- Apresentação do Curso
Tecnologias no 1.º ciclo
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duração
14 horas
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n.º módulos
7 módulos
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acreditação
Não
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valor
59,00€
As Competências para o século XXI
O curso Tecnologias no 1.º Ciclo pretende, por um lado, dar a conhecer algumas ferramentas digitais que servem de suporte à aprendizagem, mas mais do que isso, foca-se numa abordagem pedagógica em que o aluno assume um papel mais ativo em todo o processo educativo. Trabalho de Projeto, Aprendizagem Autónoma, Aquisição de Competências para o século XXI são conceitos bastante presentes ao longo de todo o curso e com ele pretende-se que os professores sejam capazes de alterar algumas das suas práticas, inovando estratégias e diversificando ferramentas.
A Escola, mas principalmente os Alunos, necessitam de uma transformação e adequação aos tempos que correm. Este curso será um bom ponto de partida para encarar a educação do século XXI como algo do presente.
Disponibilidade imediata
O acesso a este curso é válido desde o momento da sua inscrição e durante 1 ano.
Após inscrição e pagamento, aceda ao curso através do botão "Entrar" e recorrendo aos dados definidos aquando do registo.
Objetivos
- Conhecer diferentes ferramentas educativas digitais de suporte à aprendizagem.
- Identificar as competências para o século XXI e perceber como elas se cruzam com o processo de aprendizagem.
- Compreender a importância de implementar abordagens mais ativas ao processo educativo.
- Perceber como as mudanças na sociedade e nos alunos obrigam a novas abordagens pedagógicas.
- Conhecer os princípios básicos da Gestão de Projetos e da Aprendizagem por Projetos (PBL).
- Identificar as diferentes fases de um projeto.
- Relacionar as ferramentas digitais com o trabalho de projeto e a gestão da sala de aula e das aprendizagens.
- As Competências para o Século XXI
- Trabalho de Projeto e História da Aprendizagem
- Ferramentas Educativas Digitais no Trabalho de Projeto
- Professores e Alunos Criativos e Criadores
- A Escola Virtual e a Sala de Aula Invertida
- Gestão de Turmas, Alunos e Pais com o Classdojo
- Partilhar, Comunicar e Aprender na Nuvem
- Post-its na Parede ou Murais com o Padlet: o que interessa é choverem ideias!
- Mapas Mentais para Organizar o Pensamento e as Ideias
- One Note e Escola Virtual, o Conhecimento em Qualquer Lugar
- Storytelling com o Audacity
- Vídeos em Stop Motion
- Aprender Programação com o Code.org, o Scratch e o Kodu
- Mapas Interativos no Google Maps
- Apresentações com o Sway
- Escola Virtual: a Aprendizagem na Mão do Aluno
- Dinamizar a Sala de Aula com o Classflow
- Arcademics e Kahoot: a Lógica do Jogo na Aprendizagem
- Avaliação Final
Requisitos de Avaliação
Este curso não é acreditado pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC).
Para obter um certificado de participação do curso terá de realizar 75% das atividades nele propostas. Para tal, assegure-se que, após visualização, marca cada recurso como concluído através do botão disponível para o efeito e responde aos questionários no final de cada módulo.
O certificado de participação manter-se-á disponível para consulta e download durante o período de 2 anos, após inscrição no curso.
Modalidade
Os cursos de autoaprendizagem são totalmente assíncronos, sem tutoria, e permitem uma exploração autónoma e flexível, sem horários fixos e em qualquer lugar.
Cada curso é composto por uma sequência de recursos (vídeos e texto) e questionários organizados por módulos, onde é possível navegar sequencialmente ou através do menu inicial.
Professor e diretor pedagógico no Colégio Monte Flor há 18 anos, tem estado envolvido em diversos projetos nacionais e internacionais relacionados com Inovação Pedagógica, Cenários de Aprendizagem, Utilização de Tecnologias na Educação e Trabalho Colaborativo. Colaborou com a Direção-Geral de Educação nos projetos ASPECT, eQNet, Etwinning, Creative Classrooms Lab e Co-Lab, o que lhe valeu a distinção de Microsoft Innovative Educator Expert por vários anos consecutivos.
Em 2011, foi considerado um dos 18 professores mais inovadores do mundo. Entre 2013 e 2015 foi Lead Teacher no projeto CCL, relacionado com a implementação de tablets na aprendizagem. Tem estado também envolvido no Projeto de Iniciação à Programação no 1.º Ciclo. Nos últimos anos, tem participado ativamente em iniciativas relacionadas com Ambientes Educativos Inovadores, Programação no 1.º Ciclo e Gestão de Projetos em contexto de aprendizagem, nomeadamente conferências, workshops e outros eventos focados em parte na Mudança na Educação.
Publicou recentemente a obra A Escola que temos e a Escola que queremos e foi coautor do livro Scratch e Kodu – Iniciação à Programação no Ensino Básico.
Em 2020, participou nos ciclos de webinars Escola Virtual/Academia Virtual com as seguintes intervenções:
• Gaming, Gamificação e Aprendizagem
• Saber Fazer – Colégio Monte Flor – Ensino-aprendizagem: presencial, síncrono e assíncrono
Opinião dos formandos