Gestão Flexível do Currículo (acreditado) | Academia Virtual | Cursos Online

Gestão Flexível do Currículo (acreditado)

Quero ser notificado
  • duração

    8 semanas

  • horas necessárias

    25 horas

  • n.º módulos

    6 módulos

  • acreditação

    Acreditado

  • valor

    99€

O desenvolvimento de competências

O sucesso escolar traduz-se em aprendizagens efetivas e significativas, com conhecimentos consolidados que são mobilizados em situações concretas que potenciam o desenvolvimento de competências de nível elevado.

A diferenciação pedagógica e a intervenção precoce, o trabalho colaborativo ou em grupo com vista à promoção da articulação entre áreas disciplinares, valorizando o intercâmbio de saberes e experiências, são medidas que promovem o sucesso escolar e devem constar dos planos de ação estratégica das escolas.

Datas disponíveis

Todas as ações deste curso encontram-se esgotadas. Caso se verifique abertura de novas ações, poderemos contactá-lo, bastando, para tal, que nos indique o seu endereço de e-mail.

  • 29-01-2021
    GFCAC - Ação 16
    ESGOTADA

O número de vagas existente em cada ação está dependente do pagamento das inscrições realizadas. As que não forem pagas num período de 24 horas deixarão de ser válidas e darão origem a novas vagas. Mantenha-se atualizado, consultando esta página com regularidade.

Objetivos

  • Refletir sobre a flexibilização curricular como alicerce para o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais, em articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
  • Promover o trabalho docente sustentado em práticas colaborativas, designadamente através da constituição de equipas pedagógicas.
  • Promover a implementação de práticas pedagógicas, com os alunos, promotoras da qualidade do sucesso escolar, recorrendo a metodologias ativas de aprendizagem.
  • Diversificar e adequar práticas de avaliação das aprendizagens.
  • Partilhar práticas relevantes no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular.

Programa

Módulo 1Apresentação
  • Apresentação do Curso
Módulo 2Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular
  • Autonomia e Flexibilidade Curricular. O quê? Para quê?
  • O que são os DAC?
  • O que está a mudar nas escolas?
  • O que devem valorizar as práticas pedagógicas?
  • Como se processa a avaliação das aprendizagens?
  • O essencial da Educação para a Cidadania
Módulo 3Organização das situações de trabalho
  • Metodologia de projeto
  • Espaços de aprendizagem
  • Trabalho de grupo
  • Articulação curricular e interdisciplinaridade
  • Sala de aula invertida
  • Ambientes educativos inovadores
Módulo 4Avaliação das aprendizagens
  • Função reguladora e formadora da avaliação
  • Modalidades de avaliação
  • Finalidades da avaliação
  • Instrumentos de avaliação
  • Diversificar a avaliação: instrumentos e estratégias
  • Portefólio
Módulo 5Testemunhos e boas práticas
  • Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes
  • Agrupamento de Escolas de Aveiro
  • Agrupamento de Escolas de Colmeias, Leiria
  • Projeto Piloto de Inovação Pedagógica (PIPP)
  • Horizonte 2020 – Projeto educativo dos Jesuítas da Catalunha
  • O exemplo da Escola da Ponte
Módulo 6Módulo Final
  • Avaliação Final

Destinatários

Educadores de infância, professores do ensino básico e secundário de qualquer grupo de recrutamento.

Requisitos de Avaliação

A avaliação centrar-se-á na participação, no trabalho e na evolução dos formandos. Serão consideradas a participação no fórum, nas sessões assíncronas e síncronas, e a execução das tarefas propostas, incluindo questionários de avaliação e relatório crítico. Será também avaliada a qualidade e a pertinência da participação dos formandos em fóruns sobre os diversos temas.

Os formandos deverão ainda apresentar um relatório final elaborado com base as instruções do formador. A avaliação decorrerá em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, bem como pela Carta Circular CCPFC-3-2007.

Modalidade

A formação realizar-se-á em regime de e-learning, com sessões de trabalho síncronas (por videoconferência) e assíncronas.

Em cada módulo, serão disponibilizados vídeos, documentação, links e bibliografia que permitirão aos formandos aprofundar o seu conhecimento sobre os temas.

As propostas de atividade de cada sessão promoverão o desenvolvimento de trabalho individual e/ou em grupo, nomeadamente através de exercícios interativos e sugestões de reflexão, a desenvolver no fórum, sobre as temáticas em causa. Será privilegiada a aplicação e a reflexão sobre a prática, numa ligação estreita com os contextos e as vivências profissionais dos formandos. As sessões incluirão, ainda, momentos e espaços de partilha de experiências e de discussão, através de fóruns online. O formador terá um papel facilitador, promovendo a reflexão sobre os temas e colocando questões de ordem teórica e prática a trabalhar em cada sessão. O acompanhamento, esclarecimento de dúvidas e apoio às atividades de aprendizagem far-se-á através de fóruns de discussão e correio eletrónico.

