Tecnologias no 1.º ciclo (acreditado)

BREVEMENTE DISPONÍVEL
  • duração

    25 horas

  • n.º módulos

    7 módulos

  • acreditação

    Acreditado

  • valor
    99,00€ i

As Competências para o século XXI

O curso Tecnologias no 1.º Ciclo pretende, por um lado, dar a conhecer algumas ferramentas digitais que servem de suporte à aprendizagem, mas mais do que isso, foca-se numa abordagem pedagógica em que o aluno assume um papel mais ativo em todo o processo educativo. Trabalho de Projeto, Aprendizagem Autónoma, Aquisição de Competências para o século XXI são conceitos bastante presentes ao longo de todo o curso e com ele pretende-se que os professores sejam capazes de alterar algumas das suas práticas, inovando estratégias e diversificando ferramentas.

A Escola, mas principalmente os Alunos, necessitam de uma transformação e adequação aos tempos que correm. Este curso será um bom ponto de partida para encarar a educação do século XXI como algo do presente.

O número de vagas existente em cada ação está dependente do pagamento das inscrições realizadas. As que não forem pagas num período de 24 horas deixarão de ser válidas e darão origem a novas vagas. Mantenha-se atualizado, consultando esta página com regularidade.

Objetivos

  • Conhecer diferentes ferramentas educativas digitais de suporte à aprendizagem.
  • Identificar as competências para o século XXI e perceber como elas se cruzam com o processo de aprendizagem.
  • Compreender a importância de implementar abordagens mais ativas ao processo educativo.
  • Perceber como as mudanças na sociedade e nos alunos obrigam a novas abordagens pedagógicas.
  • Conhecer os princípios básicos da Gestão de Projetos e da Aprendizagem por Projetos (PBL).
  • Identificar as diferentes fases de um projeto.
  • Relacionar as ferramentas digitais com o trabalho de projeto e a gestão da sala de aula e das aprendizagens.

Programa

Módulo 1Apresentação
  • Apresentação do Curso
Módulo 2O Trabalho de Projeto em Contexto de Aprendizagem
  • As Competências para o Século XXI
  • Trabalho de Projeto e História da Aprendizagem
  • Ferramentas Educativas Digitais no Trabalho de Projeto
Módulo 3Comunicação Escola-Família e Gestão da Sala de Aula
  • Professores e Alunos Criativos e Criadores
  • A Escola Virtual e a Sala de Aula Invertida
  • Gestão de Turmas, Alunos e Pais com o Classdojo
  • Partilhar, Comunicar e Aprender na Nuvem
Módulo 4Colaboração e Tomada de Decisões
  • Post-its na Parede ou Murais com o Padlet: o que interessa é choverem ideias!
  • Mapas Mentais para Organizar o Pensamento e as Ideias
  • One Note e Escola Virtual, o Conhecimento em Qualquer Lugar
Módulo 5O Papel da Criatividade no Processo de Aprendizagem
  • Storytelling com o Audacity
  • Vídeos em Stop Motion
  • Aprender Programação com o Code.org, o Scratch e o Kodu
  • Mapas Interativos no Google Maps
Módulo 6A Partilha, a Avaliação e a Gamificação
  • Apresentações com o Sway
  • Escola Virtual: a Aprendizagem na Mão do Aluno
  • Dinamizar a Sala de Aula com o Classflow
  • Arcademics e Kahoot: a Lógica do Jogo na Aprendizagem
Módulo 7Módulo Final
  • Avaliação Final

Destinatários

Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Requisitos de Avaliação

A avaliação decorrerá em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, bem como pela Carta Circular CCPFC-3-2007. Tem como requisito essencial a participação num mínimo de dois terços do tempo previsto para as sessões síncronas.

A avaliação centrar-se-á na participação, no trabalho e na evolução dos formandos. Serão consideradas a participação no fórum, nas sessões assíncronas e síncronas, e a execução das tarefas propostas, incluindo questionários de avaliação e relatório crítico. Será também avaliada a qualidade e a pertinência da participação dos formandos em fóruns sobre os diversos temas.

Os formandos deverão ainda apresentar um relatório final elaborado com base nas instruções do formador.

Modalidade

A formação realizar-se-á em regime de e-learning, com sessões de trabalho síncronas (por videoconferência) e assíncronas.

Em cada módulo, serão disponibilizados vídeos, documentação, links e bibliografia que permitirão aos formandos aprofundar o seu conhecimento sobre os temas.

As propostas de atividade de cada sessão promoverão o desenvolvimento de trabalho individual e/ou em grupo, nomeadamente através de exercícios interativos e sugestões de reflexão, a desenvolver no fórum, sobre as temáticas em causa. Será privilegiada a aplicação e a reflexão sobre a prática, numa ligação estreita com os contextos e as vivências profissionais dos formandos. As sessões incluirão, ainda, momentos e espaços de partilha de experiências e de discussão, através de fóruns online. O formador terá um papel facilitador, promovendo a reflexão sobre os temas e colocando questões de ordem teórica e prática a trabalhar em cada sessão. O acompanhamento, esclarecimento de dúvidas e apoio às atividades de aprendizagem far-se-á através de fóruns de discussão e correio eletrónico.

