- Apresentação do curso
Escrever e falar bem, sem erros!
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duração
12 horas
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n.º módulos
8 módulos
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acreditação
Não
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valor
59,00€
Comunicação oral e escrita a um nível de excelência!
Sempre que cometemos um erro ortográfico ou gramatical, seja em contexto pessoal ou profissional, podemos ser alvo de troça ou discriminação por quem nos rodeia. Erros linguísticos como “tu fostes à reunião?”, “foi uma perca de tempo”, “houveram pessoas” não só mancham a nossa imagem, como também podem fazer-nos perder, em poucos segundos, um emprego, um bom negócio e até um relacionamento. A competência linguística, associada ao domínio da comunicação oral e escrita, assume, cada vez mais, um valor sociocultural relevante, promovendo aceitação, credibilidade e prestígio social.
Esta formação – Escrever e falar bem, sem erros! – apresenta-nos um conjunto de dicas práticas e conselhos úteis para que possamos fazer um uso eficaz da língua portuguesa, elevando a nossa comunicação oral e escrita a um nível de excelência. Oferece-nos também ferramentas e técnicas para que possamos comunicar em público com excelência, partilhando mensagens inspiradoras e de forma cativante.
Disponibilidade imediata
O acesso a este curso é válido desde o momento da sua inscrição e durante 1 ano.
Após inscrição e pagamento, aceda ao curso através do botão "Entrar" e recorrendo aos dados definidos aquando do registo.
Objetivos
- Saber fazer um uso correto e eficaz da língua portuguesa.
- Saber escrever com rigor linguístico nos diferentes domínios da língua: fonética, ortografia, léxico e sintaxe.
- Conhecer o processo de escrita: planear, escrever, rever.
- Saber escrever com clareza para ser facilmente compreendido.
- Conhecer e saber aplicar as regras de pontuação.
- Compreender a importância da linguagem corporal, postura e imagem numa apresentação em público.
- Como se diz?
- Interviu ou interveio?
- Havia ou haviam pessoas?
- Mal-estar ou mau estar?
- Rubrica ou rúbrica?
- Ter aceite ou ter aceitado?
- Ciclo vicioso ou círculo vicioso?
- Fazem dois anos ou faz dois anos?
- Há anos atrás ou há anos?
- Por causa que ou porque?
- Tava ou estava?
- Fi-lo ou fize-o?
- A grama ou o grama?
- Derivado a ou devido a?
- Deve de ser ou deve ser?
- Pais Natal ou Pais Natais?
- Parecido a ou parecido com?
- Desfrutar ou disfrutar?
- Cônjugue ou cônjuge?
- Tua hás de ou hades?
- Logotipo ou logótipo?
- Incorreções de pronúncia mais frequentes
- Como se escreve?
- Há ou à?
- Há cerca de ou acerca de?
- Afim ou a fim de?
- Bem-vindo ou Benvindo?
- De mais ou demais?
- Poder ou puder?
- Lesse ou lê-se?
- Porque ou por que?
- A baixo ou abaixo?
- Acento ou assento?
- À parte ou aparte?
- Com tudo ou contudo?
- De baixo ou debaixo?
- Houve ou ouve?
- Se não ou senão?
- Sob ou sobre?
- Ter a ver ou ter a haver?
- Veem ou vêm?
- Estudasse ou estuda-se?
- Convenceste ou convences-te?
- Darmos ou dar-mos?
- Dêmos ou dê-mos?
- Erros ortográficos mais comuns
- Dúvidas de ortografia mais frequentes
- Qual a diferença?
- adesão / aderência
- ao encontro de / de encontro a
- aonde / onde
- deferir / diferir
- descrição / discrição
- descriminar / discriminar
- mandado / mandato
- desfolhar / folhear
- despensa / dispensa
- elegível / ilegível
- eminente / iminente
- história / estória
- estrato / extrato
- mugir / mungir
- posar / pousar
- prol / prole
- renitente / reticente
- soalheiro / solarengo
- ó / oh
- cessão / cessação
- concertar / consertar
- trás / traz
- Qual a construção correta?
- A gente vai ou a gente vamos?
- Ter matado ou ter morto?
- Mais bem informados ou melhor informados?
- Discordar de ou discordar com?
- Informar de que ou informar que?
- Ter de ou ter que?
- Preferir uma coisa a outra ou preferir uma coisa do que outra?
- Reunir-se com ou reunir com?
- Os milhares de vítimas ou as milhares de vítimas?
- Vai haver feriados ou vão haver feriados?
- Tratam-se de bons jogadores ou trata-se de bons jogadores?
- Faltam gravar programas ou falta gravar?
- Faz 10 anos ou fazem 10 anos?
- O mais breves possível ou o mais breve possíveis?
- Crianças abusadas ou vítimas de abuso?
- Reservar-se o direito ou ao direito?
- Foi impresso ou foi imprimido?
- Passado duas horas ou passadas duas horas?
- Concordâncias
- Colocação dos pronomes pessoais
- Dúvidas sintáticas mais frequentes
- Regras de pontuação e uso da vírgula
- Uso correto da pontuação
- Uso da vírgula
- O processo de escrita: planear
- O processo de escrita: escrever, rever
- O processo de escrita - síntese
- Os três Vs da comunicação: 1.º V - Verbal
- Os três Vs da comunicação: 2.º V - Vocal
- Os três Vs da comunicação: 3.º V - Visual
- Os três pilares para uma comunicação inspiradora
Requisitos de avaliação
Para obter um certificado de participação do curso terá de realizar 75% das atividades nele propostas. Para tal, assegure-se que, após visualização, marca cada recurso como concluído através do botão disponível para o efeito e responde aos questionários no final de cada módulo.
O certificado de participação ficará disponível para consulta e download na sua área pessoal.
Modalidade
Os cursos de autoaprendizagem são totalmente assíncronos, sem tutoria, e permitem uma exploração autónoma e flexível, sem horários fixos e em qualquer lugar.
Cada curso é composto por uma sequência de recursos (vídeos e texto) e questionários organizados por módulos, onde é possível navegar sequencialmente ou através do menu inicial.
Professora universitária na área da comunicação (Universidade Católica e Universidade Lusófona) e colaboradora da RTP em programas televisivos e radiofónicos sobre língua portuguesa.
É também cronista da Revista Visão (edição digital), integrando a Bolsa de Especialistas.
É autora dos livros “Comunicar com Sucesso”, “Fala sem erros”, “500 erros mais comuns da Língua Portuguesa”, “Falar Bem, Escrever Melhor” e coautora de várias obras sobre língua portuguesa.
Conta ainda com 15 anos de experiência como consultora linguística e formadora de Comunicação em diversas empresas e instituições.
Opinião dos formandos