Educação positiva e neurociência

  • duração

    14 horas

  • n.º módulos

    6 módulos

  • acreditação

    Não

  • valor
    59,00€ i

Tendências da educação

Há uns anos, em educação, era pouco provável ouvir falar de outras competências que não as académicas. Hoje começa-se a falar em valores e emoções, em novas metodologias destinadas a melhorar a capacidade de pensamento do aluno e a sua interação social.

Esta nova forma de pensar baseia-se nos estudos sobre a Psicologia Positiva de Martin Seligman que considera que tal como aprendemos matemática, físico-química, literatura ou desenho, deveríamos aprender a tomar consciência do que sentimos, a gerir as nossas emoções e as dos outros e a relacionarmo-nos melhor com os que nos rodeiam.

 
 

Disponibilidade imediata

O acesso a este curso é válido desde o momento da sua inscrição e durante 1 ano.
Após inscrição e pagamento, aceda ao curso através do botão "Entrar" e recorrendo aos dados definidos aquando do registo.

Objetivos

  • Fornecer formação em Psicologia Positiva.
  • Tirar partido da Neurociência, aplicando-a à Educação.
  • Apresentar ferramentas de trabalho da Educação Positiva para utilização em aula.
  • Estabelecer alterações metodológicas que permitam contextos de aprendizagem mais colaborativos.

Programa

Módulo 1Apresentação
  • Apresentação do Curso
Módulo 2Psicologia e Educação Positivas
  • O que é a Psicologia Positiva?
  • O que é a Educação Positiva?
  • Ferramentas da Educação Positiva
  • Estudo de caso: Ferramentas da Educação Positiva
Módulo 3Gestão de emoções e conflitos
  • Gestão de emoções
  • Inteligência emocional
  • Gestão de conflitos
  • Estudo de caso: Gestão de emoções e conflitos
Módulo 4As emoções e a aprendizagem
  • As emoções e a aprendizagem
  • Estudo de caso: As emoções e a aprendizagem
Módulo 5Neurociência
  • O funcionamento do cérebro e a introdução à neurociência
  • Estudo de caso: neurociência
Módulo 6Módulo Final
  • Avaliação Final

Destinatários

Educadores de infância, professores e todos aqueles que pretendam adquirir conhecimentos na área.

Requisitos de Avaliação

Este curso não é acreditado pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC).

Para obter um certificado de participação do curso terá de realizar 75% das atividades nele propostas. Para tal, assegure-se que, após visualização, marca cada recurso como concluído através do botão disponível para o efeito e responde aos questionários no final de cada módulo.

O certificado de participação manter-se-á disponível para consulta e download durante o período de 2 anos, após inscrição no curso.

Modalidade

Os cursos de autoaprendizagem são totalmente assíncronos, sem tutoria, e permitem uma exploração autónoma e flexível, sem horários fixos e em qualquer lugar.

Cada curso é composto por uma sequência de recursos (vídeos e texto) e questionários organizados por módulos, onde é possível navegar sequencialmente ou através do menu inicial.

 
 

Autores e Formadores

Daniela Laranjeira
Autor
Daniela Laranjeira

Educadora social e life coach.
Estudou Educação Social na Escola Superior de Educação do Porto e fez uma pós-graduação em Terapia Familiar e Intervenção Sistémica no Instituto Português de Psicologia.
Frequentou o Essence Process Foundation Course, com Menis Yousry, e cursos de Programação Neurolinguística e Coaching. É facilitadora de Family Communications, Positive Parenting e Meditação Infantil. Assistente Montessori (3-6 anos), pela AMI.

Cursos
Juan Fernando Bou Pérez
Autor
Juan Fernando Bou Pérez

Psicólogo e coach, fundador de BOU CONSULTORES.
Consultor com mais de 15 anos de experiência. Relator e conferencista, tanto a nível nacional como internacional.
Publicou vários artigos relacionados com a psicologia, a resolução de conflitos, a inteligência emocional e o coaching na educação. Autor de quatro livros, entre os quais “Coaching para docentes – motivar para o sucesso” e “Ferramentas do Coaching Educativo”, publicados pela Porto Editora.
Em 2020, participou no ciclo de webinars Escola Virtual Ligar @ Educação com a intervenção Coaching educativo num contexto de mudança.

Cursos

Opinião dos formandos

Gostei bastante
Cristina Araújo ● 30-06-2022
Gostei bastante do curso, porque permitiu refletir sobre o meu comportamento como educador. As emoções ligadas à aprendizagem e educação são um campo ainda em desenvolvimento e compreender como funciona o nosso cérebro em situação de conflito, ajuda muito.
Experiência interessante e enriquecedora
Beatriz Alves ● 12-04-2022
Foi uma experiência muito interessante e enriquecedora que permitiu verdadeiras aprendizagens!
Adorei a qualidade dos conteúdos
Sara Santos ● 24-03-2022
Educação consciente
Maria Barata ● 20-07-2021
Esta formação disponibiliza conhecimentos e ferramentas para que a nossa Educação se torne consciente, positiva, empática e se transforme numa escada de descobertas e de sucesso (pessoal, mental, espiritual e profissional) da criança e do Educador.
Extremamente pertinente
Cláudia Saraiva ● 22-05-2021
O curso foi extremamente pertinente para a minha praxis e, com ele, aprendi que, muito do que aqui é descrito, eu já consigo implementar com as minhas crianças. Assim, o mesmo permitiu-me tomar maior consciência do caminho a seguir e compreender/aceitar/respeitar a individualidade de cada uma dos meus alunos.
Muito boa.
Vera Pimenta ● 05-04-2021
Muito bom
Ana Reis ● 22-03-2021
Estão de parabéns!
Elia Coelho ● 01-03-2021
Adorei a formação!
Paula Almeida ● 23-11-2020
Curso muito interessante, bem estruturado, bem apresentado. Muito pertinente e útil para a vertente profissional e pessoal. Gostaria de aprofundar o conhecimento. Parabéns e obrigada
Informação sobre o curso
Zélia Marques ● 02-06-2020
Curso muito interessante, mas nesta fase final do ano não consigo frequentar. Gostava de frequentar no próximo ano letivo.