- Apresentação do Curso
Gestão Flexível do Currículo
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duração
14 horas
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n.º módulos
6 módulos
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acreditação
Não
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valor
59,00€
O desenvolvimento de competências
O sucesso escolar traduz-se em aprendizagens efetivas e significativas, com conhecimentos consolidados que são mobilizados em situações concretas que potenciam o desenvolvimento de competências de nível elevado.
A diferenciação pedagógica e a intervenção precoce, o trabalho colaborativo ou em grupo com vista à promoção da articulação entre áreas disciplinares, valorizando o intercâmbio de saberes e experiências, são medidas que promovem o sucesso escolar e devem constar dos planos de ação estratégica das escolas.
Disponibilidade imediata
O acesso a este curso é válido desde o momento da sua inscrição e durante 1 ano.
Após inscrição e pagamento, aceda ao curso através do botão "Entrar" e recorrendo aos dados definidos aquando do registo.
Objetivos
- Refletir sobre a flexibilização curricular como alicerce para o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais, em articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
- Promover o trabalho docente sustentado em práticas colaborativas, designadamente através da constituição de equipas pedagógicas.
- Promover a implementação de práticas pedagógicas, com os alunos, promotoras da qualidade do sucesso escolar, recorrendo a metodologias ativas de aprendizagem.
- Diversificar e adequar práticas de avaliação das aprendizagens.
- Partilhar práticas relevantes no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular.
- Autonomia e Flexibilidade Curricular. O quê? Para quê?
- O que são os DAC?
- O que está a mudar nas escolas?
- O que devem valorizar as práticas pedagógicas?
- Como se processa a avaliação das aprendizagens?
- O essencial da Educação para a Cidadania
- Metodologia de projeto
- Espaços de aprendizagem
- Trabalho de grupo
- Articulação curricular e interdisciplinaridade
- Sala de aula invertida
- Ambientes educativos inovadores
- Função reguladora e formadora da avaliação
- Modalidades de avaliação
- Finalidades da avaliação
- Instrumentos de avaliação
- Diversificar a avaliação: instrumentos e estratégias
- Portefólio
- Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes
- Agrupamento de Escolas de Aveiro
- Agrupamento de Escolas de Colmeias, Leiria
- Projeto Piloto de Inovação Pedagógica (PIPP)
- Horizonte 2020 – Projeto educativo dos Jesuítas da Catalunha
- O exemplo da Escola da Ponte
- Avaliação Final
Requisitos de Avaliação
Este curso não é acreditado pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC).
Para obter um certificado de participação do curso terá de realizar 75% das atividades nele propostas. Para tal, assegure-se que, após visualização, marca cada recurso como concluído através do botão disponível para o efeito e responde aos questionários no final de cada módulo.
O certificado de participação manter-se-á disponível para consulta e download durante o período de 2 anos, após inscrição no curso.
Modalidade
Os cursos de autoaprendizagem são totalmente assíncronos, sem tutoria, e permitem uma exploração autónoma e flexível, sem horários fixos e em qualquer lugar.
Cada curso é composto por uma sequência de recursos (vídeos e texto) e questionários organizados por módulos, onde é possível navegar sequencialmente ou através do menu inicial.
Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, é professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na mesma universidade onde coordena mestrados, cursos de pós-graduação e formação contínua de professores e integra a coordenação do Observatório de Vida nas Escolas e do Programa de Mentoria.
É perita externa em escolas TEIP, PPIPs, avaliadora da IGEC na Avaliação Externa de Agrupamentos de Escolas. Foi consultora do Ministério da Educação para o Projecto de Autonomia e Flexibilidade Curricular de que é a avaliadora externa. É associada do Movimento da Escola Moderna Portuguesa desde 1980.
Autora de diversos livros e artigos, entre os quais Autonomia e Flexibilidade Curricular – Propostas e Estratégias de Ação e Cidadania e Desenvolvimento- Propostas e Estratégias de Ação, em coautoria com Rui Trindade, publicados pela Porto Editora.
Opinião dos formandos