Academia Virtual | Cursos Online

Gestão Flexível do Currículo (acreditado)

  • duração

    25 horas

  • n.º módulos

    6 módulos

  • acreditação

    Acreditado

  • valor
    99,00€ i

O desenvolvimento de competências

O sucesso escolar traduz-se em aprendizagens efetivas e significativas, com conhecimentos consolidados que são mobilizados em situações concretas que potenciam o desenvolvimento de competências de nível elevado.

A diferenciação pedagógica e a intervenção precoce, o trabalho colaborativo ou em grupo com vista à promoção da articulação entre áreas disciplinares, valorizando o intercâmbio de saberes e experiências, são medidas que promovem o sucesso escolar e devem constar dos planos de ação estratégica das escolas.

Próximas datas

  • 20-01-2023
    GFCAC - Ação 24

O número de vagas existente em cada ação está dependente do pagamento das inscrições realizadas. As que não forem pagas num período de 24 horas deixarão de ser válidas e darão origem a novas vagas. Mantenha-se atualizado, consultando esta página com regularidade.

Objetivos

  • Refletir sobre a flexibilização curricular como alicerce para o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais, em articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
  • Promover o trabalho docente sustentado em práticas colaborativas, designadamente através da constituição de equipas pedagógicas.
  • Promover a implementação de práticas pedagógicas, com os alunos, promotoras da qualidade do sucesso escolar, recorrendo a metodologias ativas de aprendizagem.
  • Diversificar e adequar práticas de avaliação das aprendizagens.
  • Partilhar práticas relevantes no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular.

Programa

Módulo 1Apresentação
  • Apresentação do Curso
Módulo 2Autonomia e Flexibilidade Curricular
  • Autonomia e Flexibilidade Curricular. O quê? Para quê?
  • O que são os DAC?
  • O que está a mudar nas escolas?
  • O que devem valorizar as práticas pedagógicas?
  • Como se processa a avaliação das aprendizagens?
  • O essencial da Educação para a Cidadania
Módulo 3Organização das situações de trabalho
  • Metodologia de projeto
  • Espaços de aprendizagem
  • Trabalho de grupo
  • Articulação curricular e interdisciplinaridade
  • Sala de aula invertida
  • Ambientes educativos inovadores
Módulo 4Avaliação das aprendizagens
  • Função reguladora e formadora da avaliação
  • Modalidades de avaliação
  • Finalidades da avaliação
  • Instrumentos de avaliação
  • Diversificar a avaliação: instrumentos e estratégias
  • Portefólio
Módulo 5Testemunhos e boas práticas
  • Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes
  • Agrupamento de Escolas de Aveiro
  • Agrupamento de Escolas de Colmeias, Leiria
  • Projeto Piloto de Inovação Pedagógica (PIPP)
  • Horizonte 2020 – Projeto educativo dos Jesuítas da Catalunha
  • O exemplo da Escola da Ponte
Módulo 6Módulo Final
  • Avaliação Final

Destinatários

Educadores de infância, professores dos ensinos Básico e Secundário de qualquer grupo de recrutamento.

Requisitos de Avaliação

A avaliação decorrerá em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, bem como pela Carta Circular CCPFC-3-2007. Tem como requisito essencial a participação num mínimo de dois terços do tempo previsto para as sessões síncronas.

A avaliação centrar-se-á na participação, no trabalho e na evolução dos formandos. Serão consideradas a participação no fórum, nas sessões assíncronas e síncronas, e a execução das tarefas propostas, incluindo questionários de avaliação e relatório crítico. Será também avaliada a qualidade e a pertinência da participação dos formandos em fóruns sobre os diversos temas.

Os formandos deverão ainda apresentar um relatório final elaborado com base nas instruções do formador.

Modalidade

A formação realizar-se-á em regime de e-learning, com sessões de trabalho síncronas (por videoconferência) e assíncronas.

Em cada módulo, serão disponibilizados vídeos, documentação, links e bibliografia que permitirão aos formandos aprofundar o seu conhecimento sobre os temas.

