- Apresentação do Curso
Tecnologias no 1.º ciclo (acreditado)
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duração
25 horas
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n.º módulos
7 módulos
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acreditação
Acreditado
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valor
99,00€
As Competências para o século XXI
O curso Tecnologias no 1.º Ciclo pretende, por um lado, dar a conhecer algumas ferramentas digitais que servem de suporte à aprendizagem, mas mais do que isso, foca-se numa abordagem pedagógica em que o aluno assume um papel mais ativo em todo o processo educativo. Trabalho de Projeto, Aprendizagem Autónoma, Aquisição de Competências para o século XXI são conceitos bastante presentes ao longo de todo o curso e com ele pretende-se que os professores sejam capazes de alterar algumas das suas práticas, inovando estratégias e diversificando ferramentas.
A Escola, mas principalmente os Alunos, necessitam de uma transformação e adequação aos tempos que correm. Este curso será um bom ponto de partida para encarar a educação do século XXI como algo do presente.
O número de vagas existente em cada ação está dependente do pagamento das inscrições realizadas. As que não forem pagas num período de 24 horas deixarão de ser válidas e darão origem a novas vagas. Mantenha-se atualizado, consultando esta página com regularidade.
Objetivos
- Conhecer diferentes ferramentas educativas digitais de suporte à aprendizagem.
- Identificar as competências para o século XXI e perceber como elas se cruzam com o processo de aprendizagem.
- Compreender a importância de implementar abordagens mais ativas ao processo educativo.
- Perceber como as mudanças na sociedade e nos alunos obrigam a novas abordagens pedagógicas.
- Conhecer os princípios básicos da Gestão de Projetos e da Aprendizagem por Projetos (PBL).
- Identificar as diferentes fases de um projeto.
- Relacionar as ferramentas digitais com o trabalho de projeto e a gestão da sala de aula e das aprendizagens.
- As Competências para o Século XXI
- Trabalho de Projeto e História da Aprendizagem
- Ferramentas Educativas Digitais no Trabalho de Projeto
- Professores e Alunos Criativos e Criadores
- A Escola Virtual e a Sala de Aula Invertida
- Gestão de Turmas, Alunos e Pais com o Classdojo
- Partilhar, Comunicar e Aprender na Nuvem
- Post-its na Parede ou Murais com o Padlet: o que interessa é choverem ideias!
- Mapas Mentais para Organizar o Pensamento e as Ideias
- One Note e Escola Virtual, o Conhecimento em Qualquer Lugar
- Storytelling com o Audacity
- Vídeos em Stop Motion
- Aprender Programação com o Code.org, o Scratch e o Kodu
- Mapas Interativos no Google Maps
- Apresentações com o Sway
- Escola Virtual: a Aprendizagem na Mão do Aluno
- Dinamizar a Sala de Aula com o Classflow
- Arcademics e Kahoot: a Lógica do Jogo na Aprendizagem
- Avaliação Final
Requisitos de Avaliação
A avaliação decorrerá em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, bem como pela Carta Circular CCPFC-3-2007. Tem como requisito essencial a participação num mínimo de dois terços do tempo previsto para as sessões síncronas.
A avaliação centrar-se-á na participação, no trabalho e na evolução dos formandos. Serão consideradas a participação no fórum, nas sessões assíncronas e síncronas, e a execução das tarefas propostas, incluindo questionários de avaliação e relatório crítico. Será também avaliada a qualidade e a pertinência da participação dos formandos em fóruns sobre os diversos temas.
Os formandos deverão ainda apresentar um relatório final elaborado com base nas instruções do formador.
Modalidade
A formação realizar-se-á em regime de e-learning, com sessões de trabalho síncronas (por videoconferência) e assíncronas.
Em cada módulo, serão disponibilizados vídeos, documentação, links e bibliografia que permitirão aos formandos aprofundar o seu conhecimento sobre os temas.
As propostas de atividade de cada sessão promoverão o desenvolvimento de trabalho individual e/ou em grupo, nomeadamente através de exercícios interativos e sugestões de reflexão, a desenvolver no fórum, sobre as temáticas em causa. Será privilegiada a aplicação e a reflexão sobre a prática, numa ligação estreita com os contextos e as vivências profissionais dos formandos. As sessões incluirão, ainda, momentos e espaços de partilha de experiências e de discussão, através de fóruns online. O formador terá um papel facilitador, promovendo a reflexão sobre os temas e colocando questões de ordem teórica e prática a trabalhar em cada sessão. O acompanhamento, esclarecimento de dúvidas e apoio às atividades de aprendizagem far-se-á através de fóruns de discussão e correio eletrónico.
Acreditação
Esta ação de formação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, em parceria com o Centro de Formação AlmadaForma, com 25 horas para efeitos de progressão na carreira docente.
Releva para efeitos da aplicação dos artigos 8.º e 9.º do Regime Jurídico da Formação Continua de Professores (Decreto-lei n. 22/2014, de 11 de fevereiro), para os docentes do Grupo de Recrutamento 110 e 120.
Cronograma
As ações calendarizadas realizar-se-ão mediante um número mínimo de formandos inscritos.
Consulte aqui o vídeo tutorial e as instruções de acesso às sessões síncronas.
12-09-2024 a 28-10-2024
Formador: Rui Lima
Sessões síncronas
Sessão 1 19/09/2024 | 19:00-20:30Truques e dicas ao alcance de todos
Sessão 2 03/10/2024 | 19:00-20:30
Edição de vídeo e produção de conteúdos
Sessão 3 17/10/2024 | 19:00-21:00
O futuro aqui à mão: IA, programação e gamificação
A participação num mínimo de dois terços do tempo previsto para as sessões síncronas é requisito essencial para a avaliação.
Professor e diretor pedagógico no Colégio Monte Flor há 18 anos, tem estado envolvido em diversos projetos nacionais e internacionais relacionados com Inovação Pedagógica, Cenários de Aprendizagem, Utilização de Tecnologias na Educação e Trabalho Colaborativo. Colaborou com a Direção-Geral de Educação nos projetos ASPECT, eQNet, Etwinning, Creative Classrooms Lab e Co-Lab, o que lhe valeu a distinção de Microsoft Innovative Educator Expert por vários anos consecutivos.
Em 2011, foi considerado um dos 18 professores mais inovadores do mundo. Entre 2013 e 2015 foi Lead Teacher no projeto CCL, relacionado com a implementação de tablets na aprendizagem. Tem estado também envolvido no Projeto de Iniciação à Programação no 1.º Ciclo. Nos últimos anos, tem participado ativamente em iniciativas relacionadas com Ambientes Educativos Inovadores, Programação no 1.º Ciclo e Gestão de Projetos em contexto de aprendizagem, nomeadamente conferências, workshops e outros eventos focados em parte na Mudança na Educação.
Publicou recentemente a obra A Escola que temos e a Escola que queremos e foi coautor do livro Scratch e Kodu – Iniciação à Programação no Ensino Básico.
Em 2020, participou nos ciclos de webinars Escola Virtual/Academia Virtual com as seguintes intervenções:
• Gaming, Gamificação e Aprendizagem
• Saber Fazer – Colégio Monte Flor – Ensino-aprendizagem: presencial, síncrono e assíncrono
Opinião dos formandos