Tecnologias no 1.º ciclo

  • duração

    14 horas

  • n.º módulos

    7 módulos

  • acreditação

    Não

  • valor
    59,00€ i

As Competências para o século XXI

O curso Tecnologias no 1.º Ciclo pretende, por um lado, dar a conhecer algumas ferramentas digitais que servem de suporte à aprendizagem, mas mais do que isso, foca-se numa abordagem pedagógica em que o aluno assume um papel mais ativo em todo o processo educativo. Trabalho de Projeto, Aprendizagem Autónoma, Aquisição de Competências para o século XXI são conceitos bastante presentes ao longo de todo o curso e com ele pretende-se que os professores sejam capazes de alterar algumas das suas práticas, inovando estratégias e diversificando ferramentas.

A Escola, mas principalmente os Alunos, necessitam de uma transformação e adequação aos tempos que correm. Este curso será um bom ponto de partida para encarar a educação do século XXI como algo do presente.

Disponibilidade imediata

O acesso a este curso é válido desde o momento da sua inscrição e durante 1 ano.
Após inscrição e pagamento, aceda ao curso através do botão "Entrar" e recorrendo aos dados definidos aquando do registo.

Objetivos

  • Conhecer diferentes ferramentas educativas digitais de suporte à aprendizagem.
  • Identificar as competências para o século XXI e perceber como elas se cruzam com o processo de aprendizagem.
  • Compreender a importância de implementar abordagens mais ativas ao processo educativo.
  • Perceber como as mudanças na sociedade e nos alunos obrigam a novas abordagens pedagógicas.
  • Conhecer os princípios básicos da Gestão de Projetos e da Aprendizagem por Projetos (PBL).
  • Identificar as diferentes fases de um projeto.
  • Relacionar as ferramentas digitais com o trabalho de projeto e a gestão da sala de aula e das aprendizagens.

Programa

Módulo 1Apresentação
  • Apresentação do Curso
Módulo 2O Trabalho de Projeto em Contexto de Aprendizagem
  • As Competências para o Século XXI
  • Trabalho de Projeto e História da Aprendizagem
  • Ferramentas Educativas Digitais no Trabalho de Projeto
Módulo 3Comunicação Escola-Família e Gestão da Sala de Aula
  • Professores e Alunos Criativos e Criadores
  • A Escola Virtual e a Sala de Aula Invertida
  • Gestão de Turmas, Alunos e Pais com o Classdojo
  • Partilhar, Comunicar e Aprender na Nuvem
Módulo 4Colaboração e Tomada de Decisões
  • Post-its na Parede ou Murais com o Padlet: o que interessa é choverem ideias!
  • Mapas Mentais para Organizar o Pensamento e as Ideias
  • One Note e Escola Virtual, o Conhecimento em Qualquer Lugar
Módulo 5O Papel da Criatividade no Processo de Aprendizagem
  • Storytelling com o Audacity
  • Vídeos em Stop Motion
  • Aprender Programação com o Code.org, o Scratch e o Kodu
  • Mapas Interativos no Google Maps
Módulo 6A Partilha, a Avaliação e a Gamificação
  • Apresentações com o Sway
  • Escola Virtual: a Aprendizagem na Mão do Aluno
  • Dinamizar a Sala de Aula com o Classflow
  • Arcademics e Kahoot: a Lógica do Jogo na Aprendizagem
Módulo 7Módulo Final
  • Avaliação Final

Destinatários

Professores do 1.º Ciclo e todos aqueles que pretendam adquirir conhecimentos na área.

Requisitos de Avaliação

Este curso não é acreditado pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC).

Para obter um certificado de participação do curso terá de realizar 75% das atividades nele propostas. Para tal, assegure-se que, após visualização, marca cada recurso como concluído através do botão disponível para o efeito e responde aos questionários no final de cada módulo.

O certificado de participação manter-se-á disponível para consulta e download durante o período de 2 anos, após inscrição no curso.

Modalidade

Os cursos de autoaprendizagem são totalmente assíncronos, sem tutoria, e permitem uma exploração autónoma e flexível, sem horários fixos e em qualquer lugar.

Cada curso é composto por uma sequência de recursos (vídeos e texto) e questionários organizados por módulos, onde é possível navegar sequencialmente ou através do menu inicial.

Autores e Formadores

Rui Lima
Autor
Rui Lima

Professor e diretor pedagógico no Colégio Monte Flor há 18 anos, tem estado envolvido em diversos projetos nacionais e internacionais relacionados com Inovação Pedagógica, Cenários de Aprendizagem, Utilização de Tecnologias na Educação e Trabalho Colaborativo. Colaborou com a Direção-Geral de Educação nos projetos ASPECT, eQNet, Etwinning, Creative Classrooms Lab e Co-Lab, o que lhe valeu a distinção de Microsoft Innovative Educator Expert por vários anos consecutivos.
Em 2011, foi considerado um dos 18 professores mais inovadores do mundo. Entre 2013 e 2015 foi Lead Teacher no projeto CCL, relacionado com a implementação de tablets na aprendizagem. Tem estado também envolvido no Projeto de Iniciação à Programação no 1.º Ciclo. Nos últimos anos, tem participado ativamente em iniciativas relacionadas com Ambientes Educativos Inovadores, Programação no 1.º Ciclo e Gestão de Projetos em contexto de aprendizagem, nomeadamente conferências, workshops e outros eventos focados em parte na Mudança na Educação.
Publicou recentemente a obra A Escola que temos e a Escola que queremos e foi coautor do livro Scratch e Kodu – Iniciação à Programação no Ensino Básico.
Em 2020, participou nos ciclos de webinars Escola Virtual/Academia Virtual com as seguintes intervenções:
Gaming, Gamificação e Aprendizagem
Saber Fazer – Colégio Monte Flor – Ensino-aprendizagem: presencial, síncrono e assíncrono

Cursos

Opinião dos formandos

Orador claro e objetivo
Carina Correia ● 12-06-2023
O curso está bem organizado, a mensagem é concisa e bastante útil e o orador claro e objetivo.
Desenvolver competências e aprendizagens
Carla Goncalves ● 22-05-2023
Já realizei vários cursos da Academia Virtual e todos eles permitiram-me desenvolver inúmeras competências e aprendizagens.
Pedro Lopes ● 21-03-2023
Tendo sido a primeira experiência, fiquei muito satisfeita.
Maria Rita Ferreira ● 21-03-2022
Os conteúdos foram apresentados de forma clara e os recursos sugeridos revelaram-se muito interessantes, pois alguns não conhecia. Os desafios propostos também se apresentaram como fundamentais para o desenvolvimento prático da formação.
Adorei o curso
Soraia Barreiros ● 28-02-2022
Adorei o curso e especialmente o facto de poder ser feito mediante a minha disponibilidade.
Superou as expetativas
Ana Graça Lopes ● 23-07-2020
Boa introdução às ferramentas digitais, com excelentes materiais e recursos. Superou as minhas expetativas.