- O que é e o que não é o pensamento computacional.
- Competências associadas ao pensamento computacional.
- A matemática e o pensamento computacional.
- A programação e o pensamento computacional.
- Apresentação da ferramenta de programação Scratch
Pensamento computacional - programar com Scratch (workshop)
-
duração
6h
-
n.º módulos
2 módulos
-
valor
59,00€
Apresentação
Neste workshop será abordado o conceito de pensamento computacional e de que forma o ensino da matemática e a computação poderão estimular o seu desenvolvimento. Esta é uma competência essencial presente nas orientações contidas nas Novas Aprendizagens para o Ensino da Matemática. Será explorado o Scratch, uma linguagem de programação, como meio para desenvolver competências matemáticas, tais como a resolução de problemas, o raciocínio lógico e o pensamento computacional.
Objetivos
- Conhecer o conceito de pensamento computacional e as competências que lhe estão associadas.
- Relacionar a matemática e a programação com o pensamento computacional.
- Compreender de que forma a programação pode promover o desenvolvimento do pensamento computacional.
- Explorar o Scratch como meio para desenvolver competências matemáticas.
- Exploração da ferramenta de programação Scratch.
- Resolução de problemas matemáticos com recurso ao Scratch.
Autores e Formadores
O workshop realizar-se-á em regime de e-learning, com sessões de trabalho síncronas (por videoconferência) e assíncronas. Inclui um questionário de avaliação, de validação automática, e materiais complementares para estudo autónomo e aprofundamento das diferentes temáticas.
O acompanhamento e esclarecimento de dúvidas far-se-á através de um fórum de discussão.
Licenciado em Ensino de Informática, Paulo Nunes tem ampla experiência, como professor e formador, na área da computação e das TIC e desenvolve diversos materiais de apoio ao ensino-aprendizagem.
Foi programador profissional e é conhecedor de várias linguagens de programação, como C/C++, Python, PHP, C#, Javascript, Java, Visual Basic e Pascal.
É autor de diversos manuais na área das TIC, nomeadamente, Click 7/8, Enter 5, Enter 6 e Enter 7.
Avaliação e comentários