Acreditação

Esta ação de formação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, em parceria com a Escola Superior de Educação (IPP), com 25 horas para efeitos de progressão na carreira docente.

Releva para efeitos da aplicação do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, para Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário.

Cronograma

Ação 15: 18-01-2021 a 15-03-2021
Formador: Pedro Duarte

Sessões síncronas
28-01-2021 | 19h00
Sessão 1 – Currículo e educação formal: conceitos e influências
09-02-2021 | 19h00
Sessão 2 – Currículo em ação: agentes, práticas e desafios
16-02-2021 | 19h00
Sessão 3 – Avaliação curricular: enquadramentos e estratégias

Ação 16: 29-01-2021 a 26-03-2021
Formador: Inês Teixeira

Sessões síncronas
09-02-2021 | 19h00
Sessão 1 – Domínios de autonomia curricular
23-02-2021 | 19h00
Sessão 2 – Avaliação pedagógica e desenvolvimento curricular
02-03-2021 | 19h00
Sessão 3 – Inovação pedagógica, trabalho cooperativo e ação transformadora


As ações calendarizadas realizar-se-ão mediante um número mínimo de formandos inscritos.

Autores e Formadores

Ariana Cosme
Autor
Ariana Cosme

Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, é professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na mesma universidade onde coordena mestrados, cursos de pós-graduação e formação contínua de professores e integra a coordenação do Observatório de Vida nas Escolas e do Programa de Mentoria.
É perita externa em escolas TEIP, PPIPs, avaliadora da IGEC na Avaliação Externa de Agrupamentos de Escolas. Foi consultora do Ministério da Educação para o Projecto de Autonomia e Flexibilidade Curricular de que é a avaliadora externa. É associada do Movimento da Escola Moderna Portuguesa desde 1980.
Autora de diversos livros e artigos, entre os quais Autonomia e Flexibilidade Curricular – Propostas e Estratégias de Ação e Cidadania e Desenvolvimento- Propostas e Estratégias de Ação (em coautoria com Rui Trindade), publicados pela Porto Editora.

Cursos
Inês Teixeira
Formador
Inês Teixeira

Doutorada em Ciências do Desporto (área de especialização em Desporto, Educação e Cultura) pela Universidade do Porto, é professora adjunta convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, onde leciona unidades curriculares relacionadas com o currículo, a organização escolar, a inclusão e a avaliação e orienta projetos e dissertações de mestrado no mestrado em Educação – especialização em Administração das Organizações Educativas.
Foi coordenadora do Projeto de Articulação Curricular entre o Ensino Básico e o Ensino Secundário, entre 2007 e 2012, envolvendo cinco escolas e referenciado como uma “boa prática”, no relatório da avaliação externa (IGE, 2008), tendo sido também divulgado pelo Conselho Nacional de Educação no livro Estado da Educação 2010. Percursos Escolares.
Tem dinamizado, no âmbito dos Encontros Regionais da Autonomia e Flexibilidade Curricular, sessões sobre práticas de trabalho em DAC no Ensino Secundário, nomeadamente nos agrupamentos de escolas de Amarante, de Lousada e D. Maria II, em Braga.
É investigadora integrada no Centro de Investigação e Inovação em Educação (InED).
É autora e coautora de artigos científicos e capítulos de livros, entre os quais A identidade do professor: desafios colocados pela globalização.

Cursos
Pedro Duarte
Formador
Pedro Duarte

A terminar o doutoramento em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela, concluiu já o mestrado em Estudos Profissionais Especializados em Educação – Especialização em Administração das Organizações Educativas – e o mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico.
Tem colaborado como docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, nomeadamente em unidades curriculares associadas aos campos de estudo do currículo e da gestão escolar.
Autor de diferentes artigos e ensaios, a sua produção tem visado sobretudo temáticas associadas ao desenvolvimento curricular, organização educativa e, ainda, formação e identidade profissional docente.

