre os temas.
As propostas de atividade de cada sessão promoverão o desenvolvimento de trabalho individual e/ou em grupo, nomeadamente através de exercícios interativos e sugestões de reflexão, a desenvolver no fórum, sobre as temáticas em causa. Será privilegiada a aplicação e a reflexão sobre a prática, numa ligação estreita com os contextos e as vivências profissionais dos formandos. As sessões incluirão, ainda, momentos e espaços de partilha de experiências e de discussão, através de fóruns online. O formador terá um papel facilitador, promovendo a reflexão sobre os temas e colocando questões de ordem teórica e prática a trabalhar em cada sessão. O acompanhamento, esclarecimento de dúvidas e apoio às atividades de aprendizagem far-se-á através de fóruns de discussão e correio eletrónico.
Esta ação de formação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, em parceria com a Centro de Formação AlmadaForma, com 25 horas para efeitos de progressão na carreira docente.
Releva para efeitos da aplicação do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, para Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário.
Para efeitos de aplicação do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para a progressão em carreira. Excecionalmente, conforme Despacho n.º 4840/2023 de 21 de abril, poderá ser solicitado ao órgão de gestão da escola que esta ação seja considerada para relevar na dimensão científico-pedagógica (Artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores) de todos os grupos de recrutamento.
Com mais de 20 anos de experiência na educação e ensino, Luís Pereira tem desempenhado diferentes papéis, tanto como docente, investigador ou formador de professores. Doutorou-se em Educação para os Media pela Universidade do Minho, em 2012. Desde então vive e trabalha no Reino Unido, tendo colaborado com várias universidades inglesas. Atualmente, desempenha as funções de Professor Associado na City, na University of London.É autor do livro Literacia Digital e Políticas Tecnológicas para a Educação e colaborou em diversas publicações sobre atividades de implementação da educação para os media nas práticas letivas.É pai de duas crianças. Em 2020, participou na iniciativa Encurtar @ Distância, promovida pela Escola Virtual, com o webinar Tirar partido da educação para os media digitais na quarentena.
Licenciado em Ensino de Ciências da Natureza e doutorando em Tecnologias de Educação.Atualmente, integra a equipa do Enhanced Learning Office (ELO) da Nova Nova SBE (School of Business and Economics).Ao longo da sua trajetória profissional, tem-se dedicado a investigar e promover a interseção entre tecnologia e educação, incluindo a aplicação de inteligência artificial em contextos educacionais. Paralelamente às suas funções na Nova SBE, tem desenvolvido e ministrado diversos cursos, presenciais e online, e colaborado em projetos de e-learning, com o intuito de enriquecer as experiências de aprendizagem através das mais recentes tecnologias disponíveis. Alguns dos temas que tem trabalhado focam conceitos como gamificação, realidade aumentada e integração de aplicações digitais em ambientes educacionais.