Coaching educativo

  • duração

    10 semanas

  • n.º módulos

    6 módulos

  • horas necessárias

    25 horas

  • acreditação

    Não

  • data de início

    24 de outubro

  • valor

    59€

Novas formas de aprender

Hoje em dia, a missão dos professores e os resultados do seu trabalho apresentam elevado valor estratégico para a sociedade e para os próprios. Por isso, a aprendizagem de técnicas de desenvolvimento pessoal por parte de qualquer profissional da docência é essencial para o seu bom desempenho em sala de aula.

Em contexto educativo, é cada vez mais importante o domínio de uma série de competências pessoais e sociais que são parte da nossa inteligência emocional e ajudam a estabelecer e construir uma melhor relação com os alunos. O professor assumirá assim uma nova missão que passará por apoiar os alunos a compreenderem o momento em que estão (presente), para onde querem ir (meta/objetivo) e como fazer para lá chegarem (estratégias e planos de ação).
 

Datas disponíveis

  • 24.10.2019
  • 12.12.2019

Objetivos

  • Desenvolver, nos profissionais da docência, competências, atitudes e capacidades que lhes permitam obter um rendimento máximo do seu trabalho e revelar uma maior capacidade de liderança entre os alunos e outros profissionais.
  • Dar a conhecer os conceitos básicos do Coaching Educativo.
  • Dar a conhecer novos recursos didáticos para aplicar em sala de aula.
  • Fomentar a criação de contextos de aprendizagem associativos e colaborativos com a utilização de metodologias ativas.
  • Desenvolver a capacidade de gerir situações de conflito, dentro e fora da aula.
  • Apresentar as ferramentas de Coaching Educativo.

Programa

Módulo 1Apresentação
  • Apresentação do curso
Módulo 2O Coaching Educativo
  • O que é o Coaching Educativo?
  • Os 10 Mandamentos do Coaching Educativo
  • Competências-Chave
  • A evolução do Coaching Educativo
  • Fontes do Coaching Educativo
Módulo 3O Coaching e a Aprendizagem
  • O Coaching e a Aprendizagem
  • A Missão do Docente na Sala de Aula
  • O Processo do Coaching Educativo
  • A aprendizagem segundo o Coaching Educativo
  • Aprender a aprender
Módulo 4Liderança Educativa e Educação Positiva
  • Liderança na Educação
  • Educação Positiva
Módulo 5Ferramentas de Coaching Educativo
  • MAFO
  • Escrita
  • Roda Educativa
  • Linha do Tempo
  • Mandala
Módulo 6Módulo Final
  • Avaliação Final

Destinatários

Educadores de infância, professores e todos aqueles que pretendam adquirir conhecimentos na área.

Requisitos de Avaliação

Para obter um certificado de participação do curso terá de realizar 75% das atividades nele propostas, no período de tempo estabelecido. 

Para tal, assegure-se que, após visualização, marca cada recurso como concluído através do botão disponível para o efeito. 

Também deverá responder aos questionários disponíveis no final de cada módulo.

Autores e Formadores

Daniela Laranjeira
Autor
Daniela Laranjeira
Educadora Social e Life Coach.
Estudou Educação Social na Escola Superior de Educação do Porto e fez uma Pós-Graduação em Terapia Familiar e Intervenção Sistémica no Instituto Português de Psicologia.
Frequentou o Essence Process Foundation Course, com Menis Yousry, e cursos de Programação Neurolinguística e Coaching. É facilitadora de Family Communications, Positive Parenting e Meditação Infantil. Assistente Montessori (3-6 anos), pela AMI.
Cursos
Juan Fernando Bou Pérez
Autor
Juan Fernando Bou Pérez

Psicólogo e Coach, fundador de BOU CONSULTORES.
Consultor com mais de 15 anos de experiência. Relator e conferencista, tanto a nível nacional como internacional.
Publicou vários artigos relacionados com a psicologia, a resolução de conflitos, a inteligência emocional e o coaching na educação. Autor de quatro livros, entre os quais “Coaching para docentes – motivar para o sucesso” e “Ferramentas do Coaching Educativo”, publicados pela Porto Editora.

Cursos