Acreditação

Esta ação de formação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, em parceria com o Centro de Formação AlmadaForma, com 25 horas para efeitos de progressão na carreira docente.

Releva para efeitos da aplicação dos artigos 8.º e 9.º do Regime Jurídico da Formação Continua de Professores (Decreto-lei n. 22/2014, de 11 de fevereiro), para os docentes do Grupo de Recrutamento 110 e 120.

Cronograma

As ações calendarizadas realizar-se-ão mediante um número mínimo de formandos inscritos.

Consulte aqui o vídeo tutorial e as instruções de acesso às sessões síncronas.

Ação 19
12-09-2024 a 28-10-2024
Formador: Rui Lima

 

Sessões síncronas

Sessão 1 19/09/2024 | 19:00-20:30
Truques e dicas ao alcance de todos

Sessão 2 03/10/2024 | 19:00-20:30
Edição de vídeo e produção de conteúdos

Sessão 3 17/10/2024 | 19:00-21:00
O futuro aqui à mão: IA, programação e gamificação

A participação num mínimo de dois terços do tempo previsto para as sessões síncronas é requisito essencial para a avaliação.

Autores e Formadores

Rui Lima
Autor
Rui Lima

Professor e diretor pedagógico no Colégio Monte Flor há 18 anos, tem estado envolvido em diversos projetos nacionais e internacionais relacionados com Inovação Pedagógica, Cenários de Aprendizagem, Utilização de Tecnologias na Educação e Trabalho Colaborativo. Colaborou com a Direção-Geral de Educação nos projetos ASPECT, eQNet, Etwinning, Creative Classrooms Lab e Co-Lab, o que lhe valeu a distinção de Microsoft Innovative Educator Expert por vários anos consecutivos.
Em 2011, foi considerado um dos 18 professores mais inovadores do mundo. Entre 2013 e 2015 foi Lead Teacher no projeto CCL, relacionado com a implementação de tablets na aprendizagem. Tem estado também envolvido no Projeto de Iniciação à Programação no 1.º Ciclo. Nos últimos anos, tem participado ativamente em iniciativas relacionadas com Ambientes Educativos Inovadores, Programação no 1.º Ciclo e Gestão de Projetos em contexto de aprendizagem, nomeadamente conferências, workshops e outros eventos focados em parte na Mudança na Educação.
Publicou recentemente a obra A Escola que temos e a Escola que queremos e foi coautor do livro Scratch e Kodu – Iniciação à Programação no Ensino Básico.
Em 2020, participou nos ciclos de webinars Escola Virtual/Academia Virtual com as seguintes intervenções:
Gaming, Gamificação e Aprendizagem
Saber Fazer – Colégio Monte Flor – Ensino-aprendizagem: presencial, síncrono e assíncrono

