Educação para os media (acreditado)

  • duração

    25 horas

  • n.º módulos

    7 módulos

  • acreditação

    Acreditado

  • valor
    99,00€ i

Os media digitais e as crianças

A presença dos media digitais na vida das crianças tem aumentado e, com isso, a forma como se aprende e se comunica tem mudado rapidamente. A urgência de compreender esta realidade e também de tirar partido das novas oportunidades está na base da ideia da Educação para os Media, que procura promover uma relação crítica com os meios, que se tornaram digitais. A presença dos dispositivos digitais, quer para aprender, quer para fins de divertimento ou para se manter informado, molda a forma como percecionamos o mundo. O mundo digital depende também dos contributos e da influência de cada um de nós.

Próximas datas

  • 11-06-2024
    EMDAC - Ação 20

O número de vagas existente em cada ação está dependente do pagamento das inscrições realizadas. As que não forem pagas num período de 24 horas deixarão de ser válidas e darão origem a novas vagas. Mantenha-se atualizado, consultando esta página com regularidade.

Objetivos

  • Fomentar o sentido crítico no modo como vemos e consumimos os media digitais.
  • Ganhar consciência da presença constante dos ecrãs na vida dos mais novos em vários contextos das suas vidas.
  • Reconhecer as atividades preferidas das crianças quando estão online para evitar riscos desnecessários e estimular outras práticas (educativas).
  • Compreender fenómenos como o das fake news de forma a conseguir identificar e lidar com a informação manipulada.
  • Identificar as várias oportunidades e papéis que as redes sociais e outras plataformas digitais introduziram nas nossas vidas.
  • Ter consciência da importância de criar um perfil digital positivo e de ter uma participação responsável e ética na esfera digital.
  • Criar a capacidade de abordar os media em ambientes educativos, formais e não-formais.

Programa

Módulo 1Apresentação
  • Apresentação do curso
Módulo 2Um Mundo Habitado pelos Media
  • Um mundo habitado pelos media
  • Educação para os media digitais: porquê?
  • Os media no dia a dia
  • Internet ao minuto
Módulo 3Os Media e as Crianças
  • Os media e as crianças
  • Nativos, imigrantes, visitantes e residentes digitais
  • Crianças e ecrãs: que relação?
  • O que fazem as crianças online?
Módulo 4Os Media Digitais e a Escola
  • Os media digitais e a escola
  • Aprendizagem formal, não-formal e informal
  • Que competências para uma nova literacia digital
Módulo 5Cidadania Digital
  • Cidadania digital
  • Fake news e poluição digital
  • As redes sociais - usos e desusos
Módulo 6Ideias para promover a EdMedia nos Ambientes Digitais
  • Ideias para promover a educação para os media nos ambientes digitais
  • Aprender com e sobre os media digitais
  • Identidade e pegadas digitais
Módulo 7Módulo final
  • Avaliação final

Destinatários

Professores dos ensinos Básico e Secundário de qualquer grupo de recrutamento.

Requisitos de Avaliação

A avaliação decorrerá em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, bem como pela Carta Circular CCPFC-3-2007. Tem como requisito essencial a participação num mínimo de dois terços do tempo previsto para as sessões síncronas.

A avaliação centrar-se-á na participação, no trabalho e na evolução dos formandos. Serão consideradas a participação no fórum, nas sessões assíncronas e síncronas, e a execução das tarefas propostas, incluindo questionários de avaliação e relatório crítico. Será também avaliada a qualidade e a pertinência da participação dos formandos em fóruns sobre os diversos temas.

Os formandos deverão ainda apresentar um relatório final elaborado com base nas instruções do formador.

Modalidade

A formação realizar-se-á em regime de e-learning, com sessões de trabalho síncronas (por videoconferência) e assíncronas.

Em cada módulo, serão disponibilizados vídeos, documentação, links e bibliografia que permitirão aos formandos aprofundar o seu conhecimento sobre os temas.

As propostas de atividade de cada sessão promoverão o desenvolvimento de trabalho individual e/ou em grupo, nomeadamente através de exercícios interativos e sugestões de reflexão, a desenvolver no fórum, sobre as temáticas em causa. Será privilegiada a aplicação e a reflexão sobre a prática, numa ligação estreita com os contextos e as vivências profissionais dos formandos. As sessões incluirão, ainda, momentos e espaços de partilha de experiências e de discussão, através de fóruns online. O formador terá um papel facilitador, promovendo a reflexão sobre os temas e colocando questões de ordem teórica e prática a trabalhar em cada sessão. O acompanhamento, esclarecimento de dúvidas e apoio às atividades de aprendizagem far-se-á através de fóruns de discussão e correio eletrónico.

