Educação para os media | Academia Virtual | Cursos Online

Educação para os media

  • duração

    10 semanas

  • n.º módulos

    7 módulos

  • acreditação

    Não

  • valor

    59€

Os media digitais e as crianças

A presença dos media digitais na vida das crianças tem aumentado e, com isso, a forma como se aprende e se comunica tem mudado rapidamente. A urgência de compreender esta realidade e também de tirar partido das novas oportunidades está na base da ideia da Educação para os Media, que procura promover uma relação crítica com os meios, que se tornaram digitais. A presença dos dispositivos digitais, quer para aprender, quer para fins de divertimento ou para se manter informado, molda a forma como percecionamos o mundo. O mundo digital depende também dos contributos e da influência de cada um de nós.

Este curso destina-se fundamentalmente a professores, educadores e bibliotecários que lidam com crianças e jovens que são consumidores e também participantes neste mundo cada vez mais interativo.

Disponibilidade imediata

O acesso a este curso é válido desde o momento da sua inscrição e durante 10 semanas.

Objetivos

  • Fomentar o sentido crítico no modo como vemos e consumimos os media digitais.
  • Ganhar consciência da presença constante dos ecrãs na vida dos mais novos em vários contextos das suas vidas.
  • Reconhecer as atividades preferidas das crianças quando estão online para evitar riscos desnecessários e estimular outras práticas (educativas).
  • Compreender fenómenos como o das fake news de forma a conseguir identificar e lidar com a informação manipulada.
  • Identificar as várias oportunidades e papéis que as redes sociais e outras plataformas digitais introduziram nas nossas vidas.
  • Ter consciência da importância de criar um perfil digital positivo e de ter uma participação responsável e ética na esfera digital.
  • Criar a capacidade de abordar os media em ambiente educativos, formais e não-formais.

Programa

Módulo 1Apresentação
  • Apresentação do curso
Módulo 2Um Mundo Habitado pelos Media
  • Um mundo habitado pelos media
  • Educação para os media digitais: porquê?
  • Os media no dia a dia
  • Internet ao minuto
Módulo 3Os Media e as Crianças
  • Os media e as crianças
  • Nativos, imigrantes, visitantes e residentes digitais
  • Crianças e ecrãs: que relação?
  • O que fazem as crianças online?
Módulo 4Os Media Digitais e a Escola
  • Os media digitais e a escola
  • Aprendizagem formal, não-formal e informal
  • Que competências para uma nova literacia digital
Módulo 5Cidadania Digital
  • Cidadania digital
  • Fake news e poluição digital
  • As redes sociais - usos e desusos
Módulo 6Ideias para promover a EdMedia nos Ambientes Digitais
  • Ideias para promover a educação para os media nos ambientes digitais
  • Aprender com e sobre os media digitais
  • Identidade e pegadas digitais
Módulo 7Módulo final
  • Avaliação final

Destinatários

Professores e todos aqueles que pretendam adquirir conhecimentos na área.

Requisitos de Avaliação

Este curso não é acreditado pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC).

Para obter um certificado de participação do curso terá de realizar 75% das atividades nele propostas, no período de tempo estabelecido. Para tal, assegure-se que, após visualização, marca cada recurso como concluído através do botão disponível para o efeito.

Também deverá responder aos questionários disponíveis no final de cada módulo.

Autores e Formadores

Luís Pereira
Autor
Luís Pereira

Doutorado em Educação para os Media pela Universidade do Minho.
Durante 12 anos, dividiu o seu tempo entre a investigação na área das tecnologias e literacia digital e também como professor no ensino básico, secundário e superior, e ainda como formador de professores.
Desde 2012, vive e trabalha no Reino Unido, tendo ensinado e feito investigação em várias universidades inglesas. Atualmente, desempenha as funções de ‘Academic Developer’ na Universidade de Coventry, onde faz formação para os docentes desta universidade na área do uso dos media digitais na aprendizagem e demais aspetos do ensino universitário.
Participou em mais de uma dúzia de projetos ligados à literacia digital, financiados pelo Conselho da Europa, Comissão Europeia, Fundação para a Ciência e Tecnologia, Evens Foundation ou pela Paul Hamlyn Foundation, entre outras instituições.
É autor do livro Literacia Digital e Políticas Tecnológicas para a Educação e colaborou em diversas publicações sobre atividades de implementação da educação para os media nas práticas letivas.
É pai de duas crianças (10 e 2 anos).
Em 2020, participou no ciclo de webinars Escola Virtual Encurtar @ Distância, com a intervenção Tirar partido da educação para os media digitais na quarentena.

Cursos

Opinião dos formandos

Gostei muito!
Margarida Correia ● 22-07-2020
Foi o meu primeiro curso neste formato e estão de parabéns.