- Apresentação do curso
Educação para os media
-
duração
10 horas
-
n.º módulos
7 módulos
-
acreditação
Não
-
valor
59,00€
Os media digitais e as crianças
A presença dos media digitais na vida das crianças tem aumentado e, com isso, a forma como se aprende e se comunica tem mudado rapidamente. A urgência de compreender esta realidade e também de tirar partido das novas oportunidades está na base da ideia da Educação para os Media, que procura promover uma relação crítica com os meios, que se tornaram digitais. A presença dos dispositivos digitais, quer para aprender, quer para fins de divertimento ou para se manter informado, molda a forma como percecionamos o mundo. O mundo digital depende também dos contributos e da influência de cada um de nós.
Este curso destina-se fundamentalmente a professores, educadores e bibliotecários que lidam com crianças e jovens que são consumidores e também participantes neste mundo cada vez mais interativo.
Disponibilidade imediata
O acesso a este curso é válido desde o momento da sua inscrição e durante 1 ano.
Após inscrição e pagamento, aceda ao curso através do botão "Entrar" e recorrendo aos dados definidos aquando do registo.
Objetivos
- Fomentar o sentido crítico no modo como vemos e consumimos os media digitais.
- Ganhar consciência da presença constante dos ecrãs na vida dos mais novos em vários contextos das suas vidas.
- Reconhecer as atividades preferidas das crianças quando estão online para evitar riscos desnecessários e estimular outras práticas (educativas).
- Compreender fenómenos como o das fake news de forma a conseguir identificar e lidar com a informação manipulada.
- Identificar as várias oportunidades e papéis que as redes sociais e outras plataformas digitais introduziram nas nossas vidas.
- Ter consciência da importância de criar um perfil digital positivo e de ter uma participação responsável e ética na esfera digital.
- Criar a capacidade de abordar os media em ambientes educativos, formais e não-formais.
- Um mundo habitado pelos media
- Educação para os media digitais: porquê?
- Os media no dia a dia
- Internet ao minuto
- Os media e as crianças
- Nativos, imigrantes, visitantes e residentes digitais
- Crianças e ecrãs: que relação?
- O que fazem as crianças online?
- Os media digitais e a escola
- Aprendizagem formal, não-formal e informal
- Que competências para uma nova literacia digital
- Cidadania digital
- Fake news e poluição digital
- As redes sociais - usos e desusos
- Ideias para promover a educação para os media nos ambientes digitais
- Aprender com e sobre os media digitais
- Identidade e pegadas digitais
- Avaliação final
Requisitos de Avaliação
Este curso não é acreditado pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC).
Para obter um certificado de participação do curso terá de realizar 75% das atividades nele propostas, no período de tempo estabelecido. Para tal, assegure-se que, após visualização, marca cada recurso como concluído através do botão disponível para o efeito e responde aos questionários no final de cada módulo.
O certificado de participação manter-se-á disponível para consulta e download durante o período de 2 anos, após inscrição no curso.
Modalidade
Os cursos de autoaprendizagem são totalmente assíncronos, sem tutoria, e permitem uma exploração autónoma e flexível, sem horários fixos e em qualquer lugar.
Cada curso é composto por uma sequência de recursos (vídeos e texto) e questionários organizados por módulos, onde é possível navegar sequencialmente ou através do menu inicial.
Com mais de 20 anos de experiência na educação e ensino, Luís Pereira tem desempenhado diferentes papéis, tanto como docente, investigador ou formador de professores.
Doutorou-se em Educação para os Media pela Universidade do Minho, em 2012. Desde então vive e trabalha no Reino Unido, tendo colaborado com várias universidades inglesas.
Atualmente, desempenha as funções de ‘Senior Academic Developer’ no Imperial College London, coordenando uma equipa responsável pela implementação de projetos de inovação pedagógica.
É autor do livro Literacia Digital e Políticas Tecnológicas para a Educação e colaborou em diversas publicações sobre atividades de implementação da educação para os media nas práticas letivas.
É pai de duas crianças.
Em 2020, participou na iniciativa Encurtar @ Distância, promovida pela Escola Virtual, com o webinar Tirar partido da educação para os media digitais na quarentena.