Aprendizagens Essenciais de Matemática - 1.º Ciclo (Workshop)
-
duração
8 horas
-
n.º módulos
3 módulos
-
valor
59,00€
Apresentação
Este workshop tem como objetivo abordar as Aprendizagens Essenciais de Matemática, dando uma maior ênfase à dimensão prática. Durante três sessões, os participantes serão desafiados a realizar atividades que permitam uma reflexão acerca da forma como os alunos interpretam, raciocinam e resolvem problemas matemáticos.
Uma parte importante deste workshop será dedicada à dimensão curricular das Aprendizagens Essenciais, estabelecendo a relação entre os conhecimentos matemáticos e outras áreas curriculares.
O objetivo final será dotar os professores de estratégias e conhecimentos para desenvolver nos alunos interesse e gosto por Matemática, uma área considerada essencial na formação do indivíduo.
As ações calendarizadas realizar-se-ão mediante um número mínimo de formandos inscritos.
Consulte o vídeo tutorial e as instruções de acesso às sessões síncronas.
Formador: Rui Lima
Sessões síncronas
Sessão 1 09-05-2023 | 18h00-20h00Um mergulho nas novas aprendizagens essenciais
Sessão 2 11-05-2023 | 18h00-20h00
A Matemática em todo o lado
Sessão 3 16-05-2023 | 18h00-20h00
Da teoria à prática
Objetivos
- Conhecer os documentos denominados por Aprendizagens Essenciais e respetivas orientações curriculares na área da Matemática;
- Refletir acerca das dimensões pedagógica e didática das Aprendizagens Essenciais e implicações no desenvolvimento das Capacidades Matemáticas nos alunos;
- Dotar os professores de conhecimentos, estratégias e ferramentas que promovam as Aprendizagens Essenciais;
- Explorar dinâmicas e recursos relacionados com as Aprendizagens Essenciais de Matemática.
Modalidade
O workshop realizar-se-á em regime de e-learning, com sessões de trabalho síncronas (por videoconferência) e assíncronas. Inclui um questionário de avaliação, de validação automática, e materiais complementares para estudo autónomo e aprofundamento das diferentes temáticas.
O acompanhamento e esclarecimento de dúvidas far-se-á através de um fórum de discussão.
Professor e diretor pedagógico no Colégio Monte Flor há 18 anos, tem estado envolvido em diversos projetos nacionais e internacionais relacionados com Inovação Pedagógica, Cenários de Aprendizagem, Utilização de Tecnologias na Educação e Trabalho Colaborativo. Colaborou com a Direção-Geral de Educação nos projetos ASPECT, eQNet, Etwinning, Creative Classrooms Lab e Co-Lab, o que lhe valeu a distinção de Microsoft Innovative Educator Expert por vários anos consecutivos.
Em 2011, foi considerado um dos 18 professores mais inovadores do mundo. Entre 2013 e 2015 foi Lead Teacher no projeto CCL, relacionado com a implementação de tablets na aprendizagem. Tem estado também envolvido no Projeto de Iniciação à Programação no 1.º Ciclo. Nos últimos anos, tem participado ativamente em iniciativas relacionadas com Ambientes Educativos Inovadores, Programação no 1.º Ciclo e Gestão de Projetos em contexto de aprendizagem, nomeadamente conferências, workshops e outros eventos focados em parte na Mudança na Educação.
Publicou recentemente a obra A Escola que temos e a Escola que queremos e foi coautor do livro Scratch e Kodu – Iniciação à Programação no Ensino Básico.
Em 2020, participou nos ciclos de webinars Escola Virtual/Academia Virtual com as seguintes intervenções:
• Gaming, Gamificação e Aprendizagem
• Saber Fazer – Colégio Monte Flor – Ensino-aprendizagem: presencial, síncrono e assíncrono
Opinião dos formandos