As propostas de atividade de cada sessão promoverão o desenvolvimento de trabalho individual e/ou em grupo, nomeadamente através de exercícios interativos e sugestões de reflexão, a desenvolver no fórum, sobre as temáticas em causa. Será privilegiada a aplicação e a reflexão sobre a prática, numa ligação estreita com os contextos e as vivências profissionais dos formandos. As sessões incluirão, ainda, momentos e espaços de partilha de experiências e de discussão, através de fóruns online. O formador terá um papel facilitador, promovendo a reflexão sobre os temas e colocando questões de ordem teórica e prática a trabalhar em cada sessão. O acompanhamento, esclarecimento de dúvidas e apoio às atividades de aprendizagem far-se-á através de fóruns de discussão e correio eletrónico.

Acreditação

Esta ação de formação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, em parceria com a Escola Superior de Educação (IPP), com 25 horas para efeitos de progressão na carreira docente.

Releva para efeitos da aplicação do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, para Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário.

Cronograma

As ações calendarizadas realizar-se-ão mediante um número mínimo de formandos inscritos.

Consulte aqui o vídeo tutorial e as instruções de acesso às sessões síncronas.

Ação 24
20-01-2023 a 06-03-2023
Formador: Pedro Duarte

 

Sessões síncronas

Sessão 1 24-01-2023 | 19h00-20h30
Currículo e educação formal: conceitos e influências

Sessão 2 31-01-2023 | 19h00-21h00
Currículo em ação: agentes, práticas e desafios

Sessão 3 14-02-2023 | 19h00-20h30
Avaliação curricular: enquadramentos e estratégias

A participação num mínimo de dois terços do tempo previsto para as sessões síncronas é requisito essencial para a avaliação.

Autores e Formadores

Ariana Cosme
Autor
Ariana Cosme

Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, é professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na mesma universidade onde coordena mestrados, cursos de pós-graduação e formação contínua de professores e integra a coordenação do Observatório de Vida nas Escolas e do Programa de Mentoria.
É perita externa em escolas TEIP, PPIPs, avaliadora da IGEC na Avaliação Externa de Agrupamentos de Escolas. Foi consultora do Ministério da Educação para o Projecto de Autonomia e Flexibilidade Curricular de que é a avaliadora externa. É associada do Movimento da Escola Moderna Portuguesa desde 1980.
Autora de diversos livros e artigos, entre os quais Autonomia e Flexibilidade Curricular – Propostas e Estratégias de Ação e Cidadania e Desenvolvimento- Propostas e Estratégias de Açãoem coautoria com Rui Trindade, publicados pela Porto Editora.

Cursos
Inês Teixeira
Formador
Inês Teixeira

Doutorada em Ciências do Desporto (área de especialização em Desporto, Educação e Cultura) pela Universidade do Porto, é professora adjunta convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, onde leciona unidades curriculares relacionadas com o currículo, a organização escolar, a inclusão e a avaliação e orienta projetos e dissertações de mestrado no Mestrado em Educação – especialização em Administração das Organizações Educativas.
Foi coordenadora do Projeto de Articulação Curricular entre o Ensino Básico e o Ensino Secundário, entre 2007 e 2012, envolvendo cinco escolas e referenciado como uma “boa prática”, no relatório da avaliação externa (IGE, 2008), tendo sido também divulgado pelo Conselho Nacional de Educação no livro Estado da Educação 2010. Percursos Escolares.
Tem dinamizado, no âmbito dos Encontros Regionais da Autonomia e Flexibilidade Curricular, sessões sobre práticas de trabalho em DAC no Ensino Secundário, nomeadamente nos agrupamentos de escolas de Amarante, de Lousada e D. Maria II, em Braga.
É investigadora integrada no Centro de Investigação e Inovação em Educação (InED).
É autora e coautora de artigos científicos e capítulos de livros, entre os quais A identidade do professor: desafios colocados pela globalização.

