- Apresentação do curso
- Apresentação pessoal
Liderança educativa e gestão das relações em sala de aula (e-tutoria)
-
duração
25 horas
-
n.º módulos
6 módulos
-
acreditação
Não
-
valor
89,00€
Novas formas de aprender
Hoje em dia, a missão dos professores e os resultados do seu trabalho apresentam elevado valor estratégico para a sociedade e para os próprios. Por isso, a aprendizagem de técnicas de desenvolvimento pessoal por parte de qualquer profissional da docência é essencial para o seu bom desempenho em sala de aula.
Em contexto educativo, é cada vez mais importante o domínio de uma série de competências pessoais e sociais que são parte da nossa inteligência emocional e ajudam a estabelecer e construir uma melhor relação com os alunos. O professor assumirá assim uma nova missão que passará por apoiar os alunos a compreenderem o momento em que estão (presente), para onde querem ir (meta/objetivo) e como fazer para lá chegarem (estratégias e planos de ação).
Disponibilidade imediata
O acesso a este curso é válido desde o momento da sua inscrição e durante 1 ano.
Após inscrição e pagamento, aceda ao curso através do botão "Entrar" e recorrendo aos dados definidos aquando do registo.
Objetivos
- Dar a conhecer os conceitos básicos da liderança e capacitação do professor em sala de aula para a construção de uma relação positiva com os alunos e de práticas colaborativas.
- Dar a conhecer novos recursos didáticos para aplicar em sala de aula.
- Fomentar a criação de contextos de aprendizagem associativos e colaborativos com a utilização de metodologias ativas.
- Desenvolver a capacidade de gerir situações de conflito, dentro e fora da aula.
- Apresentar as ferramentas de liderança em sala de aula.
- Identificação e análise das necessidades dos docentes e avaliação das suas competências
- Autoavaliação e autodiagnóstico
- Diagnóstico dos estilos de comunicação e gestão de conflitos
- Aplicação do <i>coaching</i> para docentes® pelo professor como facilitador da aprendizagem e de práticas colaborativas
- Definição de objetivos e expectativas relativas aos processos e aos resultados
- A importância da flexibilidade e das metodologias ativas para o respeito pelo ritmo de desenvolvimento e de mudança de cada aluno em particular e a tomada de consciência da morosidade destes processos
- O processo de tomada de consciência para a mudança
- Definição de ferramentas adaptadas às necessidades de cada turma
- Liderança na educação
- Educação positiva
- Gestão emocional positiva das relações em sala de aula
- Avaliação final
Requisitos de avaliação
Para obter um certificado de participação do curso terá de realizar 75% das atividades nele propostas. Para tal, assegure-se que, após visualização, marca cada recurso como concluído através do botão disponível para o efeito. Deverá ainda estar presente nas sessões síncronas agendadas e responder aos questionários no final de cada módulo.
O certificado de participação ficará disponível para consulta e download na sua área pessoal.
Modalidade
A formação realizar-se-á em regime de e-learning, com sessões de trabalho assíncronas e síncronas (por videoconferência).
Em cada módulo, serão disponibilizados vídeos, documentação, links e bibliografia que permitirão aos formandos aprofundar o seu conhecimento sobre os temas, bem como questionários de verificação de conhecimentos.
Nas sessões síncronas e no fórum online será privilegiada a reflexão sobre a prática, numa ligação estreita com os contextos e as vivências profissionais dos formandos.
Cronograma
Consulte o vídeo tutorial e as instruções de acesso às sessões síncronas.
10-01-2025 a 17-02-2025
Formador: Lurdes Neves
Sessões síncronas
Sessão 1 13-01-2025 | 19:00-21:00Sessão 2 20-01-2025 | 19:00-21:00
Sessão 3 27-01-2025 | 19:00-21:00
31-01-2025 a 10-03-2025
Formador: Lurdes Neves
Sessões síncronas
Sessão 1 03-02-2025 | 19:00-21:00Sessão 2 10-02-2025 | 19:00-21:00
Sessão 3 17-02-2025 | 19:00-21:00
A participação num mínimo de dois terços do tempo previsto para as sessões síncronas é requisito essencial para a avaliação.
Educadora social e life coach.
Estudou Educação Social na Escola Superior de Educação do Porto e fez uma pós-graduação em Terapia Familiar e Intervenção Sistémica no Instituto Português de Psicologia.
Frequentou o Essence Process Foundation Course, com Menis Yousry, e cursos de Programação Neurolinguística e Coaching. É facilitadora de Family Communications, Positive Parenting e Meditação Infantil. Assistente Montessori (3-6 anos), pela AMI.
Psicólogo e coach, fundador de BOU CONSULTORES.
Consultor com mais de 15 anos de experiência. Relator e conferencista, tanto a nível nacional como internacional.
Publicou vários artigos relacionados com a psicologia, a resolução de conflitos, a inteligência emocional e o coaching na educação. Autor de quatro livros, entre os quais “Coaching para docentes – motivar para o sucesso” e “Ferramentas do Coaching Educativo”, publicados pela Porto Editora.
Em 2020, participou no ciclo de webinars Escola Virtual Ligar @ Educação com a intervenção Coaching educativo num contexto de mudança.
Docente do ensino superior. Consultora especializada de escolas públicas e privadas na implementação de projetos de Liderança Educativa e Coaching para Docentes. Marca registada do Coaching para Docentes®.
Coordenadora de Gabinete de Apoio ao Docente. Realizou o doutoramento em Psicologia, com especialização em Psicologia da Educação.
Áreas de especialização em Psicologia da Educação, Psicologia das Organizações, Orientação Vocacional e Coaching Organizacional e Psicológico.
Especialista em formação nas áreas de Liderança, Avaliação de Desempenho, Gestão de Trabalho em Equipa, Gestão de Conflitos, Formação Pedagógica Inicial e Contínua de Formadores, Diagnóstico, Conceção, Avaliação e Gestão da Formação, Motivação, Liderança de Equipas e Coaching com públicos diversificados do setor público como a CMP, IPO ou o Centro Hospitalar de Santo António.
Consultora especializada em Recursos Humanos, seleção e recrutamento para o desenvolvimento da liderança estratégica, implementação da Autonomia e Flexibilidade Curricular e diferenciação pedagógica em sala de aula.
Foi investigadora no Centro de Psicologia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Autora de escalas de perceção de liderança e motivação no trabalho adaptadas a Portugal; Diversas comunicações e publicações nacionais e internacionais na área da liderança, coaching, mudança organizacional, educação e formação profissional.
Avaliação e comentários