- Apresentação do curso
- Apresentação pessoal
Liderança educativa e gestão das relações em sala de aula (acreditado)
Coaching Educativo
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duração
25 horas
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n.º módulos
6 módulos
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acreditação
Acreditado
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valor
99,00€
Novas formas de aprender
Hoje em dia, a missão dos professores e os resultados do seu trabalho apresentam elevado valor estratégico para a sociedade e para os próprios. Por isso, a aprendizagem de técnicas de desenvolvimento pessoal por parte de qualquer profissional da docência é essencial para o seu bom desempenho em sala de aula.
Em contexto educativo, é cada vez mais importante o domínio de uma série de competências pessoais e sociais que são parte da nossa inteligência emocional e ajudam a estabelecer e construir uma melhor relação com os alunos. O professor assumirá assim uma nova missão que passará por apoiar os alunos a compreenderem o momento em que estão (presente), para onde querem ir (meta/objetivo) e como fazer para lá chegarem (estratégias e planos de ação).
Consulte a calendarização das ações no final desta página em CRONOGRAMA.
Próximas datas
Todas as ações deste curso encontram-se esgotadas. Caso se verifique abertura de novas ações, poderemos contactá-lo, bastando, para tal, que nos indique o seu endereço de e-mail.
- 23-01-2025
LEDUAC - Ação 38
ESGOTADA - 13-02-2025
LEDUAC - Ação 39
ESGOTADA
O número de vagas existente em cada ação está dependente do pagamento das inscrições realizadas. As que não forem pagas num período de 24 horas deixarão de ser válidas e darão origem a novas vagas. Mantenha-se atualizado, consultando esta página com regularidade.
Objetivos
- Dar a conhecer os conceitos básicos da liderança e capacitação do professor em sala de aula para a construção de uma relação positiva com os alunos e de práticas colaborativas.
- Dar a conhecer novos recursos didáticos para aplicar em sala de aula.
- Fomentar a criação de contextos de aprendizagem associativos e colaborativos com a utilização de metodologias ativas.
- Desenvolver a capacidade de gerir situações de conflito, dentro e fora da aula.
- Apresentar as ferramentas de liderança em sala de aula.
- Identificação e análise das necessidades dos docentes e avaliação das suas competências
- Autoavaliação e autodiagnóstico
- Diagnóstico dos estilos de comunicação e gestão de conflitos
- Aplicação do coaching para docentes® pelo professor como facilitador da aprendizagem e de práticas colaborativas
- Definição de objetivos e expectativas relativas aos processos e aos resultados
- A importância da flexibilidade e das metodologias ativas para o respeito pelo ritmo de desenvolvimento e de mudança de cada aluno em particular e a tomada de consciência da morosidade destes processos
- O processo de tomada de consciência para a mudança
- Definição de ferramentas adaptadas às necessidades de cada turma
- Liderança na educação
- Educação positiva
- Gestão emocional positiva das relações em sala de aula
- Avaliação final
Requisitos de Avaliação
A avaliação decorrerá em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, bem como pela Carta Circular CCPFC-3-2007. Tem como requisito essencial a participação num mínimo de dois terços do tempo previsto para as sessões síncronas.
A avaliação centrar-se-á na participação, no trabalho e na evolução dos/as formandos/as. Serão consideradas a participação no fórum, nas sessões assíncronas e síncronas, e a execução das tarefas propostas, incluindo questionários de avaliação e relatório crítico. Será também avaliada a qualidade e a pertinência da participação dos formandos em fóruns sobre os diversos temas.
Os formandos deverão ainda apresentar um relatório final elaborado com base nas instruções do formador.
Modalidade
A formação realizar-se-á em regime de e-learning, com sessões de trabalho síncronas (por videoconferência) e assíncronas.
Em cada módulo, serão disponibilizados vídeos, documentação, links e bibliografia que permitirão aos formandos aprofundar o seu conhecimento sobre os temas.
As propostas de atividade de cada sessão promoverão o desenvolvimento de trabalho individual e/ou em grupo, nomeadamente através de exercícios interativos e sugestões de reflexão, a desenvolver no fórum, sobre as temáticas em causa. Será privilegiada a aplicação e a reflexão sobre a prática, numa ligação estreita com os contextos e as vivências profissionais dos formandos. As sessões incluirão, ainda, momentos e espaços de partilha de experiências e de discussão, através de fóruns online. O formador terá um papel facilitador, promovendo a reflexão sobre os temas e colocando questões de ordem teórica e prática a trabalhar em cada sessão. O acompanhamento, esclarecimento de dúvidas e apoio às atividades de aprendizagem far-se-á através de fóruns de discussão e correio eletrónico.