Cursos
Pedro Duarte
Formador
Pedro Duarte

Doutorado em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela. Concluiu também o Mestrado em Estudos Profissionais Especializados em Educação – Especialização em Administração das Organizações Educativas e o Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico.
Tem colaborado como docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, nomeadamente em unidades curriculares associadas aos campos de estudo do currículo e das políticas educativas e gestão escolar. 
Autor de diferentes artigos e ensaios, a sua produção tem visado sobretudo temáticas associadas ao desenvolvimento curricular, organização educativa e, ainda, formação e identidade profissional docente.
É investigador integrado no inED (Centro de Investigação e Inovação em Educação) e investigador colaborador no CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória»).  

Cursos

Opinião dos formandos

Obrigada pela oportunidade de desenvolvimento das minhas competências
Maria Azevedo ● 12-03-2022
Foi a primeira vez que realizei formação nesta plataforma e fiquei agradavelmente surpreendida pela facilidade de concretização, em moldes muito flexíveis no tempo e moldáveis ao nosso ritmo pessoal e profissional, bem como pela pertinência dos conteúdos e empatia da formadora. Parabéns pela iniciativa e serviço proporcionado.
Novas competências relevantes para a prática docente
Sandra Silva ● 13-02-2022
A Academia Virtual proporcionou a aquisição de novas competências extremamente relevantes para o exercício da prática docente. Foi enriquecedor pelas experiências partilhadas entre colegas de distintas áreas disciplinares, promovendo a reflexão, a discussão e o desenvolvimento de uma atitude mais crítica perante o processo de ensino e de aprendizagem.
Segunda formação que frequento na Academia
Maria Amarante ● 10-02-2022
O meu nível de satisfação é bastante alto e as minhas expectativas têm sido cumpridas.
Gostei muito...
Maria Aires ● 03-02-2022
A possibilidade de trabalharmos ao nosso ritmo é uma mais-valia.
Plataforma funciona muito bem
Lúcia de Fátima Gonçalves ● 10-01-2022
É uma plataforma que funciona muito bem. Tem um formador excelente e bons materiais.
Dedicação e empenho do formador
Lucia Susana Lourenco ● 10-01-2022
Gostei imenso da dedicação e empenho por parte do formador, todo o material disponibilizado, assim como todos os esclarecimentos prestados.
Experiência muito boa
Mónica Isabel Moreira ● 08-01-2022
A experiência foi muito boa, toda a organização da formação, a forma de consulta dos materiais, o material disponibilizado, permitiu-me aprender ao meu ritmo e manter-me motivada. A formação alimentou a minha vontade de mudar, para fazer mais e melhor pelo sucesso dos meus alunos, dando-me as ferramentas necessárias para tal.
Ação bastante esclarecedora
Paula Perna ● 09-12-2021
Gostei muito, pois foi muito além das minhas expetativas. Senti-me muito motivada.
Experiência gratificante
Carla Alexandra Goncalves ● 04-12-2021
A minha experiência foi gratificante. Gostei das abordagens, das questões, do conceito "debate" que permitiu uma efetiva e importante partilha de saberes e conhecimentos. O formador Pedro Duarte foi excelente, moderando de uma forma muito pedagógica as intervenções. Foi motivador e muito importante para o meu percurso como professora de 1.º ciclo. Irei aplicar os conhecimentos.
Formação digna de louvor
Jorge Manuel Campos ● 04-12-2021
A formação feita pela Academia Virtual é digna de louvor, pelos temas, pelos conteúdos e pela ação pedagógica.
Conciliar formação com as tarefas do professor
Teresa Brito ● 03-12-2021
Uma experiência que permitiu conciliar a formação com a multiplicidade de tarefas a desenvolver pelo professor na escola de hoje. A estruturação da ação apresenta esse aspeto facilitador (ao longo de 7 semanas e com tempos síncronos e assíncronos numa distribuição compatível com uma formação que se vai construindo).
Recomendo a experiência
Maria Cunha ● 29-11-2021
