- Apresentação do curso
Coaching educativo
-
duração
12 horas
-
n.º módulos
6 módulos
-
acreditação
Não
-
valor
59,00€
Novas formas de aprender
Hoje em dia, a missão dos professores e os resultados do seu trabalho apresentam elevado valor estratégico para a sociedade e para os próprios. Por isso, a aprendizagem de técnicas de desenvolvimento pessoal por parte de qualquer profissional da docência é essencial para o seu bom desempenho em sala de aula.
Em contexto educativo, é cada vez mais importante o domínio de uma série de competências pessoais e sociais que são parte da nossa inteligência emocional e ajudam a estabelecer e construir uma melhor relação com os alunos. O professor assumirá assim uma nova missão que passará por apoiar os alunos a compreenderem o momento em que estão (presente), para onde querem ir (meta/objetivo) e como fazer para lá chegarem (estratégias e planos de ação).
Disponibilidade imediata
O acesso a este curso é válido desde o momento da sua inscrição e durante 1 ano.
Após inscrição e pagamento, aceda ao curso através do botão "Entrar" e recorrendo aos dados definidos aquando do registo.
Objetivos
- Desenvolver, nos profissionais da docência, competências, atitudes e capacidades que lhes permitam obter um rendimento máximo do seu trabalho e revelar uma maior capacidade de liderança entre os alunos e outros profissionais.
- Dar a conhecer os conceitos básicos do Coaching Educativo.
- Dar a conhecer novos recursos didáticos para aplicar em sala de aula.
- Fomentar a criação de contextos de aprendizagem associativos e colaborativos com a utilização de metodologias ativas.
- Desenvolver a capacidade de gerir situações de conflito, dentro e fora da aula.
- Apresentar as ferramentas de Coaching Educativo.
- O que é o Coaching Educativo?
- Os 10 Mandamentos do Coaching Educativo
- Competências-Chave
- A evolução do Coaching Educativo
- Fontes do Coaching Educativo
- O Coaching e a Aprendizagem
- Missão do Docente na Sala de Aula
- O Processo de Coaching Educativo
- A aprendizagem segundo o Coaching Educativo
- Aprender a aprender
- O docente na sala de aula
- O Coaching na sala de aula
- O processo e as fases do Coaching Educativo
- Liderança na Educação
- Educação Positiva
- Ferramentas de Coaching Educativo: MAFO e Escrita
- Ferramentas de Coaching Educativo: Roda educativa, Linha do tempo e Mandala
- Avaliação final
Requisitos de Avaliação
Este curso não é acreditado pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC).
Para obter um certificado de participação do curso terá de realizar 75% das atividades nele propostas. Para tal, assegure-se que, após visualização, marca cada recurso como concluído através do botão disponível para o efeito e responde aos questionários no final de cada módulo.
O certificado de participação ficará disponível para consulta e download na sua área pessoal.
Modalidade
Os cursos de autoaprendizagem são totalmente assíncronos, sem tutoria, e permitem uma exploração autónoma e flexível, sem horários fixos e em qualquer lugar.
Cada curso é composto por uma sequência de recursos (vídeos e texto) e questionários organizados por módulos, onde é possível navegar sequencialmente ou através do menu inicial.
Educadora social e life coach.
Estudou Educação Social na Escola Superior de Educação do Porto e fez uma pós-graduação em Terapia Familiar e Intervenção Sistémica no Instituto Português de Psicologia.
Frequentou o Essence Process Foundation Course, com Menis Yousry, e cursos de Programação Neurolinguística e Coaching. É facilitadora de Family Communications, Positive Parenting e Meditação Infantil. Assistente Montessori (3-6 anos), pela AMI.
Psicólogo e coach, fundador de BOU CONSULTORES.
Consultor com mais de 15 anos de experiência. Relator e conferencista, tanto a nível nacional como internacional.
Publicou vários artigos relacionados com a psicologia, a resolução de conflitos, a inteligência emocional e o coaching na educação. Autor de quatro livros, entre os quais “Coaching para docentes – motivar para o sucesso” e “Ferramentas do Coaching Educativo”, publicados pela Porto Editora.
Em 2020, participou no ciclo de webinars Escola Virtual Ligar @ Educação com a intervenção Coaching educativo num contexto de mudança.
Opinião dos formandos