Cursos

Opinião dos formandos

Gostei muito
Filipa Silva ● 23-02-2022
Foi a primeira experiência formativa na Academia Virtual e gostei muito. Foi fácil e intuitivo o acesso. Gostei, especialmente, do formador: um excelente comunicador, jovem, dinâmico, muito seguro do que transmitia, pois sendo professor como nós conhece a realidade das escolas.
Uma experiência muito enriquecedora
Isabel Cristo ● 19-02-2022
Os conteúdos trabalhados foram bastante proveitosos para a minha prática letiva.
Fiquei rendido
Paulo Carvalho ● 13-02-2022
Em consciência, devo afirmar que gostei muito. Claro que haverá margem para melhorar porque é sempre possível. Contudo, apreciei imenso a postura dialogante do formador Rui Lima e toda a organização/sistematização desta formação. Calculo que deva ter dado muito trabalho a preparar. Conclusão, fiquei rendido. A sua utilidade é evidente e os alunos serão os mais beneficiados.
Experiência positiva
Alexandra Pinheiro Carvalho ● 13-02-2022
A repetir.
Experiência muito agradável
Margarida Dores Lima ● 06-12-2021
Foi uma experiência muito agradável atendendo aos moldes como decorreu. Mais uma vez se comprovou que o facto de ser à distância nada foi impeditivo. Decorreu com tranquilidade, conforto, qualidade, eficiência e sem riscos...! Destaco os conhecimentos do formador, a sua disponibilidade e qualidade como abordava os conteúdos. Um sucesso. A repetir!
Aprender com quem gosta de ensinar
Maria João Costa ● 05-12-2021
O formador tornou a formação muito interessante, pela sua capacidade de expressão, comunicação e partilha de saberes. Mostrou-se sempre muito disponível e atencioso. Quando aprendemos com quem gosta de ensinar, todo o processo é mais harmonioso e mais motivador.
Curso muito bem organizado
Alice Prazeres Guimaraes ● 01-12-2021
A minha experiência foi muito boa. O curso foi muito bem organizado, sem pressão, devido às datas dos módulos muito bem estruturadas. O formador foi uma excelente escolha, aprendi muito. Inicialmente estava com algum receio mas afinal na Academia Virtual há bons cursos de formação de professores. Parabéns!
Aprendi e acrescentei uma série de ferramentas ao meu portefólio
Carla Isabel Meira ● 01-12-2021
Foi a primeira vez que realizei uma formação na Academia Virtual e a minha experiência foi muito positiva e enriquecedora. Aprendi e acrescentei uma série de ferramentas ao meu portefólio que irão ser úteis para mim e para os meus alunos. Pretendo realizar outras formações e recomendo a todos os colegas.
Muito, muito bom
Ana Paula Comendinha ● 01-12-2021
Muito, muito bom - a todos os níveis. Torna-se tão mais fácil apreciar a formação ao longo da vida. Obrigada :)
Extremamente positiva
Elizângela Bravo ● 29-11-2021
Extremamente positiva, plataforma de fácil acesso, curso muito interessante com muita componente prática. Qualidade na forma como foi abordada o curso. Recomendo 100%.
Experiência muito gratificante
Paula Florinda Vieira ● 14-11-2021
A minha experiência com a Academia Virtual foi muito gratificante. Apesar de estar numa fase de pouca disponibilidade, a formação em modelo de e-learning, permitiu a adaptação de horários e tempos. A excelente organização do curso, as aulas síncronas e a disponibilidade do formador (embora não tenha tido necessidade de contactar, sabia que estaria sempre disponível para qualquer dúvida ou dificuldade), permitiram desenvolver competências e conhecimentos, além do espectável.
Ação importante e bem-sucedida
Luísa Alves ● 18-12-2020
Considero que a ação foi importante e bem-sucedida no formato em que decorreu, constituindo um verdadeiro enriquecimento para mim, com claras implicações na vida quotidiana da escola. Proporcionou o conhecimento e oportunidades de utilização de novas ferramentas e recursos educativos digitais adaptados às necessidades dos processos de ensino e aprendizagem do 1.º Ciclo.
Plataforma de fácil acesso e muito prática
Lara Martins ● 18-12-2020
Em relação à plataforma é de fácil acesso e muito prática. Nunca tive problemas de acesso assim como toda a informação está disponível.
Muito satisfeita
Sofia Santos ● 18-12-2020
Foi a primeira vez que experimentei e fiquei muito satisfeita a todos os níveis.
A minha apreciação é muito boa
Daniel Ferreira Alves ● 16-12-2020
A plataforma digital funcionou sempre bem e está bem estruturada dando tempo ao trabalho individual, adequando o tempo de docente que fica livre para a formação.
Temas bastante pertinentes
Carminda Adelaide Costa Mira ● 16-12-2020
Os temas são bastante pertinentes permitindo ao professor a aplicação e desenvolvimento de estratégias e metodologias motivadoras e inovadoras na sua prática letiva. As sessões síncronas decorreram de forma interativa e é uma vantagem o facto do professor poder gerir a realização da ação e dos respetivos módulos de acordo com a sua disponibilidade.
Surpreendida de forma muito positiva
Maria Amélia Moreira ● 16-12-2020
Foi este o primeiro curso que fiz e-learning e fiquei surpreendida de forma muito positiva. Sinto-me tentada a repetir.
Parabéns
Eduardo Ferreira ● 16-12-2020
Tendo sido o primeiro curso que fiz por e-learning fiquei agradavelmente surpreendido, quer quanto à forma quer quanto ao conteúdo. Fiquei cliente.
Ação 5 - Tecnologias no 1º Ciclo
Maria Arselina Marques ● 27-08-2020
Foi a primeira vez que fiz um curso em e-learning e gostei imenso da experiência; dá-nos a possibilidade de escolher o nosso horário e de rever os assuntos abordados sempre que quisermos.
Excelente mesmo
Ana Paula Candeias ● 24-07-2020
Excelente mesmo, a facilidade de comunicar e os conhecimentos transmitidos.
Curso superou as expetativas
Teresa Vieira ● 24-07-2020
O curso superou as minhas expetativas, uma vez que não foi apenas uma abordagem às ferramentas digitais, mas também a articulação destas com possíveis estratégias.
Muito obrigada
Cátia Magalhães ● 24-07-2020
Muito obrigada pela partilha, pelo empenho, pela disponibilidade e pela excelente formação.
Parabéns ao formador
Elvira Sá ● 24-07-2020
Muitos parabéns ao formador pelo domínio dos conteúdos da ação de formação e pela clareza na transmissão dos mesmos.
10 de 23 resultado
Ver todos os comentários