- Apresentação do curso
Educação para os media
-
duração
10 horas
-
n.º módulos
7 módulos
-
acreditação
Não
-
valor
59,00€
Os media digitais e as crianças
A presença dos media digitais na vida das crianças tem aumentado e, com isso, a forma como se aprende e se comunica tem mudado rapidamente. A urgência de compreender esta realidade e também de tirar partido das novas oportunidades está na base da ideia da Educação para os Media, que procura promover uma relação crítica com os meios, que se tornaram digitais. A presença dos dispositivos digitais, quer para aprender, quer para fins de divertimento ou para se manter informado, molda a forma como percecionamos o mundo. O mundo digital depende também dos contributos e da influência de cada um de nós.
Este curso destina-se fundamentalmente a professores, educadores e bibliotecários que lidam com crianças e jovens que são consumidores e também participantes neste mundo cada vez mais interativo.
Disponibilidade imediata
O acesso a este curso é válido desde o momento da sua inscrição e durante 1 ano.
Após inscrição e pagamento, aceda ao curso através do botão "Entrar" e recorrendo aos dados definidos aquando do registo.
Objetivos
- Fomentar o sentido crítico no modo como vemos e consumimos os media digitais.
- Ganhar consciência da presença constante dos ecrãs na vida dos mais novos em vários contextos das suas vidas.
- Reconhecer as atividades preferidas das crianças quando estão online para evitar riscos desnecessários e estimular outras práticas (educativas).
- Compreender fenómenos como o das fake news de forma a conseguir identificar e lidar com a informação manipulada.
- Identificar as várias oportunidades e papéis que as redes sociais e outras plataformas digitais introduziram nas nossas vidas.
- Ter consciência da importância de criar um perfil digital positivo e de ter uma participação responsável e ética na esfera digital.
- Criar a capacidade de abordar os media em ambientes educativos, formais e não-formais.
- Um mundo habitado pelos media
- Educação para os media digitais: porquê?
- Os media no dia a dia
- Internet ao minuto
- Os media e as crianças
- Nativos, imigrantes, visitantes e residentes digitais
- Crianças e ecrãs: que relação?
- O que fazem as crianças online?
- Os media digitais e a escola
- Aprendizagem formal, não-formal e informal
- Que competências para uma nova literacia digital
- Cidadania digital
- Fake news e poluição digital
- As redes sociais - usos e desusos
- Ideias para promover a educação para os media nos ambientes digitais
- Aprender com e sobre os media digitais
- Identidade e pegadas digitais
- Avaliação final
Requisitos de Avaliação
Este curso não é acreditado pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC).
Para obter um certificado de participação do curso terá de realizar 75% das atividades nele propostas. Para tal, assegure-se que, após visualização, marca cada recurso como concluído através do botão disponível para o efeito e responde aos questionários no final de cada módulo.
O certificado de participação manter-se-á disponível para consulta e download durante o período de 2 anos, após inscrição no curso.
Modalidade
Os cursos de autoaprendizagem são totalmente assíncronos, sem tutoria, e permitem uma exploração autónoma e flexível, sem horários fixos e em qualquer lugar.
Cada curso é composto por uma sequência de recursos (vídeos e texto) e questionários organizados por módulos, onde é possível navegar sequencialmente ou através do menu inicial.
Com mais de 20 anos de experiência na educação e ensino, Luís Pereira tem desempenhado diferentes papéis, tanto como docente, investigador ou formador de professores.
Doutorou-se em Educação para os Media pela Universidade do Minho, em 2012. Desde então vive e trabalha no Reino Unido, tendo colaborado com várias universidades inglesas.
Atualmente, desempenha as funções de Professor Associado na City, na University of London.
É autor do livro Literacia Digital e Políticas Tecnológicas para a Educação e colaborou em diversas publicações sobre atividades de implementação da educação para os media nas práticas letivas.
É pai de duas crianças.
Em 2020, participou na iniciativa Encurtar @ Distância, promovida pela Escola Virtual, com o webinar Tirar partido da educação para os media digitais na quarentena.
Opinião dos formandos