Desejava muito participar, quer pela pertinência do tema, quer pela competência reconhecida das formadoras, mas estava preocupada. Nunca tinha realizado uma formação neste formato e estava um pouco hesitante em relação à plataforma, no entanto verifiquei que a mesma é bastante intuitiva e recomendo a experiência.
Gostei bastante
Sandra Luisa Gonçalves Silva ● 27-11-2021
Gostei bastante da forma como funcionou a formação de Gestão Flexível de Currículo. A plataforma de apoio era bastante acessível e os conteúdos estavam muito bem estruturados.
Boa experiência
Ana Palma ● 26-11-2021
Tem sido uma boa experiência, o facto de podermos gerir o nosso trabalho de forma autónoma é bastante gratificante.
Excelente trabalho
Maria Fatima Laima ● 21-11-2021
Gostei bastante. Muito bem estruturada e organizada. Continuação do excelente trabalho revelado e demonstrado!
Muito fácil utilização
Eduardo Rui Alves ● 21-11-2021
Muito positiva
Olga Cristina Rebelo ● 19-11-2021
Muito boa com fundamentação e exemplos práticos
Maria Conceição Mateus Pires ● 19-11-2021
Positiva
Maria Margarida Catrola ● 16-11-2021
Gostei muito da experiência
Maria João Martins ● 14-11-2021
Gostei muito da experiência e recomendo pelo interesse para o nosso trabalho como docentes e formação ao longo da vida.
Experiência muito positiva
Maria Eugenia Martins ● 07-11-2021
Gostei imenso de participar. Foi uma experiência muito positiva.
Deveria ser obrigatório para todos os professores
Maria Helena Cunha ● 23-03-2021
Este foi o primeiro curso que frequentei na Academia Virtual e foi completamente ao encontro das minhas expectativas e muito enriquecedor. Penso que deveria ser um curso obrigatório para todos os professores, tal a importância da temática para a transformação da escola que muitos querem, mas outros resistem.
Adorei participar
Maria Fatima Soras ● 22-03-2021
Adorei participar neste curso de formação. Felicito a Academia Virtual pela organização do curso, pela qualidade da formação e pela competência da formadora.
Muito satisfeita
Maria Manuela Patrício ● 18-03-2021
Foi a minha primeira experiência online e estou muito satisfeita.
Uma experiência fantástica
Ana Paula Comendinha ● 28-02-2021
Tem sido uma experiência fantástica. O formador Pedro Duarte teve uma postura muito motivadora nas sessões síncronas. Parabéns e obrigada :)
Gostei
Maria Fátima Penso ● 27-02-2021
Foi a minha estreia, gostei.
Muito útil
Ana Cristina Cerqueira ● 08-02-2021
A Academia Virtual foi-me útil para tirar muitas dúvidas acerca da Autonomia e Flexibilização do Currículo.
A experiência foi muito positiva
Ana Pinto ● 15-12-2020
Os assuntos foram abordados com clareza e os métodos e recursos utilizados foram adequados.
Desconhecia, mas a impressão com que fiquei foi muito boa.
José Amado ● 14-12-2020
Desconhecia, mas a impressão com que fiquei foi muito boa.
Agradavelmente surpreendida
Ana Melo ● 08-12-2020
Foi a primeira vez que participei numa ação de formação dinamizada pela Academia Virtual e fiquei agradavelmente surpreendida pela qualidade dos conteúdos apresentados e com a forma como são facultados na plataforma (vídeos, documentos escritos, sessões síncronas).
Desafiante e enriquecedor
Helena Santos ● 05-12-2020
Foi uma experiência desafiante e enriquecedora.
Documentos úteis, carga de trabalho adequada
Sara Piscarreta ● 29-11-2020
Foi a primeira vez que fiz um curso na Academia Virtual. Os documentos foram úteis, a carga de trabalho adequada.
Revelou-se uma surpresa para mim
Paula Viegas ● 26-11-2020
Gostei da forma como o curso foi apresentado e desenvolvido e as temáticas abordadas foram muito pertinentes e importantes.
Excelente e recomendo
Rosa França ● 25-11-2020
Uma avaliação muito positiva
Carmen Guedes ● 24-11-2020
Sendo a primeira vez que frequentei uma ação de formação em regime e-learning, faço uma avaliação muito positiva.
Muito gratificante porque a formação está muito bem estruturada
Luísa Martins ● 17-11-2020