Cursos

Opinião dos formandos

A experiência foi muito positiva
Ana Pinto ● 15-12-2020
Os assuntos foram abordados com clareza e os métodos e recursos utilizados foram adequados.
Desconhecia, mas a impressão com que fiquei foi muito boa.
José Amado ● 14-12-2020
Desconhecia, mas a impressão com que fiquei foi muito boa.
Teresa Balão ● 14-12-2020
Ana Pereira ● 13-12-2020
Agradavelmente surpreendida
Ana Melo ● 08-12-2020
Foi a primeira vez que participei numa ação de formação dinamizada pela Academia Virtual e fiquei agradavelmente surpreendida pela qualidade dos conteúdos apresentados e com a forma como são facultados na plataforma (vídeos, documentos escritos, sessões síncronas).
Joaquim Cabeço ● 07-12-2020
Desafiante e enriquecedor
Helena Santos ● 05-12-2020
Foi uma experiência desafiante e enriquecedora.
Documentos úteis, carga de trabalho adequada
Sara Piscarreta ● 29-11-2020
Foi a primeira vez que fiz um curso na Academia Virtual. Os documentos foram úteis, a carga de trabalho adequada.
Revelou-se uma surpresa para mim
Paula Viegas ● 26-11-2020
Gostei da forma como o curso foi apresentado e desenvolvido e as temáticas abordadas foram muito pertinentes e importantes.
Excelente e recomendo
Rosa França ● 25-11-2020
Uma avaliação muito positiva
Carmen Guedes ● 24-11-2020
Sendo a primeira vez que frequentei uma ação de formação em regime e-learning, faço uma avaliação muito positiva.
Cristina Tavares ● 24-11-2020
Muito gratificante porque a formação está muito bem estruturada
Luísa Martins ● 17-11-2020
Considero que esta modalidade de formação é excelente na medida em que permite aprender ao ritmo e disponibilidade de cada formando. Possibilita ainda a discussão e o esclarecimento de dúvidas com o formador e a partilha de práticas e/ou constrangimentos com colegas de várias escolas a nível nacional. Este tipo de experiência foi muito gratificante porque esta formação está muito bem estruturada.
Formidável!
Ana Paula Candeias ● 16-11-2020
Os vossos cursos são sempre desafiantes e configuram uma mais-valia na forma como posteriormente desenvolvemos a prática letiva.
Excelente orientação do formador Pedro Duarte
Alberto Camarinha ● 16-11-2020
Foi uma sessão que no meu ponto de vista ganhou muito pela excelente orientação do formador Pedro Duarte.
Uma experiência muito enriquecedora
Ana Linhares ● 16-11-2020
Foi uma experiência muito enriquecedora, que me permitiu adquirir conhecimentos e esclarecer dúvidas sobre a gestão flexível do currículo. Permite-me uma melhor organização e construção de projetos para que os alunos participem de uma forma mais ativa na construção do seu saber e na aquisição de competências essenciais para a sua vida. Deu-me a ainda a oportunidade de contactar com pessoas de todo o país e partilhar experiências.
Uma experiência muito enriquecedora
Maria Filomena Neto ● 15-11-2020
Foi uma experiência muito enriquecedora. Foi possível aceder a variados materiais e exercícios práticos relacionados com a temática em estudo. Era uma lacuna que agora está melhor preenchida. Gostei muito.
Muito intuitivo e de fácil acesso
Regina Carapito da Conceição ● 13-11-2020
Foi a primeira vez que fiz uma formação à distância. A Academia Virtual é uma "plataforma" muito intuitiva e de fácil acesso. A possibilidade de irmos progredindo na sua formação, de acordo com a nossa disponibilidade, é muito vantajosa.
Estou a gostar imenso
Isabel Pisa ● 09-11-2020
"Frequento uma ação de formação acreditada, pela primeira vez, on-line.
Até à data, estou a gostar imenso - ação bastante interessante e profícua.
Aprendi muito, já refleti bastante sobre o ensino, as minhas aulas e aprendi a pôr em prática novas ferramentas e experiências educativas.
Verifiquei que sempre tive a preocupação de ""Pensar"" e ""Ensinar a pensar"", pensando sempre com e ao lado dos meus alunos."
Curso muito relevante
Teresa Guedes ● 27-07-2020
Este curso foi muito relevante para mim e permitiu o esclarecimento de questões que ainda me confundiam.
Bem-haja à Porto Editora
Filomena Marques ● 27-07-2020
Fiquei muito agradada pela forma como decorreu toda a formação. Para além de nos permitir adquirir os conhecimentos, adequa o fator comodidade, pois não temos que perder tempo em deslocações, muitas vezes de noite e com mau tempo. Bem-haja à Porto Editora pela sua capacidade interventiva.
Excelente formação!
Maria Fernanda Oliveira ● 24-07-2020
Excelente formação! Excelente organização! Excelentes conteúdos! Uma formação de grande qualidade e profissionalismo! Parabéns!
Os meus parabéns
Berta Proença ● 24-07-2020
Os meus parabéns pelo curso tão bem organizado e tão interessante.
Muitíssimo pertinente, motivante e completa
Margarida Serra ● 24-07-2020
Considero a formação/Curso de Gestão Flexível do Currículo (5.ª Edição) muitíssimo pertinente, motivante e completa. Senti um acompanhamento, quer por parte da formadora, Professora Inês Teixeira, através das análises às respostas dadas nos fóruns, como as esclarecedoras sessões síncronas, quer por parte de todo o material colocado na plataforma: desde os vídeos, passando por documentos, links muitíssimo interessantes e boas práticas partilhadas por outras escolas.
Ação superou as expetativas
Ana Marcos ● 24-07-2020
Em jeito de conclusão tenho a referir que a ação superou, em muito, as minhas expetativas iniciais. Destaco o apoio permanente e incondicional por parte do formador, a quem agradeço.
Parabéns
Dalila Santos ● 24-07-2020
Foi o meu primeiro curso neste formato e estão de parabéns.