Acreditação

Esta ação de formação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, em parceria com a Centro de Formação AlmadaForma, com 25 horas para efeitos de progressão na carreira docente.

Releva para efeitos da aplicação do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, para Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Cronograma

As ações calendarizadas realizar-se-ão mediante um número mínimo de formandos inscritos.

Consulte aqui o vídeo tutorial e as instruções de acesso às sessões síncronas.

IMPORTANTE: a emissão dos certificados da Ação 20 decorrerá em setembro de 2024.

Ação 19
08-05-2024 a 17-06-2024
Formador: João Mouro

 

Sessões síncronas

Sessão 1 10/05/2024 | 19h00-20h30
A escola e os meios digitais: desafios e oportunidades

Sessão 2 17/05/2024 | 19h00-20h30
Aprendizagens ativas com recurso às TIC
 
Sessão 3 24/05/2024 | 19h00-21h00
Inteligência artificial: O que é? O que não é? O que deve ser!

 

Ação 20
11-06-2024 a 22-07-2024
Formador: João Mouro

 

Sessões síncronas

Sessão 1 17/06/2024 | 19h00-20h30
A escola e os meios digitais: desafios e oportunidades

Sessão 2 24/06/2024 | 19h00-20h30
Aprendizagens ativas com recurso às TIC
 
Sessão 3 01/07/2024 | 19h00-21h00
Inteligência artificial: O que é? O que não é? O que deve ser!

 

A participação num mínimo de dois terços do tempo previsto para as sessões síncronas é requisito essencial para a avaliação.

Autores e Formadores

Luís Pereira
Autor
Luís Pereira

Com mais de 20 anos de experiência na educação e ensino, Luís Pereira tem desempenhado diferentes papéis, tanto como docente, investigador ou formador de professores.
Doutorou-se em Educação para os Media pela Universidade do Minho, em 2012. Desde então vive e trabalha no Reino Unido, tendo colaborado com várias universidades inglesas.
Atualmente, desempenha as funções de Professor Associado na City, na University of London.
É autor do livro Literacia Digital e Políticas Tecnológicas para a Educação e colaborou em diversas publicações sobre atividades de implementação da educação para os media nas práticas letivas.
É pai de duas crianças.
Em 2020, participou na iniciativa Encurtar @ Distância, promovida pela Escola Virtual, com o webinar Tirar partido da educação para os media digitais na quarentena.

Cursos
João Mouro
Formador
João Mouro

Licenciado em Ensino de Ciências da Natureza e doutorando em Tecnologias de Educação.
Atualmente, integra a equipa do Enhanced Learning Office (ELO) da Nova Nova SBE (School of Business and Economics).
Ao longo da sua trajetória profissional, tem-se dedicado a investigar e promover a interseção entre tecnologia e educação, incluindo a aplicação de inteligência artificial em contextos educacionais.
Paralelamente às suas funções na Nova SBE, tem desenvolvido e ministrado diversos cursos, presenciais e online, e colaborado em projetos de e-learning, com o intuito de enriquecer as experiências de aprendizagem através das mais recentes tecnologias disponíveis.
Alguns dos temas que tem trabalhado focam conceitos como gamificação, realidade aumentada e integração de aplicações digitais em ambientes educacionais.