Considero que esta modalidade de formação é excelente na medida em que permite aprender ao ritmo e disponibilidade de cada formando. Possibilita ainda a discussão e o esclarecimento de dúvidas com o formador e a partilha de práticas e/ou constrangimentos com colegas de várias escolas a nível nacional. Este tipo de experiência foi muito gratificante porque esta formação está muito bem estruturada.
Formidável!
Ana Paula Candeias ● 16-11-2020
Os vossos cursos são sempre desafiantes e configuram uma mais-valia na forma como posteriormente desenvolvemos a prática letiva.
Excelente orientação do formador Pedro Duarte
Alberto Camarinha ● 16-11-2020
Foi uma sessão que no meu ponto de vista ganhou muito pela excelente orientação do formador Pedro Duarte.
Uma experiência muito enriquecedora
Ana Linhares ● 16-11-2020
Foi uma experiência muito enriquecedora, que me permitiu adquirir conhecimentos e esclarecer dúvidas sobre a gestão flexível do currículo. Permite-me uma melhor organização e construção de projetos para que os alunos participem de uma forma mais ativa na construção do seu saber e na aquisição de competências essenciais para a sua vida. Deu-me a ainda a oportunidade de contactar com pessoas de todo o país e partilhar experiências.
Uma experiência muito enriquecedora
Maria Filomena Neto ● 15-11-2020
Foi uma experiência muito enriquecedora. Foi possível aceder a variados materiais e exercícios práticos relacionados com a temática em estudo. Era uma lacuna que agora está melhor preenchida. Gostei muito.
Muito intuitivo e de fácil acesso
Regina Carapito da Conceição ● 13-11-2020
Foi a primeira vez que fiz uma formação à distância. A Academia Virtual é uma "plataforma" muito intuitiva e de fácil acesso. A possibilidade de irmos progredindo na sua formação, de acordo com a nossa disponibilidade, é muito vantajosa.
Estou a gostar imenso
Isabel Pisa ● 09-11-2020
Frequento uma ação de formação acreditada, pela primeira vez, on-line. Até à data, estou a gostar imenso - ação bastante interessante e profícua. Aprendi muito, já refleti bastante sobre o ensino, as minhas aulas e aprendi a pôr em prática novas ferramentas e experiências educativas. Verifiquei que sempre tive a preocupação de "Pensar" e "Ensinar a pensar", pensando sempre com e ao lado dos meus alunos.
Curso muito relevante
Teresa Guedes ● 27-07-2020
Este curso foi muito relevante para mim e permitiu o esclarecimento de questões que ainda me confundiam.
Bem-haja à Porto Editora
Filomena Marques ● 27-07-2020
Fiquei muito agradada pela forma como decorreu toda a formação. Para além de nos permitir adquirir os conhecimentos, adequa o fator comodidade, pois não temos que perder tempo em deslocações, muitas vezes de noite e com mau tempo. Bem-haja à Porto Editora pela sua capacidade interventiva.
Excelente formação!
Maria Fernanda Oliveira ● 24-07-2020
Excelente formação! Excelente organização! Excelentes conteúdos! Uma formação de grande qualidade e profissionalismo! Parabéns!
Os meus parabéns
Berta Proença ● 24-07-2020
Os meus parabéns pelo curso tão bem organizado e tão interessante.
Muitíssimo pertinente, motivante e completa
Margarida Serra ● 24-07-2020
Considero a formação/Curso de Gestão Flexível do Currículo (5.ª Edição) muitíssimo pertinente, motivante e completa. Senti um acompanhamento, quer por parte da formadora, Professora Inês Teixeira, através das análises às respostas dadas nos fóruns, como as esclarecedoras sessões síncronas, quer por parte de todo o material colocado na plataforma: desde os vídeos, passando por documentos, links muitíssimo interessantes e boas práticas partilhadas por outras escolas.
Ação superou as expetativas
Ana Marcos ● 24-07-2020
Em jeito de conclusão tenho a referir que a ação superou, em muito, as minhas expetativas iniciais. Destaco o apoio permanente e incondicional por parte do formador, a quem agradeço.
Parabéns
Dalila Santos ● 24-07-2020
Foi o meu primeiro curso neste formato e estão de parabéns.
Bastante útil e interessante
Solange Palavras ● 14-02-2017
10 de 50 resultado
Ver todos os comentários