Acreditação
Esta ação de formação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, em parceria com a Escola Superior de Educação (IPP), com 25 horas para efeitos de progressão na carreira docente.
Releva para efeitos da aplicação do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores para Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário.
Cronograma
As ações calendarizadas realizar-se-ão mediante um número mínimo de formandos inscritos.
Consulte o vídeo tutorial e as instruções de acesso às sessões síncronas.
23-01-2025 a 05-03-2025
Formador: Lurdes Neves
Sessões síncronas
Sessão 1 30-01-2025 | 19:00-21:00Questões introdutórias e enquadramento da liderança educativa e gestão das relações em sala de aula
Sessão 2 06-02-2025 | 19:00-20:30
Que mudanças se podem desenvolver para uma relação positiva com os alunos?
Sessão 3 13-02-2025 | 19:00-21:00
Como se desenvolvem as ferramentas para aplicação em sala de aula?
13-02-2025 a 31-03-2025
Formador: Lurdes Neves
Sessões síncronas
Sessão 1 20-02-2025 | 19:00-21:00Questões introdutórias e enquadramento da liderança educativa e gestão das relações em sala de aula
Sessão 2 27-02-2025 | 19:00-20:30
Que mudanças se podem desenvolver para uma relação positiva com os alunos?
Sessão 3 06-03-2025 | 19:00-21:00
Como se desenvolvem as ferramentas para aplicação em sala de aula?
A participação num mínimo de dois terços do tempo previsto para as sessões síncronas é requisito essencial para a avaliação.
Educadora social e life coach.
Estudou Educação Social na Escola Superior de Educação do Porto e fez uma pós-graduação em Terapia Familiar e Intervenção Sistémica no Instituto Português de Psicologia.
Frequentou o Essence Process Foundation Course, com Menis Yousry, e cursos de Programação Neurolinguística e Coaching. É facilitadora de Family Communications, Positive Parenting e Meditação Infantil. Assistente Montessori (3-6 anos), pela AMI.
Psicólogo e coach, fundador de BOU CONSULTORES.
Consultor com mais de 15 anos de experiência. Relator e conferencista, tanto a nível nacional como internacional.
Publicou vários artigos relacionados com a psicologia, a resolução de conflitos, a inteligência emocional e o coaching na educação. Autor de quatro livros, entre os quais “Coaching para docentes – motivar para o sucesso” e “Ferramentas do Coaching Educativo”, publicados pela Porto Editora.
Em 2020, participou no ciclo de webinars Escola Virtual Ligar @ Educação com a intervenção Coaching educativo num contexto de mudança.
Docente do ensino superior. Consultora especializada de escolas públicas e privadas na implementação de projetos de Liderança Educativa e Coaching para Docentes. Marca registada do Coaching para Docentes®.
Coordenadora de Gabinete de Apoio ao Docente. Realizou o doutoramento em Psicologia, com especialização em Psicologia da Educação.
Áreas de especialização em Psicologia da Educação, Psicologia das Organizações, Orientação Vocacional e Coaching Organizacional e Psicológico.
Especialista em formação nas áreas de Liderança, Avaliação de Desempenho, Gestão de Trabalho em Equipa, Gestão de Conflitos, Formação Pedagógica Inicial e Contínua de Formadores, Diagnóstico, Conceção, Avaliação e Gestão da Formação, Motivação, Liderança de Equipas e Coaching com públicos diversificados do setor público como a CMP, IPO ou o Centro Hospitalar de Santo António.
Consultora especializada em Recursos Humanos, seleção e recrutamento para o desenvolvimento da liderança estratégica, implementação da Autonomia e Flexibilidade Curricular e diferenciação pedagógica em sala de aula.
Foi investigadora no Centro de Psicologia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Autora de escalas de perceção de liderança e motivação no trabalho adaptadas a Portugal; Diversas comunicações e publicações nacionais e internacionais na área da liderança, coaching, mudança organizacional, educação e formação profissional.
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