Cursos

Opinião dos formandos

Adorei a experiência
Mafalda dos Santos ● 01-08-2023
Adorei a experiência. Não poderia ter tido melhor formador.
Gostei muito
Paulo Mesquita ● 30-07-2023
Gostei muito da experiência, pois permitiu-me melhorar os meus conhecimentos de uma forma simples.
A minha primeira experiência
Ana Lara Liberal ● 20-07-2023
A minha primeira experiência. Gostei muito. Sem dúvida vou repetir.
Foi uma experiência muito agradável
Ana Barros ● 15-07-2023
Foi uma experiência muito agradável. Gostei do facto de podermos ir assistindo aos módulos ao nosso ritmo, do material disponibilizado, da plataforma muito intuitiva e do formador.
Aprender tanto em tão pouco tempo
Maria Maia ● 17-03-2022
Estou muito satisfeita com a experiência e sinto-me honrada por ter podido aprender tanto em tão pouco tempo e ter conhecido o formador Luís Pereira que constitui o claro exemplo de um excelente ser humano, pela pessoa em si e pelo profissionalismo sempre presente.
Gostei muito da experiência
Maria João Gonçalves ● 13-03-2022
Gostei muito desta experiência, principalmente do envolvimento do formador que conduziu as sessões, através de uma exposição clara, permitindo a partilha de ideias e esclarecimentos de dúvidas.
Continuem desta forma
Margarida Lima ● 12-03-2022
Continuo a dar preferência às vossas formações, pela qualidade dos formadores e temática das mesmas. Muito importante serem online.
Gostei muito de participar na ação
Ana Bengalinha ● 11-03-2022
Será útil para o futuro.
Experiência proveitosa
Luisa Salcedas ● 07-03-2022
Experiência francamente proveitosa, positiva, motivadora, prática ... para melhorar a prática docente, pessoal e de cidadania.
Experiência de grande qualidade
Ana Paula Comendinha ● 22-02-2022
Uma experiência muito positiva sobre todos os aspetos
Maria Videira ● 21-02-2022
Sendo a primeira vez que fiz uma formação online, foi para mim uma agradável surpresa!
Experiência positiva e eficaz
Sofia Morais ● 13-02-2022
Experiência positiva e eficaz do ponto de vista comunicativo. Este formato tem a vantagem de podermos gerir o nosso tempo para a realização das tarefas propostas.
Formador excecional
Helena Magalhães ● 23-11-2021
Foi a primeira ação que frequentei on-line. No início estava um pouco apreensiva, mas logo a partir da primeira sessão síncrona fiquei muito tranquila. Tudo foi fluindo serenamente. O formador foi excecional. Sempre muito cordial, eficiente e empático. Aprendi muito de uma forma leve e descontraída. Obrigada, Luís!
Formador muito bom e incentivador
Manuel Afonso Mota ● 20-11-2021
Ação muito bem organizada, com um bom equilíbrio entre as atividades síncronas e assíncronas e excelentes materiais/recursos. O uso do fórum é estimulante. Formador muito bom e incentivador.
Muito interessante, muito bem conduzida
Ana Isabel Costa ● 18-11-2021
O facto de ser online permitiu fazer formação ao meu ritmo, sem que esse facto se tenha traduzido em falta de rigor ou de profundidade nas abordagens. A forma como está estruturada "obriga-nos" a um contacto constante com a plataforma e os documentos disponibilizados permitem um aprofundamento dos conteúdos.
Voltarei a participar brevemente
Joao Manuel Costa ● 16-11-2021
Não conhecia e fiquei a gostar muito. Permite-nos gerir de uma forma mais equilibrada o nosso dia a dia, aprendemos de igual forma e adapta-se ao que pretendemos. Voltarei a participar brevemente.
Formador com qualidade
Ana Cristina Simoes ● 15-11-2021
Considero que a distância não foi um impedimento no sucesso da ação de formação. Fácil e eficiente acesso às sessões. Formador com qualidade.
Gostei da experiência
Maria Venília Reis Costa ● 15-11-2021
Gostei da experiência e dos moldes em que decorreu o curso, e estou expectante em próximos cursos sobre as vertentes tecnológicas.
Experiência bastante positiva
Suzel Maria Silva ● 14-11-2021
A experiência foi bastante positiva, a tomada de consciência, a aprendizagem e ter conseguido continuar, sem saber usar bem a plataforma, a trabalhar/assistir às sessões síncronas foi interessante e bastante desafiante.
Combina a gestão individualizada do tempo e a componente de aprendizagem
Ermelinda Céu Duarte ● 10-11-2021
Gostei da experiência de e-learning e considero que este modelo de formação combina de forma muito satisfatória a gestão individualizada do tempo e a componente de aprendizagem.
Muito bom!
José Luís Martins Oliveira ● 09-11-2021
Muito positiva e interessante
António Carlos Amatucci ● 03-11-2021
Uma mais-valia
Etelvina Maria Falcato ● 10-10-2021
O trabalho em contexto E@D é para mim uma mais-valia dado que as deslocações aos centros de formação roubam-nos demasiado tempo.
Excedeu as expetativas
Eduardo Ferreira ● 21-03-2021
Superou todas as minhas expectativas
Isabela Azevedo ● 20-03-2021
A experiência na academia virtual superou todas as minhas expectativas. Importa realçar a temática, a calendarização, a organização dos conteúdos e atividades propostas e, naturalmente, a seleção do formador.
Muito bom
Fatima Fernandes ● 19-03-2021
Excelente organização!
Carla Brandão ● 18-12-2020
A repetir muito em breve
Sandra Carvalho ● 18-12-2020
Foi uma experiência muito positiva que espero repetir muito em breve.
Parabéns!
Sílvia Viana ● 18-12-2020
Adorei a plataforma…muito bem organizada e intuitiva. Parabéns!
10 de 29 resultado
Ver todos os comentários