Pensamento computacional - programar com Scratch (workshop)

BREVEMENTE DISPONÍVEL
  • duração

    6h

  • n.º módulos

    2 módulos

  • valor
    59,00€ i

Apresentação

Neste workshop será abordado o conceito de pensamento computacional e de que forma o ensino da matemática e a computação poderão estimular o seu desenvolvimento. Esta é uma competência essencial presente nas orientações contidas nas Novas Aprendizagens para o Ensino da Matemática. Será explorado o Scratch, uma linguagem de programação, como meio para desenvolver competências matemáticas, tais como a resolução de problemas, o raciocínio lógico e o pensamento computacional.


Objetivos

  • Conhecer o conceito de pensamento computacional e as competências que lhe estão associadas.
  • Relacionar a matemática e a programação com o pensamento computacional.
  • Compreender de que forma a programação pode promover o desenvolvimento do pensamento computacional.
  • Explorar o Scratch como meio para desenvolver competências matemáticas.

Programa

Módulo 1Pensamento computacional e iniciação à programação Scratch
  • O que é e o que não é o pensamento computacional.
  • Competências associadas ao pensamento computacional.
  • A matemática e o pensamento computacional.
  • A programação e o pensamento computacional.
  • Apresentação da ferramenta de programação Scratch
Módulo 2Prática de programação: resolução de problemas
  • Exploração da ferramenta de programação Scratch.
  • Resolução de problemas matemáticos com recurso ao Scratch.

Destinatários

Professores de matemática e todos aqueles que pretendam adquirir conhecimentos na área.

 

 

 

Cronograma

Brevemente disponível.

Requisitos de avaliação

Para obter um certificado de participação, terá de obter uma classificação final igual ou superior a 75% nos questionários de avaliação. 

O certificado manter-se-á disponível para consulta e download durante o período de 2 anos, após inscrição no curso.

Autores e Formadores

O workshop realizar-se-á em regime de e-learning, com sessões de trabalho síncronas (por videoconferência) e assíncronas. Inclui um questionário de avaliação, de validação automática, e materiais complementares para estudo autónomo e aprofundamento das diferentes temáticas.

O acompanhamento e esclarecimento de dúvidas far-se-á através de um fórum de discussão.

Paulo Nunes
Formador
Paulo Nunes

Licenciado em Ensino de Informática, Paulo Nunes tem ampla experiência, como professor e formador, na área da computação e das TIC e desenvolve diversos materiais de apoio ao ensino-aprendizagem.
Foi programador profissional e é conhecedor de várias linguagens de programação, como C/C++, Python, PHP, C#, Javascript, Java, Visual Basic e Pascal.
É autor de diversos manuais na área das TIC, nomeadamente, Click 7/8, Enter 5, Enter 6 e Enter 7.

Cursos

Avaliação e comentários

Experiência muito boa
Maria Garnacho ● 14-07-2022
A experiência foi muito boa, já tinha frequentado anteriormente duas formações. Recomendo, uma vez que sendo on-line são cómodas e permitem que qualquer pessoa, formador ou formando, em qualquer parte do mundo, as possam lecionar e frequentar.
Gostei muito
Lisete Ferreira ● 12-07-2022
Gostei muito. Não sabia nada sobre o tema da formação e penso que fiquei com conhecimentos básicos para poder iniciar a preparação do trabalho com os alunos.
Valeu a pena
Luisa Marques ● 11-07-2022
A exposição foi muito clara e de fácil compreensão. Valeu a pena.
Adorei!
Cidália Sequeira ● 10-07-2022
Qualidade e profissionalismo.Adorei!