Aprendizagens Essenciais de Matemática - 1.º Ciclo (Workshop)

BREVEMENTE DISPONÍVEL
  • duração

    8 horas

  • n.º módulos

    3 módulos

  • valor
    59,00€ i

Apresentação

Este workshop tem como objetivo abordar as Aprendizagens Essenciais de Matemática, dando uma maior ênfase à dimensão prática. Durante três sessões, os participantes serão desafiados a realizar atividades que permitam uma reflexão acerca da forma como os alunos interpretam, raciocinam e resolvem problemas matemáticos.
Uma parte importante deste workshop será dedicada à dimensão curricular das Aprendizagens Essenciais, estabelecendo a relação entre os conhecimentos matemáticos e outras áreas curriculares.
O objetivo final será dotar os professores de estratégias e conhecimentos para desenvolver nos alunos interesse e gosto por Matemática, uma área considerada essencial na formação do indivíduo.

 



 

 

Cronograma

As ações calendarizadas realizar-se-ão mediante um número mínimo de formandos inscritos.

Consulte o vídeo tutorial e as instruções de acesso às sessões síncronas.

Ação 1
Formador: Rui Lima
 

Sessões síncronas

Sessão 1 09-05-2023 | 18h00-20h00
Um mergulho nas novas aprendizagens essenciais

Sessão 2 11-05-2023 | 18h00-20h00
A Matemática em todo o lado


Sessão 3 16-05-2023 | 18h00-20h00
Da teoria à prática

Objetivos

  • Conhecer os documentos denominados por Aprendizagens Essenciais e respetivas orientações curriculares na área da Matemática;
  • Refletir acerca das dimensões pedagógica e didática das Aprendizagens Essenciais e implicações no desenvolvimento das Capacidades Matemáticas nos alunos;
  • Dotar os professores de conhecimentos, estratégias e ferramentas que promovam as Aprendizagens Essenciais;
  • Explorar dinâmicas e recursos relacionados com as Aprendizagens Essenciais de Matemática.

Programa

Destinatários

Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Requisitos de avaliação

Para obter um certificado de participação, terá de obter uma classificação final igual ou superior a 75% nos questionários de avaliação. 

O certificado manter-se-á disponível para consulta e download durante o período de 2 anos, após inscrição no curso.

Modalidade

O workshop realizar-se-á em regime de e-learning, com sessões de trabalho síncronas (por videoconferência) e assíncronas. Inclui um questionário de avaliação, de validação automática, e materiais complementares para estudo autónomo e aprofundamento das diferentes temáticas.

O acompanhamento e esclarecimento de dúvidas far-se-á através de um fórum de discussão.

Autores e Formadores

Rui Lima
Formador
Rui Lima

Professor e diretor pedagógico no Colégio Monte Flor há 18 anos, tem estado envolvido em diversos projetos nacionais e internacionais relacionados com Inovação Pedagógica, Cenários de Aprendizagem, Utilização de Tecnologias na Educação e Trabalho Colaborativo. Colaborou com a Direção-Geral de Educação nos projetos ASPECT, eQNet, Etwinning, Creative Classrooms Lab e Co-Lab, o que lhe valeu a distinção de Microsoft Innovative Educator Expert por vários anos consecutivos.
Em 2011, foi considerado um dos 18 professores mais inovadores do mundo. Entre 2013 e 2015 foi Lead Teacher no projeto CCL, relacionado com a implementação de tablets na aprendizagem. Tem estado também envolvido no Projeto de Iniciação à Programação no 1.º Ciclo. Nos últimos anos, tem participado ativamente em iniciativas relacionadas com Ambientes Educativos Inovadores, Programação no 1.º Ciclo e Gestão de Projetos em contexto de aprendizagem, nomeadamente conferências, workshops e outros eventos focados em parte na Mudança na Educação.
Publicou recentemente a obra A Escola que temos e a Escola que queremos e foi coautor do livro Scratch e Kodu – Iniciação à Programação no Ensino Básico.
Em 2020, participou nos ciclos de webinars Escola Virtual/Academia Virtual com as seguintes intervenções:
Gaming, Gamificação e Aprendizagem
Saber Fazer – Colégio Monte Flor – Ensino-aprendizagem: presencial, síncrono e assíncrono

Cursos

Opinião dos formandos